Às vezes não me sinto eu mesma e nem suficiente para ele

Feita por >Silvia camile · 30 mai 2022 Terapia de casal

Olá, estou namorando a um ano e meio a distância e já nos falamos a quase dois. Durante esse tempo nos vimos pessoalmente apenas três vezes e na última ele foi apresentado a toda minha família, planejamos de nos casar daqui a um ano e meio e assim não precisar mais separar. Tem momentos que estamos bem e que eu tenho muita certeza d que é isso que eu quero, d que ele é a pessoa pois é trabalhador, provedor, esforçado, me assume, quer uma família, está abrindo mão da vida dele no estado dele pra vim para o meu, abrindo mão do trabalho que ele sempre sonhou em fazer lá o problema é quando parece que essas duas últimas coisas servem pra ele sempre me lembrar do quanto ele está se esforçando e abdicando d coisas e usando disso pra justificar atitudes minhas das coisas mais variadas como por exemplo eu não mandar uma foto, ou eu não dar a atenção que ele julga não está sendo suficiente. Nos desentendemos por coisas pequenas como quando ele não me escuta responder que o amo no final de uma ligação, como quando não envio uma foto que pediu ou quando estou no WhatsApp e demoro, as vezes me diz que precisa repensar a minha entrega pra relação me deixando insegura e fala isso me jogando na cara o que ele tem que abdicar da vida dele e se eu faço o mesmo ele se ofende. Não sei se vou aguentar viver nisso, tenho muito medo de fazer um casamento infeliz com várias brigas bobas as vezes sinto que ele não me aceita como sou, como se nesses momentos eu não fosse suficiente porque me diz que não é meu pai pra me ensinar como amar, como ser recíproca e eu não consigo me enxergar como não sendo porque investi tudo que tinha nisso, muitas vezes até o meu emocional em momentos de crise, já chegou até de me cobrar coisas que ele mesmo fez que foi uma vez em que eu estava muito ansiosa com uma situação que não envolvia ele mas ele me disse que fui rude descontando a situação nele mas outra vez ele fez pior me ligou várias vezes enquanto eu dormiu e disse que eu estava mentindo que não quis atender e depois veio se desculpar falando que tinha tido um problema em casa, ou seja ele descontou o mim como pode me cobrar isso. Sei que preciso melhor muitas coisas mas não sei como viver com alguém que me faz acreditar que não sou suficiente para ele, que o meu jeito de demonstrar que o meu jeito de sentir não é bom e isso me desespera e fico a ponto de terminar tudo. Talvez eu não tenha muito equilíbrio e inteligência emocional para saber lidar com essas e outras situações com alguém que me desafia tanto e me cobra dessa maneira

A melhor resposta 31 MAI 2022

Olá Silvia
Uma pessoa não tem o direito de cobrar de você mais do que você é. O que você faz é aquilo que você sabe fazer e tem feito da melhor forma que pode. Se pra ele isso não é o suficiente, ele que resolva as questões pessoais dele. Porém é importante que pontue que tem feito o seu melhor e é isto que você tem a oferecer. Não se sinta mal pelas colocações dele, procure perceber para você mesma o que tem feito de melhor por ele, e ponto. Colocar limites nas atitudes dele será importante para que ele entenda seus limites. Procure se conhecer melhor para ponderar a fala dele.
Se você não está se sentindo bem agora porque é que se sentirá bem depois de casada? Fica esta pergunta para você pensar.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

1 JUN 2022

Olá Silvia.
Na sua explanação ficou claro que o seu relacionamento precisa ser tratado antes de firmarem um compromisso à longo prazo. Fale sinceramente com o seu namorado sobre as suas preocupações em firmar o namoro e que esses fatos a deixaram muito preocupada pois não aceita esse comportamentos de acusações. Sugiro que façam terapia de casal para tratar dessas questões. Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

31 MAI 2022

Olá Silvia,
O que você escreve vai muito além do que apenas a distância entre vocês. São comportamentos e atitudes que estão sendo prejudiciais para ambos. Talvez por falta de maturidade, talvez cobranças excessivas e desnecessárias.... coisa que seria melhor explorada e entendida em um processo psicoterapêutico. O que posso dizer agora é para olhar para si mesma, para seus valores e princípios e ver o que hoje faz sentido ou não para você; o que você pode abrir mão e o que não. Fico à disposição caso queira conversar.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

31 MAI 2022

Oi Silvia Camile,
Seu relato deixou a sensação de que ambos estão funcionando na carência, na dependência afetiva, na insegurança de si mesmos. Casar não significa renunciar... porque depois vem as cobranças e a chantagem emocional.
Questione-se e questione de ele deixar a sua vida, o seu trabalho, a sua profissão para estar contigo... em troca do que? Com certeza vai te cobrar a vida inteira. Não entre neste jogo... é manipulação.
Antes de decidir casar, antes de assumir compromisso de vida a dois, precisam sanear, curar suas dependências, suas carências. Caso contrário, não vai haver sintonia, harmonia, não vai haver sentimento de realização.
Psicoterapia é a dica!
Abraços.

5817 respostas

31 MAI 2022

Olá Silvia! Obrigado por escrever. Namorar a distância já é por si, muito frágil, muito superficial; imagina com essas dúvidas que você apresenta. Talvez a questão não seja ele ou você. Provavelmente é a insegurança e imaturidade dos dois, reforçada pelo fato de precisar namorar a distância. Decidir casar-se, mesmo vivendo um conjunto significativo de dúvidas é temeroso. Antes de namorar ao outro, a pessoa precisa namorar a si mesma, antes de confiar no outro, a pessoa precisa confiar em si mesma. Uma pessoa vai para uma nova cidade, por interesses genuínos dela, não pelo outro.
Certamente vocês precisam amadurecer e consolidar convicções.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" tem a religião do dinheiro, são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, melhore o afeto, mas evite aglomerações, assim como destrua os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico

8644 respostas

31 MAI 2022

Oi Silvia.

A princípio imaginei que seria outra questão, fiquei surpreso pelo seu relato.
(Por um lado fiquei animado pensando que poderia compartilhar algo de experiência própria, pois também namorei 1 ano e pouco a distância, visitei ela apenas 3 vezes o ano passado, e hoje estou há apenas 1 mês casado com ela)

Fico triste em saber que seu relacionamento está desse jeito. Existem muitas coisas para ponderar e averiguar, apesar de ter descrito muito bem e detalhando alguns pontos, não é o suficiente para que eu possa te dar uma resposta que fará sentido absoluto.

O seu processo deverá ser investigado é acompanhado para que você possa encontrar sua melhor forma par agir.

Se estiver disposta a conversar, estarei aqui por você.
Te aguardo para que possamos marcar uma sessão e assim aprofundar no assunto.

Att,
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho