Como saber se estou sendo egoísta?

Feita por >Jeniffer · 12 set 2020 Desenvolvimento pessoal

Nos últimos meses, principalmente depois que voltei a morar com minha mãe, tenho me sentido extremamente triste com tudo. Uma série de coisas aconteceram (além da situação atual do mundo) que continuam na minha cabeça, desde eu perceber que estava sentindo algo pela minha melhor amiga (e não ser correspondida, mas também não conseguir o sentimento) até perder o meu emprego. Nunca tive uma boa vivencia com minha mãe, esse era o principal motivo de eu morar sozinha, mas fico triste em pensar que não estou valorizando ela ou que deveria apenas desculpar por tudo que já aconteceu. O problema é que me sinto extremamente egoísta em estar sendo triste, eu entendo que existem pessoas passando por coisas piores e que perder o emprego não é o fim do mundo, mas parece que tudo influencia para eu me afundar cada vez mais e mais de um jeito que chega a ser torturante.
Passei um bom tempo da minha vida escutando que era inútil ou sinônimos piores e agora parece que tudo voltou pra mostrar que isso é sim verdade, que as pessoas nunca vão gostar de mim pelo que sou e que fui fardada a ser um peso para minha mãe.
Queria saber se estou sendo egoísta, precipitada ou qualquer coisa assim... É ruim ficar com tudo isso na cabeça, mas também não sei como tirar ou o que preciso fazer para melhorar.

Aproveitar a mensagem para agradecer pelo trabalho, antes de tomar coragem pra mandar passei um bom tempo olhando o site e ele é incrível, obrigada por tirar um tempinho para ajudar!

A melhor resposta 13 SET 2020

Olá Jeniffer.
Grata por sua pergunta.
Normal você ficar triste por voltar morar com a sua mãe depois de ter conquistado a sua liberdade financeira, mas pense que está passando por uma fase e que sairá dela. Tenha um firme propósito. Faça planos à curto, médio e longo prazos, de 3 meses, 2 anos e 5 anos respectivamente. Trace metas diárias possíveis de cumprir. Comemore as pequenas conquistas das metas diárias. Perdoe-se. Seja a sua melhor amiga. Cuide-se, física, mental e espiritualmente. Dedique o seu amor à você mesma em primeiro lugar, aceite-se como você é, evite as reclamações, aceite os acontecimentos da sua vida, do mundo e da natureza e tire proveito deles adquirindo experiências, estudando, fazendo cursos nas áreas de seu interesse e gerem renda. Deixe o orgulho de lado e num primeiro momento faça o que gerar renda e não necessariamente o que almeja como objetivo à longo prazo para a sua vida. Procure não julgar os outros, mas afaste-se de pessoas que roubam a sua energia e te causam sofrimento. Procure agradecer todos os dias por coisas boas que já tem como o ar, o vento fresco, o alimento, a casa, a cama limpa, o banho. Agradeça também as pessoas que lhe proporcionam algo de bom no seu dia, quem fez a comida, o carteiro, quem lhe proporcionou a comunicação por meios eletrônicos, autores de livros que lhe ajudaram. Admire algo de belo todo dia, as flores, uma obra de arte, um artesanato. Faça caminhadas todos os dias, comece com 15 minutos e vá aumentando o tempo. Faça yoga, ou outra atividade que lhe proporcione o bem estar físico. Procure fazer exames médicos periódicos de rotina para confirmar a sua boa condição física. Viva no aqui e agora. Perdoe a sua mãe pelo que ela falou ou fez. Use essa experiência apenas para ser uma pessoa melhor. Evite se fixar num futuro de incertezas. Se fixe nas suas metas diárias e cumpra-as. Se necessário mude os seus objetivos. Mas não pare, siga na busca da sua felicidade. Dê um passo de cada vez e se sentirá mais confortável e mais encorajada. Procure ajuda profissional se mesmo com as orientações perceber que precisa de ajuda.
Agradeço a sua avaliação e reconhecimento do nosso trabalho. Esse é o nosso objetivo levar às pessoas a sentirem-se mais encorajadas na busca de uma melhor qualidade de vida.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

15 SET 2020

Olá Jeniffer.
As mães muitas vezes não são capazes de dizer o quanto amam seus filhos, outras pensam que dizer coisas negativas podem ajudar seus filhos a serem melhores, e muitas delas também não sabem que o elogio é que faz seus filhos terem uma melhor auto estima e ficar bem inclusive profissionalmente e nos relacionamento pessoais. Por outro lado, se a vida dela é difícil, talvez não consiga ver as coisas de forma positiva, mas você pode começar a buscar o melhor de tudo que te acontece e passar a perceber sua vida mais pelo lado positivo do que pelo negativo, não é fácil, mas é possível, com atendimento psicológico fica ainda mais possível principalmente se esta for sua vontade.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo