Eu falo muito, mas é coisa que incômoda somente minha mãe

Feita por >Paola · 23 nov 2020 Desenvolvimento pessoal

Oi, tenho 19 anos, na minha família todos falam muito, mas minha mãe é mais calada. Ela costuma reclamar que não converso com ela (parei de conversar um pouco e ficar mais isolada pelo fato de ela falar que falo demais), mas quando conversamos nas minhas primeiras palavras ela já fala que falo demais. Isso é uma doença? Eu sofro de algum transtorno?
nunca tive problemas na escola por falar muito ou com amigos e na faculdade tbm.

A melhor resposta 23 NOV 2020

Paola. Não vejo nenhum problema de falar muito. Talvez o q precise observar é o incômodo de sua mãe. As outras pessoas q vc tem contato tb reclamam?
Aborde sobre isso c ela.
Abs Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

24 NOV 2020

Olá Paola, não existe uma resposta pronta para esse questionamento, todos nós temos diferentes tipos de personalidade e individualidade. O fato de você poder ser extrovertida não necessariamente te torna alguém com transtorno. Se você precisa ser ouvida, estou à disposição.

Larissa Gouveia de Melo Mateus Psicóloga Psicólogo em Itabuna

7 respostas

24 NOV 2020

Olá Paola! Grato por escrever. Quando você acha que realmente fala muito, vale à pena ponderar sobre o "muito". De outro lado, quem fala mais tem maior chance de não ponderar o que fala e cometer mais erros. Os outros que ouvem podem ouvir e não relevar tanto as falas, dada a concepção de qua pessoa fala muito e sem ponderar. Há pessoas que falam muito por ansiedade, por não tolerar o silêncio. Como você disse que somente incomoda a sua mãe, pode haver algumas explicações: por exemplo: a imensa proximidade de vocês duas fazer com que ela capte a essência do contexto de tua fala sem precisar da fala, também pode ser que sua mãe, que quer o seu bem, íntima, fique mais à vontade para tentar te ajudar a escolher melhor as falas. Muitas outras explicações são possíveis.
Quanto à pergunta sobre transtornos: certamente que, por essa causa, não.
Permanecendo dúvidas ou incômodos, estaremos à disposição para os esclarecimentos ou aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.