Gostaria de saber se estou sendo egoista com meu namorado

Feita por >Ju · 2 set 2023 Abordagem psicológica

Nos conhecemos a mais ou menos 1 ano, mas temos apenas 6 meses de namoro, no início ele insistia muito pra nós conhecer mas eu estava com um pouco de medo de me machucar devido a relacionamento anterior, até que nos conhecemos pessoalmente nós gostamos e iniciamos um namoro, eu tenho depressao e tive muitos episódios depressivos no inicio e por conta disso me isolava muito, as vezes tinha crises de inseguranças e ele sempre esteve comigo.. depois de um tempo eu mexi no cel dele escondido e encontrei no histórico pesquisas pesquisas pornograficas é isso me fez muito mal, me comparei muito, fiquei bem mal debaixo estima mas perdoei e resolvi prosseguir com o relacionamento, com o tempo ele começou a se envolver com apostas, perdia muito dinheiro, e já chegou a apostar o dinheiro dos funcionários dele no qual ele perdeu tudo, eu conversei com ele sobre isso e ele me garantiu parar e etc . Tivemos muitas brigas e muitas cobranças da parte dos dois.
Um dia ele me pediu pra ver meu cel e eu dei e ele viu uma conversa minha com um rapaz no qual eu comprava cremes pras mãos e pro corpo, imediatamente ele brigou muito cmg pois achou um absurdo eu comprar hidratante corporal com um homem achou uma grande falta de respeito e eu sinceramente não achei .
Outro dia precisei abrir o trabalho mais cedo para poder adiantar umas coisas , e ele brigou muito comigo gritou comigo me dizendo que eu abri mais cedo pois estava tendo um caso com alguém do trabalho .
Ele morava no quintal da mãe dele e ele queria sair de lá eu disse a ele que o ajudava a pagar o aluguel porém ele simplesmente fechou uma casa com o dono não me informou nada e acabou que teve que pagar o aluguel sozinho no primeiro mês e jogou na minha cara dizendo que eu não cumpria com a minha palavra …
Devido a muitas coisas que eu presenciei como pesquisas de mulheres nas redes sociais , curtidas e etc , eu me tornei uma pessoa muito ciumenta , e depois de muita briga ele terminou comigo e me garantiu que não teria volta nunca mais, me encontrei perdida pois estava dependente emocional dele, resolvi usar o término para me levantar e viver minha vida entrei na faculdade de psicologia que sempre foi meu sonho e depois de uma semana ele veio atrás de mim e me pediu pra voltar e eu o aceitei de volta, e desde que voltamos ele tá fazendo da minha vida um inferno pois quer que eu saia da faculdade, fala que eu preciso ajudar ele financeiramente pois se vamos casar eu preciso ajudar ele, ele fala que precisa de mim nesse momento em casa com ele que ele precisa da minha presenca e etc …. Ameaça contar aos meus pais segredos que eu contei a ele no início do nosso namoro como por exemplo eu tomei remédio pra morrer, e contar que sofri agressão física do meu ex e etc .. e eu nunca contei aos meus pais o que eu tenho vergonha e não tô preparada pra falar isso a eles mas ele disse que vai fazer isso ….
Eu tô perdida não sei o que fazer, amo ele, mas to me sentindo mal por não ajudar ele financeiramente, por não tá conseguindo ser alguém que ele precisa … tô me sentindo culpada por estar na faculdade enquanto ele não está com condições pra pagar aluguel comprar alimentos, ele tem me feito me sentir muito culpada por estar tendo condição de fazer faculdade …
Ele é uma pessoa esforçado que quer vencer na vida, é disciplinado mas infelizmente ele acredita em qualquer influenciador de internet, ele não teve muitas condições na vida ele é simples eu amo ele mas ele também não sabe administrar muito bem o dinheiro dele, ele é novo e tem muita responsabilidade pra alguém tão novo, eu gostaria que ele tivesse tido mais chances na vida como eu tive, queria que ele tivesse uma família mais estruturada como eu tenho mas ele não tem

A melhor resposta 5 SET 2023

Olá,
Neste momento você precisa olhar para você para perceber o que está te fazendo e o que não está fazendo bem neste relacionamento. Pelo seu relato ele a faz se sentir culpada por não o ajudá-lo, mas pelo que compreendi, ele que precisa se ajudar para dar conta do contexto dele. Você é uma pessoa focada e administra bem suas finanças. Sugiro que busque ajuda de um profissão pra entender o que te prende a ele. É amor? Ou a sua depressão não está deixando você ver o quanto este relacionamento a está prejudicando. Busque ajuda de um profissional para ajudá-la, fico a disposição

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

4 SET 2023

Olá, Ju!

Nossa, muito triste isso que você está passando. Muitas vezes quando estamos em um relacionamento amoroso não conseguimos enxergar o que quem está de fora consegue. Minha sensação ao ler seu relato é que se encontra em um relacionamento totalmente abusivo e não acho que você mereça permanecer em uma relação assim (nem você e nem ninguém. rs).
Não desista dos seus sonhos e não se sinta culpada por você ter uma estrutura familiar, e condições que ele não tem. Você não é a mãe dele e não precisa se sacrificar dessa forma, a ponto de largar sua faculdade para ajudar a pagar o aluguel dele.
Meu conselho é que busque muito um acompanhamento psicológico e que ele também busque, pois os dois precisam. Você em terapia precisará se fortalecer emocionalmente, resgatar sua autoestima (seu amor por você), aprender a sair da dependência emocional e a se posicionar melhor em relação as chantagens e abusos psicológicos que teu namorado faz contigo. Ele precisa tomar consciência em terapia que está sendo tóxico na relação, que tem problemas com vícios e ser mais disciplinado com os gastos financeiros dele.
Se precisar te ajuda estou por aqui ;-)

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

3 SET 2023

Ju
Não! Voce não o ama. Voce está apenas dependente emocional dele e neste estado, é dependência e não amor!
Portanto, tira o foco do amor, porque não é. E se deixar se levar por isso, vai sofrer porque ele está abusando de ti, está fazendo pressão que deixe de estudar, de fazer um dos teus sonhos, Psicologia.
Fez mal em aceitar ele de volta, sem antes fazer Psicoterapia...
Sim, voce precisa fazer psicoterapia para se curar dos conflitos, da dependência, das carências, traumas que te fazem estar em depressão. Em nada vai ajudar ele se voce ceder aos caprichos dele.
Ele também precisa fazer Psicoterapia para se resolver em muitos aspectos, ter disciplina e sanear seu emocional.
Voce precisa ficar isolada dele para fazer o que voce quer. Não deve aceitar estar junto dele agora; ele tem dominancia sobre voce e não vai permitir voce fazer o que deve fazer.
Faça Psicoterapia para ser auxiliada.
Caso contrário, não vai conseguir superar os desafios.
Abraços

5817 respostas

3 SET 2023

Olá Ju! Obrigado por escrever. Muitos equívocos! Você tem razão, está sendo egoísta por seu namorado. O problema é que não está se respeitando. Seu grande namorado precisa ser você mesma. Pelo relatado, tanto você quanto ele, estão muito imaturos para namorar com outra pessoa. Nesse momento vocês precisam muito, mais muito mais mesmo, é de aprofundar entendimento da natureza humana, da cultura complexa. A prioridade da atualidade precisa ser estudos sérios, trabalho comprometido, turmas de colegas éticos e saudáveis, grupos de estudos esportes coletivos de contato, teatro, arte, serviços comunitários, cultura, dentre outros. Ainda estão distantes da maturidade para namorar com outra pessoa sem desorganizar a autonomia.
Vamos amadurecer!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.