Sogra carente, o que fazer?

Feita por >Brunorodriguez · 23 mar 2022 Terapia de casal

Minha sogra é muito carente com minha namorada.
No começo eu já reparei, pois todas as vezes que eu e minha namorada saímos pra passear, ir na praia, qualquer coisa juntos, ela ficava o tempo todo mandando mensagem, perguntando TUDO, querendo saber todos os passos nosso e isso incomodava muito minha namorada desde sempre, mas ela sempre se submeteu a isso sem impor limites e ficava falando com ela, e era doentio a velocidade que ela pegava o celular pra responder pois caso demorasse ela ligava preocupada. Isso melhorou pois eu precisei impor limites pois não tínhamos paz ao sair de casa, era como um gps em cima.
Agora, minha namorada está fazendo faculdade na cidade vizinha, e fica a semana fora, e eu sogro faleceu, então ela fica quase que sozinha durante a semana com o filho dela em casa, mas ele trabalha e ele já criou um bloqueio com ela pra ela não ficar em cima dele então ele é meio distante. Então aos finais de semana ela quer 100% do tempo e atenção dela, mesmo sabendo que ela namora e precisa ter um tempo comigo, a gente sempre dorme um dia na casa um do outro, um dia em cada casa, e normalmente aos domingos nos juntamos todos pra fazer algo, tanto minha sogra quanto minha mãe são viúvas. Mas minha sogra chegou a quase impor que minha namorada dormisse os dois dias lá, já que estava a semana toda fora, e ao minha namorada falar que não era legal isso, ela ficou brava, e voltou a tocar no assunto várias vezes insistindo.
E nos feriados ou férias, quando é meio de semana e eu convido minha namorada pra dormir em casa, pra ver um filme, ou porque vamos voltar tarde de algum lugar, ela diz que não, que prefere dormir em casa, mas na verdade é porque minha sogra vai achar ruim que não foi pra casa, e isso é constante, sempre acontece. Se sai do combinado de sexta aqui e sábado lá, nunca dá certo, e eu sempre durmo lá quando elas pedem, digo elas, pois minha sogra sempre quer que eu fique por lá, pra ter a filha dela por perto o tempo todo.
E isso tem atrapalhado muuuito nossa relação, pois nenhum dos dois aguenta mais essa pressão psicológica, e minha namorada tem medo de falar com a mãe e magoar ela. Mas já estamos nisso a 2 anos e meio e nada mudou. Parece que só piora. Ainda mais agora ela morando fora.
Eu jamais iria separar por conta disso, mas estou no meu limite, já não aguento mais ter de suplicar por tempo com ela, e tudo que vamos fazer a gente só faz caso a mãe dela não ache ruim, pois a gente já sabe quais situações pode acontecer isso e a gente se priva de fazer por isso.
Teve uma vez que ela ficou sabendo que ela não dormiu aqui por esse motivo e minha sogra disse pra ela não se preocupar com o que ela acharia e sim com o que a minha namorada iria querer, mesmo que ela fique chateada.
Mas ela diz isso e faz jogo psicológico, e uma semana depois de falar isso, impõe da filha dormir só em casa e não vir mais pra cá.
Sendo que, a gente já fica muito mais na casa dela do que na minha por isso.
Minha namorada sofre com isso e esse é 90% dos motivos da gente ficar mal um com o outro, pois acontece toda semana praticamente.
Detalhe, eu tenho 30 anos e ela 26.
Ela já morou nos EUA por 1 ano sozinha e fez outra faculdade onde morou longe por 3 anos.
E estamos dois anos e meio juntos.

A melhor resposta 29 MAR 2022

Olá Bruno,
Infelizmente sua sogra age dessa forma, porque sabe o domínio que tem sobre a filha. Mas saiba que é extremamente difícil para sua namorada colocar limites. O ideal seria sua namorada fazer psicoterapia, falar das dificuldades em lidar com as chantagens da mãe e se fortalecer emocionalmente para colocar os limites, sem ser agressiva ou sentir culpa.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

29 MAR 2022

Olá Bruno,
Questões familiares do parceiro são sempre difíceis, pois dependem de atitudes do outro e não tuas.Enquanto tua namorada não colocar limites na mãe dela e dar prioridade pra relação de vocês nada vai mudar.A tua namorada já é adulta e precisa mostrar pra mãe que essa dependência não é desejada e tua sogra precisa de ajuda para lidar com essa necessidade de controle e afeto sobre a filha.Portanto, a mudança não está nas tuas mãos, tenha uma conversa com tua namorada e mostre pra ela essa necessidade de mudança de postura frente à mãe.

Luciana Berton Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

25 MAR 2022

Bruno,
Percebe que voce está envolvido em querer resolver o problema da tua namorada...
Isto é problema dela, deixa que ela resolva isso.
Cada um veio a esta existência para resolver determinados problemas, por isso cada um escolhe um tipo de pais, família, ligados por ressonância, para resolver a sua situação.
Se voce pedir a Deus paciência, voce acha que Deus iria te dar a paciência ou iria te colocar em situações para que pudesse exercitar a paciência? Voce, e cada um, é dono de si mesmo. Cada um constroi a sua realidade.
Resolva os seus problemas e se perceber que deve intervir com a namorada, procure conscientizar ela, mas ela deverá fazer os movimentos.
Voce não veio aqui para resolver os problemas da sua mãe, ou da sua namorada, ou da sua sogra.....
Veio aqui para se resolver e ser feliz.
Como quer viver no futuro? Ele será de acordo com o que vive no presente... Isso te conforta?
Colhemos o que plantamos... tempo de namoro é o tempo de se conhecer, pontuar coisas, corrigir percursos... a vida a dois será de acordo com o que cada um resolve de si mesmo.

5817 respostas

24 MAR 2022

Olá Bruno! Grato por escrever. Pelo relato, você tem a consciência de que a sogra faz dessa forma porque é tolerada por vocês. Faz anos vivencia esse hábito. Pelo relato é uma questão de culpa e delimitação. Qual será o patrimônio social da tua sogra (colegas, conhecidos, amigos, turma de viagem, metas, grupo de participação)? Explicar as dificuldades, nesse contexto, por sua sogra, considerando a idade de vocês, a história que você relatou das vivências de tua namorada, parece ser, explicar a partir da sogra, a maturidade de vocês, que não se combina com isso.
É preciso cultivar muito afeto e tolerância com pais e mães, mas sem violentar a essência da identidade e da organização de rotina autônoma.
Essa pode ser tarefa, que nós, psicólogos, poderemos ajudar a vocês, a conduzir.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Tenha precaução: máscara! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.