Devemos abrir mão de um amor em detrimento a seus familares?

Feita por >Darlan · 24 jul 2017 Terapia de casal

Há pouco tempo tomei a decisão de encerrar um relacionamento por divergências culturais .

Ocorre que meu grande Amor não aceitava minha relação de amizade com a mae da minha filha de 19 anos, relacionamento esse que teve seu fim ha 17 anos atras e de forma bem resolvida.

Tentei de varias formas fazê-la entender que a relação de amizade entre nós não poderia ser desfeita apenas por um capricho dela, pois construímos isso com muito sacrifício e respeito um pelo outro.

Ela sempre se posicionava contra meus argumentos alegando que ex é ex , e que se eu não cortasse essa relação de amizade seria um falta de respeito para com ela, além de que eu estaria optando por outra pessoa que não ela.

O problema foi se agravando a medida que os encontros com minha filha e familila foram sendo condicionados a não presença da mãe em hipotese alguma, inclusive foi o estopim para minha decisão em encerrar o relacionamento, pois deixei de ir ao aniversario do pai e isso me fez muito mal.

Hoje compreendo ter tomando a unica decisão que me restava, mas isso tem sido bem dificil pra mim, embora esteja seguindo minha convicções ainda tem muito AMOR por ela.

A melhor resposta 1 AGO 2017

Olá Darlan,

Que bom que existe essa relação tão saudável entre você e sua ex. Tenho certeza que isso foi muito importante para o desenvolvimento da sua filha. Me pergunto o que leva a sua namorada a esta apresentar esta insegurança. É muito difícil mudar crenças enraizadas, mas com bastante dialogo podemos chegar a um meio termo que possa ser positivo para todos. Já pensou em convidá-la a uma terapia de casal para debater esse assunto com ajuda de um psicólogo para mediar cada ponto de vista? Esta seria minha sugestão... creio que em um ambiente estável ela possa refletir mais a respeito do importante papel de pai que você faz e que sua ex tornou-se sua amiga, e que isto não comprometerá em nada o relacionamento de vocês.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

25 JUL 2017

Olá Darlan! Ter uma relação saudável com a mãe de sua filha é algo saudável se estiver claro que esta relação é de pai e mãe e por isso essa amizade se sustenta, que medo é esse que seu "amor" sente? O que alimenta essa crença dela a ponto de não enxergar a necessidade de contato por serem pais? Uma conversa em um momento calmo onde cada um pode ouvir de verdade o que o outro diz sem julgamento pode ajudar, e se você deseja continuar ou não essa relação por sentir amor, podes buscar ajuda de uma psicoterapia de casal ou individual. Um forte abraço!!!

Psicóloga Katia Janete Egerland Souto Psicólogo em Florianópolis