Noiva com depressão, se afastando e me excluindo da vida

Feita por >Asztec · 4 set 2020 Depressão

Bom dia ,
Estou passando por uma situação da qual não estou sabendo lidar devido ao “baque” repentino da mesma.
Minha noiva e eu estamos juntos há 1 ano e 6 meses , que foram respectivamente muito bons. Ela sempre muito carinhosa e atenciosa , fazendo tudo por mim e sendo uma pessoa maravilhosa em todos os aspectos.

Nós morávamos juntos durante 1 ano, até cerca de 2 semanas atrás, quando ela voltou pra casa dos pais por se sentir pressionada pela minha mãe a fazer as coisas por morar aqui. Nossa convivência sempre foi muito boa, somos bons amigos, vida normal entre homem e mulher.

Para ter uma noção do quão rápido foi tudo, no final de Julho ela fez uma festa surpresa de aniversário pra mim e chamou todos os meus amigos sem que eu soubesse e ela fez tudo isso sozinha.

Ela começou a desanimar pois está procurando emprego , por pouco tempo na realidade e é muito nova : 20 anos. Mas justifica que todos os seus amigos conseguiram e ela não, se colocando como inferior a todos e incapaz de vencer.

A ideia quando ela saiu daqui era morarmos juntos em uma casa construída no quintal dos pais dela, no entanto, eu disse que não ajudaria com a obra, e sim com eletrodomésticos e decoração, pois não me sinto bem em investir em uma casa que não ficará para nós, quero investir em algo que fosse efetivamente nosso.

No fim das contas essa aura de negatividade dela tomou ela por completo, onde ela interpretou que não é boa o suficiente pra mim e que não está se amando. Por consequência disso não consegue sentir o mesmo por mim com a mesma intensidade, afetando nosso relacionamento de forma quase que fatal.

Sempre usamos fotos de perfil em WhatsApp juntos, ela tirou. Ela tinha o dia que nos conhecemos no status e retirou. Tínhamos apelidos carinhosos (mozão❤️) no contato salvo no telefone , agora ela coloca meu nome, fora outras coisas que fazíamos um pro outro que ela simplesmente excluiu, dentre outras álbum com fotos nossas em Instagram .
Eu não mudei nada, deixei do jeito que tá até chegar em uma conclusão com a cabeça consciente das atitudes.

Não tivemos desentendimento algum, briga alguma, estávamos bem e conversando sobre soluções quando ela simplesmente fez tudo de uma vez e disse que eu seria feliz com outra pessoa, mas não com ela pois ela não seria capaz, pois é um fracasso.

Desde então tenho sido mais presente ainda do que era, respeitei sua distância. Mas através de minha sogra enviei flores e alguma chocolates dizendo que ela era amada e não está sozinha nessa, que é uma mulher especial e vencerá na vida.
No dia seguinte levei um café da manhã para ela, mais uma flor e um doce que ela ama para tomarmos um café da manhã juntos. Ela realmente amou tudo e melhorou , mas ainda sinto seus olhos sem vida e esperança ... pois vive me agradecendo por tudo , e pedindo desculpa por me fazer passar por isso pois não mereço, sou um “homem incrível”.

A questão é que não sei como agir, tento me manter presente pelo menos com palavras e evito tocar no assunto deixando a conversa fluir , falo apenas de planos que nós já tínhamos e falo muita besteira , do tipo bobalhão mesmo que gosta de rir e fazer rir o tempo todo.

Me dói ver alguém que tanto amo, e sei, tanto me ama passar por isso.
Na realidade isso me corrói por dentro, por ver algo tão bonito e recíproco se perder sem motivo algum e eu não poder fazer muita coisa , apenas estar presente e a dor quase me consome por inteiro.

A melhor resposta 6 OUT 2020

Bom dia Asztec, você diz: Noiva com depressão, se afastando e me excluindo da vida, o comportamento dela te faz pensar que talvez seja depressão, nesse caso não seria interessante sugeri a ela procurar ajuda realizando terapia? Mas, não se pode esquecer que aos 20 anos de idade, independente de ser homem ou mulher as expectativas são muitas em relação a emprego, estudos e viver a vida, no caso de vocês tem um casamento planejado, a relação de vocês, o amor que sentem um pelo, família, a dificuldade dela de conseguir um emprego, é muita responsabilidade, nesse momento para ela, podemos deduzir que é muito coisa para ela administrar em sua vida, mas posso sugeri que tenha paciência, converse com ela, você já está fazendo: dando atenção e se dispondo a ficar ao lado dela, é uma previa do casamento viver juntos nos momentos bons e nos momentos difíceis da vida, continue cuidando do seu amor, da sua noiva.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

5 SET 2020

Olá Asztec! Grato por participar. Pelo seu relato, com vinte anos, morando juntos faz mais de um ano, de julho para cá concluir depressão, são processos altamente rápidos, difíceis de administrar. Em outras palavas, pelo relato, vocês ainda não consolidaram o amadurecimento para tolerar, ter flexibilidade, alinhar as passagens das dificuldades. Prefiro chamar de imaturidade em vez de depressão; prefiro chamar de visão predominantemente dualista (bom ruim, saudável, doente) em vez de consciência dinâmica. Você não citou a tua idade, mas é importante investir no processo de adquirir maior experiência para lidar com os tempos pessoais, tempos de compreensão das coisas. Lembre-se quem está maduro apresenta doçura saudável, sem exagero, tal qual a banana madura, a laranja, a maça, etc.
Nunca é demais ponderar que procurar trabalho e não conseguir é sofrido, mas é preciso trabalhar, no que for possível até poder escolher o melhor trabalho, é preciso começar a namorar, mesmo sabendo, que a maior parte dos namoros não dá certo. É preciso saber que não há pessoas perfeitas, que duas pessoas precisam ser flexíveis, tolerantes, capazes de lidar com algumas fragilidades ou incoerências da outra.
Cabe lembrar, ainda, que o grande namorada de cada pessoa precisa ser ela mesma. Com o tempo, certamente as coisas adquirirão, um novo significado e abrangência mais amadurecida.
Será enriquecedor vocês passarem por conduta científica de um psicólogo para valorizarem-se com maior amplitude e amadurecimento.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, empatia, sensibilidade, Ciência!)]

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

5 SET 2020

Olá. Muito obrigado por seu contato.
Por seu relato ela passou por algumas situações que podem ter sido o gatilho para aflorar os sentimentos dela. Voltar para casa dos pais, não conseguir emprego, a questão da pandemia. Entre outros.
Acredito que o processo terapêutico para que ela entenda sobre suas emoções, sentimentos e comportamentos irá colaborar muito.
Estou à disposição

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo