Dupla personalidade, bipolar ou outra coisa?

Feita por >Alice · 23 abr 2019 Transtornos personalidade

Desde pequena eu tenho "amigos imaginários" eu lembro que eu sempre falava sobre esses amigos abertamente tanto pra família quanto pra coleguinhas, só que eu fui crescendo e um desses amigos imaginários não foi embora. Na minha adolescência eu não sei se eu gostava de imitar meu amigo imaginário ou se era algo que acontecia naturalmente e eu de repente me tornava ele, pq acontecia de eu me sentir mais ele do que eu, não que eu tivesse noção no exato momento, mas depois de um tempo eu me tocava que eu não tava sendo eu... É estranho.

Então outro amigo imaginário apareceu e comecei a ter problemas com minha família pq essa é um pouco mais dificil de lidar, minha mãe até começou a me chamar de bipolar falando que eu trocava de personalidade de repente ou que um dia eu acordo de um jeito é noutro dia de outro.

Na hora eu não pensei muito sobre isso, se sou bipolar mesmo ou não, mas recentemente eu sinto como se meus amigos tivessem sumido e tô me sentindo sozinha e mal por isso, então aproveitei esse tempinho sozinha pra procurar saber sobre o que tá acontecendo...

A melhor resposta 20 MAI 2019

Ja buscou ajuda de um profissional para te ajuda a entender seus problemas e angustias

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

24 ABR 2019

OLá Alice, tudo bem?
a percepção de amigos imaginários é comum na infância e pode se perpetuar por mais tempo. Essa percepção não se confunde com bipolaridade ou com dupla personalidade, mesmo que você tenha percepção de mais de um amigo imaginário. Pelo que entendi, você não se confunde com eles, não muda sua identidade, eles são personalidades separadas de você, então não se configura dupla personalidade.
A bipolaridade é outra coisa, é quando a pessoa tem momentos de depressão alternados com momentos de mania (compulsões, comportamentos impulsivos, exagerados, de grandiosidade, e outros). Também pelo seu relato não é o seu caso.

Não acredite em ideias de que você tem esses problemas, pois assim você pode começar a ter crenças de menos valia e desvalorização de si mesma.

Se sua mãe concordar, veja se consegue fazer consultas com um psicólogo ou psicóloga, para ajudar a lidar com o que estiver te causando desconforto.
Estou à disposição se precisar.
abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu