Estou sendo egoísta ou outra coisa?

Feita por >Larissa · 15 dez 2022 Abordagem psicológica

Bom, sou casada há alguns meses e mesmo depois de eu ter me mudado pra um pouco distante da minha sogra, ela ainda fica enchendo o saco. São situações que eu não sei se estou sendo chata e egoísta ou o problema seja ela. Vou pontuar aqui.

Ligações:

•Ela fica ligando o tempo todo pra mim pra saber se meu marido já chegou do trabalho. Sendo que ele só chega à noite.

Obs.: Um dia ela ligou e como ele não havia chegado, ficou ligando sem parar até ele atender e mandou ele ir pra casa porque ela queria ir dormir e detalhe, não moramos com ela.

• Ela fica ligando pra mim o tempo todo sem parar e não fala nada de útil ou enriquecedor. Ela só fala da filha dela, dos problemas da filha dela, do namorado da filha dela e coisas ruins.
Eu não costumo assistir jornal porque fala muita coisa ruim, prefiro assistir os jornais mais leves dos canais de educação, mas ela sempre vem com os assuntos pesados, tipo: " hoje mataram um motorista de aplicativo lá nao sei aonde, vou falar com o Bruno pra ficar alerta. Meu marido é motorista por aplicativo.

Eu entendo que ela é mãe e quer que ele se cuide e tals, mas ela exagera muito, a ponto de deixar todos desconfortáveis.

Conversas

Antigamente era muito bom conversar com ela, mas hoje em dia se tornou praticamente impossível. Ela só sabe falar de problemas, de coisas ruins e, principalmente, da filha dela. Ela só fica o tempo todo:
"A chefe de Raissa fica perseguindo ela, não sei mais o que fazer.

" O namorado de Raissa é muito ciumento, já falei com ele mas ele não para."

" O namorado de Raissa fez uma tatuagem, olha aqui a foto, eu achei horrível, já falei pra ele não fazer tatuagem. "

" O namorado de Raissa usa crucifixo, já disse que é coisa do diabo."

Enfim, não estou mais aguentando ouvir essas coisas, a vida é deles, o relacionamento é deles e eu não tenho nada haver com isso. E tipo, não é que ela falou uma vez e pronto, ela fala essas coisas literalmente todos os dias o tempo inteiro. Já nem atento mais todas as ligações dela.  Quando tento conversar sobre um assunto diferente é horrível porque ela literalmente não escuta, me corta o tempo todo, me atropela nas falas e não tem mais como conversar. Tudo ela fala de problemas ou  fala dos problemas da filha.

A situação com ela só piora, porque as vezes ela parece não entender que meu marido casou e tem os próprios desafios dele. Ela quer que meu marido pague as contas dela (as vezes diz que vai dá o dinheiro, mas não dá), quer que ele vá sacar dinheiro pra ela sempre, sendo que a filha dela trabalha em shopping pode fazer tudo isso facilmente. Quando meu marido diz não a ela, ela fica dizendo que meu marido tá mudado depois que casou, que tá excluindo ela e a irmã;
Só que meu marido faz de tudo por elas, mas ele põe limite (agora).

Enfim, gente, não sei mais o que fazer nessas situações. Espero que tenha dado pra entender e me aconselhar.

A melhor resposta 18 DEZ 2022

Oi Larissa!
Problema é que teu marido ainda não tenha cortado o cordão umbilical psicológico com ela.
Teu marido apenas veio por meio dela, mas não é dela. Esta relação precisa ser cortada dos 17 anos em diante.
A mãe dele (tua sogra) precisa de novo marido... enquanto isso, fica usando os filhos, absorvendo a energia deles.
Quanto a voce, precisa cortar, não atender mais as ligações dela. Se ela reclamar diga que estava ocupada, não pode atender.
E deixe que ligue ou exclua ela... não é obrigada a receber ligações de quem fica incomodando.
Abraços

5817 respostas

16 DEZ 2022

Eventualmente todos nós necessitamos impor limites e sermos assertivos com as pessoas sobre possíveis comportamentos e atitudes tóxicas que elas possam vir a ter para conosco, e isso não tem nada a ver com ser egoísta.
Espero ter ajudado.
Me siga nas redes sociais
Tiktok psicologo Luiz Henrique
Instagram psico_luiz

Luiz Henrique Lopes da Cruz Psicólogo em Taguatinga

4 respostas

16 DEZ 2022

Olá Larissa! Obrigado por escrever. Parabéns por assistir canais educativos! Em casamento de meses, é preciso ter cautela para encaminhar as coisas da melhor forma possível. Quando a mãe de seu marido fala que crucifixo é coisa do demônio, ela demonstra submissão a raciocínios radicais sem bases realistas. Isso implica que ela está direcionada por ideologias alienantes. Provavelmente, você e seu marido, com diálogo, estratégia, passagem de segurança para ela, melhoraram as coisas. A melhor e a pior mãe do mundo é a nossa, a melhor e a pior sogra do mundo é a nossa: só temos uma de cada, humana, com qualidades e defeitos, com coerências e incoerências. Vocês terão sabedoria e sensibilidade para acalmá-la.
Outras posições mais específicas serão possíveis com estudos e análises mais específicas. Para isso, estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.