E melhor eu terminar? Estou sendo egoista ou carente?

Feita por >Laura · 7 jan 2023 Terapia de casal

Meu marido trabalha muito, uma carga horária de 13 horas de seg a sex e enquanto ele não tá presente eu tento passar um tempo comigo, fazer exercícios, mantenho meu círculo de amizades, mas quando estou com ele as vezes me gera uma ansiedade porque eu sei que ele está cansado, mas ele é um pouco frio comigo, não devolve meus carinhos e não conversa comigo só me ouve e não responde, isso tá me deixando carente na parte amorosa e tá acabando cm minha autoestima... o que posso fazer pra mudar isso?

A melhor resposta 9 JAN 2023

Olá Laura! Todo relacionamento precisa de diálogo, converse e exponha como você está se sentindo.
É bom que esteja se cuidando e se relacionando com outras pessoas.
Ele nunca devolve seus carinhos? Ele está sempre cansado pra você? Mostre esses pontos pra ele.

Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

8 MAR 2023

Olá Laura.
Você pergunta o que pode fazer para mudar isso.
É necessário ter foco em solução, para isso, você pode se fazer perguntas como:
Como ter uma conversa interessante com meu marido?
Quais momentos ele está menos cansado?
Como vou me valorizar mais diante desta relação?
Quem sou eu? O que Quero? Como faço para fazer valer as minhas prioridades?
Tenho sido negligente comigo?
Espero que tenha te ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

28 JAN 2023

Olá Laura, é muito importante experiência expressar como se sente. Vamos entender melhor o que sente, antes de tomar uma decisão que vai mudar a sua vida. Estou a disposição para ajudá-la

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

213 respostas

18 JAN 2023

Olá Laura,
Que bom que chegou aqui!
Sinta-se acolhida em suas sensações. As relações por vezes nos desafiam a enfrentar, entender, reconhecer o que sente e se posicionar, expressar-se a respeito. É daí que vem o entendimento e a saúde do casamento.

O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinadas a manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparadas para tal realidade. Até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde as relações do dia a dia, os desafios, os encerramentos, os enfrentamentos da vida.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima! Isso pode te ajudar muito a entender o que te acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde.

Espero ter te ajudado!
Caso queira começar terapia, contratar um profissional para te ajudar com tudo isso, Conte comigo..
Psicóloga Chris

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

17 JAN 2023

Olá Laura! Obrigado por escrever. Nesses casos, o diálogo, a honestidade possível, são importantes. Seu marido está, nessa fase, trabalhando 13h, isso não necessariamente precisa ser assim. Cansaço conta com seu antídoto: a motivação. Pelo texto que escrevestes, parece importante aprofundar outras reflexões antes de pensar em término, egoísmo ou carência.
Será interessante você enriquecer reflexão, com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços!

8602 respostas

11 JAN 2023

Oi Laura,
A primeira coisa que precisamos pensar é: que nossos sentimentos e emoções existem justamente para nos movimentar para onde queremos estar!
Sabendo disso, vamos pensar: O que eu desejo, é compatível com o momento e o relacionamento em que estou agora?
Se a resposta é não, medidas e reflexões são necessárias para juntos compreenderem o que realmente ocorre dentro do emocional de cada um e como irão solucionar. Essas questões podem ser abordadas durante as consultas de terapia para casal e servem justamente para direcioná-los.
Caso queiram, podem me enviar uma mensagem ou agendamos uma consulta.
Espero que tudo se resolva.

Vanisse Barros Guido Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

10 JAN 2023

Olá, Laura!

Entendo quando diz que se sente carente, uma vez que parece que a sua relacao amorosa não está sendo muito alimentada. Natural que seu marido, após trabalhar 13h por dia, todos os dias, ao final do dia esteja tão cansado que só consiga te ouvir, e não consiga dialogar contigo. É importante vocês conversarem sobre a relacao de vocês. As relacoes são que nem uma plantinha. Elas precisam ser regadas diariamente para crescerem fortes e saudáveis, caso contrário as folhas ressecam e caem. Será que ele precisa trabalhar mesmo essas 13 horas por dia? E por quanto tempo será isso? tem um tempo limite, até concluir algum objetivo ou não? E por quanto tempo é possível para você levar a relacao da forma que está? Importante sentarem para conversar e buscarem um acordo. De antemão, já é muito bom saber que você não está deixando de se cuidar e viver suas relacoes fora seu marido.

Se precisar de apoio estou por aqui.
Abracos.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

10 JAN 2023

Oi, Laura. Cada um funciona de um jeito. Você é mais carinhosa, ele talvez seja mais racional. Se está tão incomodada, busque uma terapia, pra se entenderem melhor, entender tuas carências e necessidades e saber como adquirir um dialogo claro e maduro com ele. Converse antes com ele sobre o assunto, exponha seus sentimentos e angústias. Estou à disposição. Sou terapeuta de casais.

Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

448 respostas

9 JAN 2023

Laura,
Quem é voce? O que deseja neste mundo? Por que está viva? Qual o teu objetivo de vida?
Com certeza voce não nasceu para casar, ser esposa embora possa ser.
Primeiro, nasceu para se realizar... o que voce faz na vida mesmo? Transa com seu marido,, faz exercícios, amigos e tem ansiedade...
A ansiedade é porque não está fazendo nada para realizar o teu objetivo de vida... assim, sente vazio interior, como se nada valesse a pena e nem mais a companhia do teu marido te é gratificante.
Faça Psicoterapia, descubra quem é voce, seja de acordo com as coordenadas da vida.
Descubra a vida é você.
Abraços

5817 respostas

9 JAN 2023

Oi Laura,
Primeiro é fundamental cuidar de você, estar bem contigo mesma, para depois procurá-lo para conversar e dizer como se sente, falar da relação de vocês, dos planos futuros. Procure fazer psicoterapia para se fortalecer emocionalmente, trabalhar sua autoestima e autoconfiança.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

8 JAN 2023

Olá! Você precisa de ajuda? Então entre em contato comigo que eu lhe responderei da formar mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

8 JAN 2023

Olá Laura.
Vocês precisam se perguntar qual objetivo em comum.
Você não disse quanto tempo tem de casamento, será que o excesso de trabalho é para que vocês construam algo?
Pode ser apenas uma fase, se for, requer sacrifícios de ambos. Se também for o seu objetivo.
Estou a disposição para qualquer esclarecimento ou dúvida.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro