Gostaria de saber se estou sendo egoísta e sem coração

Feita por >XX · 31 ago 2023 Abordagem psicológica

Meu nome é X, tenho 25 anos e cerca de 15 dias meu sobrinho de 20 anos,(entiado do meu irmão e que foi criado desde os 2 anos pela minha mãe) foi preso, pelo que sei por tráfico e está sendo investigado por estelionato. Desde que fiquei sabendo que ele está nessa vida, que foi após a prisão sigo minha vida normalmente, mas minha mãe quer pagar advogado e que nós da família ajudemos e eu acho que se ele fez algo errado que arque com as consequências, mas minha mãe diz que é egoísmo nosso e que não gostamos dele. Eu não acho isso, eu gosto e fico triste por ser assim, inclusive já chorei por isso, mas também acho que não posso parar minha vida e deixar meus objetivos de lado para gastar com advogado e perder meu tempo pra ir fazer algo pra quem teve todo amor e oportunidades de emprego e quis a vida fácil. Me ajudem a saber se eu estou sendo muito radical ou se estou certa e minha mãe está sendo levando o amor em consideração demais e não consegue enxergar

A melhor resposta 1 SET 2023

X
Voce está correta!
Ele escolheu e colhe os resultados das suas escolhas.
Amar é fazer alguma coisa que o torne mais consciente, entre elas, é cumprir com as penalidades pelo seu ato.
Cada um faz suas escolhas e colhe seus resultados.

5817 respostas

1 SET 2023

Olá, XX.

Muito complicado te dar essa resposta, se está sendo egoísta ou não, pois depende do ponto de vista de cada um e da essência de cada um. alguns falariam que estaria sendo egoísta e outros que estaria agindo da forma correta. O mais importante aqui é como você pensa sobre a forma que está agindo? Talvez para te ajudar neste questionamento refletir também sobre como foi a vida desse seu sobrinho. quais foram as facilidades e dificuldades que ele teve na vida? O quanto ele já foi ou não ajudado pelos familiares dele? O quanto ele já repetiu ou não os erros dele? Ele tirou algum aprendizado de erros anteriores? Como é a sua relação com ele? o quanto você considera ele? etc..

qualquer ajude que precise podemos conversar em sessão também ;-)

abraços!

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

1 SET 2023

Bom dia, X, como está?
Há toda uma questão a ser levada em conta, várias questões, na verdade. Hoje sabe-se que seguir o caminho da criminalidade envolve mais do que valores pessoais, mas questões familiares, ainda que inconscientes, que levam a pessoa a acreditar que "a vida fácil é melhor".
Porém, entendo seu lado. Não há nada de errado em querer SE preservar. Você tem sonhos e objetivos, e não deve deixar que as opiniões externas interfiram. Mas lembre-se, você é parte da família, e certamente isto ainda envolve você. Não no sentido de te responsabilizar pelas escolhas dele, mas na vulnerabilidade que se abre, que coloca sua mãe em estado de alerta e cria tamanho mal-estar entre vocês.
Eu costumo dizer que um pouco de egoísmo na vida é sempre bem-vindo. Afinal, não podemos dar o que não temos, e nem nos beneficiar do que não nos é devido.
É preciso trabalhar as suas questões e inseguranças com relação a toda esta situação. Até para TE fortalecer nas suas escolhas e decisões. Se preservar diante das cobranças, justamente por não concordar e não querer se envolver.
Trabalho num CREAS e atendo várias famílias envolvidas com tráfico e outros crimes, tenho muita experiência nestas questões.
Se quiser conversar melhor sobre estas questões, fico à disposição.
Mas lembre-se, VOCÊ é a parte mais importante da sua vida.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

1 SET 2023

Olá XX! Obrigado por escrever. Sempre é prudente ponderar que a essência, a consciência de cada pessoa, historicamente gera entendimentos que precisam ser harmonizar com o senso de adequação e inadequação delas. Em termos gerais, sendo fato o hábito dele de repetir ações ilegais, quanto mais fácil forem as coisas para ele, menor será a perspectiva de saída. De outro lado, as pessoas precisam de afeto, de apoio para se modificarem. Quais são os sinais sólidos, claros de que ele quer mudar hábitos? Há condições mínimas para ele viver vida lícita?
Pelo conteúdo colocado, na maior parte das vezes, em situações assemelhadas, as pessoas que pensam como você, tem razão.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

1 SET 2023

Olá X,
é complicado falar de egoísmo nesta situação. É preciso entender mais a situação, a história dele até chegar a prisão. Existe várias formas de ajudar uma pessoa nesta situação. Simplesmente tirá-lo da prisão sem nenhum comprometimento da parte dele pra se resgatar e mudar de vida, talvez não seja egoísmo da sua parte, mas ajudá-lo para que não volte a prisão, seria um resgate de uma pessoa que se perdeu. Sugiro que sente com sua família e conversem sobre esse resgate, sobre o comprometimento que ele terá ter para aproveitar essa oportunidade de mudar de vida. Quando uma pessoa faz algo errado e não sente as consequências a tendência é voltar a fazer, pois saberá que terá alguém em seu socorro e o salvará das consequências, porém o abandono também pode fazer como que ele volte a fazer, pois não terá motivos para mudar de vida. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

1 SET 2023

O erro do seu primo é evidente, porém, não podemos esquecer que não é só ele , é uma família na tentativa de resgatar um ser humano . Será que é justo desistir dele pelo erro? Será que não conseguimos resgatar esta pessoa? Empatia , se colocar no lugar da pessoa , da família. Sua mãe deve estar preocupada em tentando ajudar pois deve imaginar qual o sofrimento de uma familya com tamanho problemas, também deve agradecer por saber que vc mesmo com comportamentos um pouco egocêntrico demonstra saber o que é certo e errado. Hoje conseguimos trabalhar com duas palavras muito importantes uma "empatia" se colocar no lugar do outro e "Assertividade" saber a melhor maneira de falar ou resolver. Você não precisar dar tudo que é seu mas demonstrar cuidados . Estou a disposição

Tania Psicólogo em Curitiba