Gostaria de saber se ainda sinto amor pelo nmeu namorado

Feita por >Paz · 19 set 2021 Psicoterapias

Eu conheci um rapaz e nos apaixonamos, estamos namorando a 7 meses, somos intensamente apaixonados um pelo outro, sinto com ele oq nunca sentir antes,porém desde que eu o conheci eu era apática, e há algum tempo a apatia de vez em quando me ronda e nesses momentos penso se amo ele ou não, por não sentir as mesmas sensações de antes.

A melhor resposta 19 OUT 2021

Olá!
O relacionamento se transforma com o tempo. Durante o período de paixão, nosso organismo libera uma série de neurotransmissores que promovem inúmeras sensações como aumento de libido, diminuição de apetite e sono, humor otimista, entre outros.
Seria ideal que iniciasse a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional para explorar melhor a questão entendendo a apatia que sente e no que se sente frustrada em relação as suas expectativas.

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

26 SET 2021

Paz, vc está confusa com seus sentimentos. Talvez seja interessante vc fazer terapia. Esclarecer seus sentimentos, se auto descobrir.
ABS Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

25 SET 2021

Olá Paz.
Um relacionamento tem fases, e uma delas é a paixão que acontece nos primeiros encontros, neste momento tudo é muito maravilhoso, mas depois vem as outras fases, então após sair da paixão entramos nos estágios de aprofundamento da relação é neste momento que muitos casais terminam, e se conseguem avançar o amor passa a ser maduro. Talvez por estar na fase da paixão ficou menos apática.
As oscilações que relatou parecem estarem mais ligadas a quem você é do que a sua relação amorosa. A sua apatia pode estar mais ligada a seus pensamentos do que à relação, por isso o auto conhecimento que pode ser proporcionado pela psicoterapia pode te ajudar a entender o que está acontecendo.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 SET 2021

Olá Paz.
Um relacionamento possui fases como a que você provavelmente esteja passando, mesmo sendo intenso.
Essas dúvidas surgem com o tempo, com o convívio, com as afinidades.
O mais importante é você ter o sentimento por ele, ainda em seus momentos de apatia.
Com relação a sua apatia, é interessante você realizar psicoterapia para poder ter um entendimento maior sobre esse fato e suas causas.
A disposição.

Leandro Costa Psicólogo Psicólogo em Belo Horizonte

13 respostas

20 SET 2021

Olá Paz! Grato por citar. O centro do amor está em cada um de nós. A outra pessoa é, na verdade, a parte palpável de nossa situação do amor. A essência, a grande essência do amor, está no símbolo que está em nós, mas que situamos nas diversas modalidades de troca com a pessoa que acontece de localizarmos nosso amor.
Há uma questão íntima, interna sua, a ser aprofundada.
Paixão é rápida, profunda, intensa, irracional: amor é mais suave, administrável, duradouro.
Relações amadurecidas, passam da paixão para o amor, entendendo a importância de viver parceria que gere estabilidade, continuidade, esforço mútuo, solidariedade, segurança.
É necessário amadurecer. Sua redação é contraditória: "...desde que eu o conheci eu era apática,..."
Namoros são experiências que servem, nas culturas, para que as pessoas se aproximem um pouco se conheçam mais; devem ser antecedidos por turma de colegas e amigos, por esportes coletivos, teatro, excursões, grupos, por observações, por pesquisas. Após começar o namoro verifica-se os inevitáveis enganos das pesquisas e observações, faz-se um balanço, e, na maior parte das vezes, uma das partes reprova o namoro. Isso faz amadurecer.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (empresários da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

20 SET 2021

Olá Paz.
Grata por sua participação aqui.
A fase do namoro serve para que você possa comparar as afinidades em todas as Dimensões da vida. Os projetos e metas da vida devem estar alinhados para o relacionamento seguir adiante, é nessa fase portanto que a maioria dos namoros acabam.
Sobre a apatia, uma avaliação mais profunda deve ser feita para que se chegue a uma conclusão pois fatores biológicos podem estar envolvidos além dos fatores emocionais. Uma avaliação médica com bateria de exames com um clínico geral poderá lhe dar a segurança necessária para ter maior segurança na área da saúde física e mental. Procure também um psicólogo para falar de seus sentimentos e emoções, investir em seu autoconhecimento, desenvolver a sua auto estima e assertividade. O ambiente terapêutico neutro, científico e sigiloso é essencial para que sinta-se segura e motivada a seguir a sua caminhada.
Fico à disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba