Eu constantemente tento pensar que sou outra coisa, que sou outra

Feita por >Daniela · 5 dez 2019 Desenvolvimento pessoal

Olá, me chamo Daniela, vim desabafar com vocês um provável peculiar problema que estou enfrentando.
Quando eu tinha 13 e 14 anos, eu sentia uma necessidade de pensar que eu era uma coisa sendo que na verdade eu era outra. Como assim, Daniela?
Eu pensava que era uma pessoa super tímida, que tinha até fobia social! (Autodiagnóstico)
Mas, em um dia, eu percebi que não era assim; Uma pessoa veio falar comigo, e eu apenas senti uma pequena ansiedade. Eu ficava me imaginando como uma pessoa muito medrosa em relação aos contatos sociais, mas fiquei desapontada comigo mesmo naquela dia! Ao mesmo tempo que eu ficava frustrada, eu também fiquei confusa. Por que eu QUERIA FORÇAR UM TIMIDEZ? Não conseguia entender. No mesmo dia, depois daquela acontecimento, eu fiquei confusa em várias de reações de como eu me comportava. Eu tenho tendências ao otimismo e positivismo, mas FORÇO UMA INSEGURANÇA em mim!!! Sempre tento chorar por qualquer problema! Eu, mesmo sendo introvertida, ainda acho que posso ser uma pesssoa super extrovertida! Penso que posso ser muito simpática, autossuficiente e autoconfiante. O que me bloqueia são esses sentimentos, que eu não consigo entender muito bem, além de que eu não consigo entender o porquê eu fiquei assim. Isso pode parecer um problema pequeno, mas isso me tortura! Eu fico muito confusa nesses momentos, porque eu não sei oque fazer!

A melhor resposta 9 DEZ 2019

Pergunta para sua reflexão: O que tem de pior se você for você mesma? O que de errado pode acontecer se você for autêntica? Talvez está ai a resposta para essa confusão de identidade.

Camila Lopes Psicóloga Psicólogo em Jundiaí

14 respostas

6 DEZ 2019

Oi Daniela...
Tu está assustada com o que está acontecendo.
Devia, era se orgulhar!
A Daniela medrosa, insegura, tímida é uma construção falsa... provavelmente o meio (familia) queria que fosse, ou te influenciaram esta postura.
A Daniela, espontânea, extrovertida, vibrante é a tua verdadeira personalidade que a vida projetou pata ti. Então, seja espontânea, deixe que a vida se expresse, manifeste tua positividade, teu otimismo, tua autoconfiança. Não se assuste e quando sentir ansiedade, respira fundo, aceite esta adrenalina, acalme teu coração e manifeste o que quer manifestar.
Não force insegurança não. Seja espontânea, seja verdadeira contigo mesma, manifeste o que está sentido, fale a tua versão das coisas... é teu ponto de vista. Os outros podem não concordar, mas é teu ponto de vista.

5817 respostas

6 DEZ 2019

Olá! Você diz que "pensava que era uma pessoa super tímida, que tinha até fobia social!". Até que "em um dia, eu percebi que não era assim", que na verdade "ficava me imaginando como uma pessoa muito medrosa em relação aos contatos sociais" o que te levou a ficar "desapontada comigo mesmo". Ou seja, fingia ser tímida, mas no fundo sempre guardou em si alguém com outro tipo de atitude. Perceber que forçava timidez te deixou frustrada e confusa. Até esta parte do trecho, segue um raciocínio, como se seu próprio self falasse sobre si.

A partir daqui, quando você diz: "Eu, mesmo sendo introvertida ainda acho que posso ser uma pesssoa super extrovertida! Penso que posso ser muito simpática, autossuficiente e autoconfiante" faz parecer que aquela pessoa que finge ser outro alguém emerge para assumir o discurso.

Consigo imaginar a verdadeira luta que se tava dentro do seu ser. Oriento que busque ajuda profissional para evitar que essa guerra interna seja menos prejudicial à sua saúde mental e paraque você possa se ajustar melhor a seus próprios processos psicológicos. Estamos à disposição e, de antemão, pontuo que minha impressão acima revelada foi superficial, com base apenas em seu breve relato. É importante que se verifique em terapia o que condiz com sua realidade. Boa sorte!

Ozanan M. Sobrinho Psicólogo em Teresina

18 respostas

6 DEZ 2019

Olá Daniela!. Grato por participar. Quando pensamos melhor, com treze ou quatorze anos, estamos na passagem pela puberdade, uma revolução de hormônios, grandes e rápidas transformações corporais. Ainda predomina a ideia da criança, sobre a ideia da entidade de troca afetiva e sexual. Com isso as pessoas olham e veem estímulos e percepções em nosso corpo, que nós ainda não estamos acostumados. Certamente, algo dessa natureza te aconteceu. Na tentativa de lidar com essa situação, ainda não consolidada, você construiu esse jeito de lidar. É muito difícil imaginar a pureza da timidez ou a pureza da extroversão. Geralmente acontece um pouco de um e um pouco de outro, variando a dosagem, conforme a situação e as circunstâncias internas. Diante disso, será importante você reorganizar sua identidade. Um psicólogo será muito importante para te ajudar nessa marcação dos delimitadores. Coloco-me à disposição para maiores aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.