Meu namorado bipolar diz que não sabe se gosta mais de mim

Feita por >Deborah · 23 nov 2020 Transtorno bipolar

Nos conhecemos e ficamos a 3 meses e namoramos a menos de 1. Estava tudo bem, ele é uma pessoa maravilhosa, já teve crises perto de mim e uma vez tava com dúvidas se gostava de mim, eu percebi que era puro medo de se magoar já que o último relacionamento o magoara bastante. Eu conversei muito com ele e continuamos e depois de um tempo começamos a namorar. Essa semana ele disse que se sentia meio desanimado e sem libido que disse que seria a adaptação do remédio. Ontem ele disse que não sentia a mesma coisa por mim mas ele não tinha certeza. Tentei dizer que seria outra crise depressiva mas ele fica com medo de não ser verdade pois não quer me magoar. Ele não é diagnosticado mas eu li muito aqui e em outros lugares e eu acho que ele se encaixa nisso, pois ele tem muitos momentos eufóricos e outros depressivos. Eu aconselho a ele a falar sobre isso com a psiquiatra e a psicóloga mas não sei como seguir ao lado de alguém que não me ama.

A melhor resposta 24 NOV 2020

Olá Deborah! Obrigado por escrever. Uma pessoa é composta de milhares de aspectos. Um deles,quando o diagnóstico é feito com consistência, profundidade e cuidado científico, pode ser bipolaridade. Os outros milhares de aspectos, mesmo com o diagnóstico bem feito e confirmador, serão infinitamente maiores. É preciso olhar com grande predominância, a pessoa, a partir dos outros aspectos.
Antes de qualquer coisa, será muito importante e providêncial, ele passar por conduta cientíica com psicólogo, para se conhecer melhor, passar dados para o psicólogo, para fechar ou não, diagnóstico de bipolaridade ou outro, após isso, se for o caso, contar com uso de medicação, ser conduzida por psiquiatra.
Na maior parte das vezes, antes de olhar bipolaridade ou depressão, é preciso ver aspectos como: rotina de vida, história, treino para lidar com frustrações, planejamento de vida, nutrição, sono, uso de drogas psicoativas, estresse, ansiedade, etc.
Estarei à disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência.)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

24 NOV 2020

Deborah. Somente um profissional está apto a fazer diagnósticos. Ler em sites da internet não é uma maneira correta.
De um tempo p ele se organizar com a medicação. Converse c ele francamente.
Abs Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro