Minha sogra vai acabar com o meu relacionamento. O que fazer?

Feita por >Juliana · 6 dez 2022 Abordagem psicológica

Minha sogra vai passar 6 meses morando comigo e com meu namorado, se passaram dois meses e eu simplesmente não aguento mais. Ele tem 40 anos e ela trata ele como um bebê, é exagerada em todas as situações, está sempre mal, sempre se sentindo doente.
Nessa semana, ele foi estacionar o carro na garagem e por ser muito íngreme acabou tombando o carro, eu estava com ele no carro e não me fiz nada, ele quebrou o braço. Ela viu tudo (ela tem 62 anos), mas fez um escândalo, dizia que estava passando mal, que ia morrer, que a pressão estava alta e eu tive que ficar em casa com ela, enquanto meu marido foi para o hospital. Eu nem pude ir ao hospital pra ver se eu estava bem, e quando ele chegou ele precisou primeiro acudir a mãe e depois saber se eu estava machucada. No outro dia ela me disse que ia dormir com ele, e que eu teria que aceitar porque há 10 anos ela não dormia com o filho, entra no banheiro para dar banho nele. Se eu faço carinho nele de um lado do braço e ela vem e faz carinho do outro lado. Ele tem que avisar tudo o que faz, ela manda msg toda hora, chora o tempo todo porque o filho poderia ter morrido. Mas foi um pequeno acidente, ele só quebrou um braço. Abraça e e beija ele a todo momento e quer fazer tudo por ele. Me incomodo com tanto beijo e tanto abraço, me sinto mal, parece que estou casada com um menino de 10 anos. Não tenho mais alibido porque passei a ver ele como o filhinho bebe da mamãe.

A melhor resposta 7 DEZ 2022

Oi Juliana,
Ok... a mãe dele é uma chantagista, está se compensando no filho...
O filho, teu namorado, é totalmente dependente e sugado pela mãe, não tem maturidade, está usando fraldas ainda.

O que preocupa é VOCÊ....
Voce escolheu este homem para conviver... qual a necessidade sua? Nada pode fazer por ele, nada pode fazer pela sogra, Ele continua sendo o "filhinho da mamãe", ele está gostando disso. Voce será sempre a segunda no coração dele... jamais será a primeira porque a primeira, é a mãe dele. Prioridade é sempre a mãe. Pra voce restam as sobras...
Isto te satisfaz? É essa a tua escolha?
Voce precisa se qualificar, precisa recuperar a ti mesma, a razão do teu viver.
Voce precisa recuperar a tua autoestima, o teu amor-próprio, a tua independência.
Se não fizer isso, vai comer sempre as migalhas e vai estar a serviço da sogra e do filhinho dela.
Abraços

5817 respostas

8 DEZ 2022

Olá, Juliana
Sinto muito estar passando por isso. Mas parece que a questão não é a sua sogra, mas sim o posicionamento de seu namorado. Como ele se posiciona em relação a tudo isso que descreveu? Ele incentiva os comportamentos dela ou tenta impor algum limite? A relação deles deve ter um limite, pois ele já não é mais uma criança. Já tentou conversar com ele a respeito e falar como se sente? Falar como percebe a relação entre os dois e como isso prejudica sua relação com seu namorado? Tente buscar entender também como você se sente em relação a tudo isso, se é o tipo de futuro que deseja. Há uma probabilidade da sua sogra vir a ser sempre assim, caso ela não entenda o atual papel dela. Fico à disposição caso queira conversar.

Maíra Priscinotti Sahão
CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

7 DEZ 2022

Olá Juliana! Obrigado por escrever. Há várias questões a refletir:
Se o relacionamento é seu, sua sogra não tem o poder de acabar com ele; se ela tiver esse poder, você não vivencia controle e legitimidade sobre seu próprio relacionamento.
Você denominou seu companheiro de namorado, ao mesmo tempo, mora com ele e recebe tua sogra. Não aconteceu noivado, casamento?
Antes de morar com ele, você não conhecia essa característica de vinculação usual entre o filho e a mãe?
Seu namorado, segundo seu relato conta com quarenta anos; e você?
Antes de morar juntos é preciso pesquisar, paquerar, conhecer melhor, ver linguagem, planos, costumes familiares, valores éticos. Será que você havia visto isso, antes de ir morar juntos?
Por que seu namorado, de quarenta anos, vive esse tipo de vinculação com a mãe dele.
Como é essa história de - aos quarenta anos dele - ela entrar no banheiro - para dar banho? Sendo literalmente isso, é preciso aprofundar entendimento.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.