Como são as primeiras sessões na abordagem cognitivo-comportamental?

Feita por >Camilla · 17 nov 2015 Terapia cognitivo-comportamental

Já fiz terapia em algumas abordagens, porém me falaram que a cognitivo é a melhor para o meu problema.

Tenho crises de ansiedade e gostaria de saber como seriam as primeiras consultas.

A melhor resposta 18 NOV 2015

Boa noite Camilla. A terapia cognitivo-comportamental, em suas primeiras sessões, faz um levantamento junto com o paciente, do motivo da busca do tratamento e procura identificar todos os aspectos ligados ao motivo (antecedentes, consequências). No caso da ansiedade, pode-se pedir que o paciente, como uma tarefa de casa para auxiliar a definir melhor o quadro, faça algumas anotações como qtas vezes sentiu-se ansiosa, em que ocasiões isso aconteceu, intensidade, o que fez para sentir-se melhor. Isso também fará com que o paciente se conheça melhor e possa atuar de forma mais intensa no seu tratamento. A partir daí escolhe-se as melhores técnicas a serem utilizadas, que pode incluir relaxamento, técnica de respiração e outras que se definam após a delimitação do problema.
Com certeza, todas as terapias podem ajudar em casos de ansiedade, mas a literatura aponta grande êxito no tratamento com terapia cognitivo-comportamental.

Consultório de Psicologia Adriana Soczek Sampaio Psicólogo em Curitiba

3 respostas

26 JUL 2016

A Terapia Cognitivo Comportamental é um método criado por Beck para tratar pacientes com depressão. Atualmente, a terapia é empregada com excelentes resultados, em diversos quadros clínicos. Mas vamos lá a sua pergunta: As primeiras sessões.Na primeira sessão fazemos o acolhimento do paciente, realizamos os primeiros passos para o estabelecimento do vínculo, ouvimos o motivo que o trouxe a terapia, explicamos o método tcc- e o pcte tem a primeira impressão sobre a terapia cognitivo comportamental. E em seguida passamos uma tarefa para ser feita durante a semana e no final um Inventário que mede o estado de humor do paciente, assim encerramos a primeira sessão. Já na segunda sessão, aplicamos o mesmo inventario de Beck, para mensurar o estado de humor do paciente e anotamos em uma tabela. Vamos verificar também de forma objetiva e rápida a evolução do paciente durante toda a sessão ao longo da terapia. Na terceira sessão o paciente faz uma síntese da sessão anterior, trabalhamos focados nos objetivos e metas do paciente, definimos a tarefa para semana seguinte e aplicamos o inventário... De forma técnica e objetiva tentei descrever a forma de como é feito o trabalho em terapia cognitivo comportamental. Mas O estabelecimento do vínculo com o paciente, a empatia e o caso a caso, ou seja, o que será importante para determinado paciente, é o que está no centro, balizando todos os atendimentos. Qualquer dúvida ou esclarecimento. Nas próximas sessões realizamos trabalho de identificação de pensamentas disfuncionais e na reciclagem desses pensamentos. Entre em contato.

Psicoaaprender Psicólogo em Contagem

4 respostas

24 NOV 2015

bom dia Camila, nao trabalho com esta abordagem mas todas as abordagens, bem desenvolvidas, trazem um resultado positivo. abraços

Iara Enilda Araújo Psicólogo em Fortaleza

23 respostas

24 NOV 2015

Camila, como meus colegas já falaram o início seria para o conhecimento de ambas, criação de vinculo, mas o que acho importante dizer é que desde o início existe a participação do terapeuta conversando, analisando junto com vc o que te deixa ansiosa e propondo um objetivo a ser trabalhado. Estou a disposição. Abs

Shirlei Lizak Zolfan Psicólogo em São Paulo

6 respostas

19 NOV 2015

Boa tarde Camilla,
É importante ressaltar que a terapia não tem resultados significativos em poucas sessões. Os primeiros encontros serve para que o terapeuta conheça a sua paciente, entenda o caso e crie vínculo. A terapia cognitivo-comportamental é mais estruturada e muito eficiente para tratar transtornos de ansiedade, portanto é preciso ter paciência para obter resultados relevantes.

19 NOV 2015

Bom dia Camila!
As primeiras sessões na Terapia Cognitivo Comportamental são para levantar informações sobre o que você traz como problema. Como você mencionou a questão da ansiedade, certamente você tem vivido mais no futuro do que no presente.
As pessoas que sofrem de ansiedade tendem a se preocuparem mais com coisas improváveis ou acontecimentos futuros remotos do que outras pessoas ansiosas (Dugas, 2009). Alguns dos objetivos da terapia cognitivo comportamental nesta situação é avaliar os pensamentos que geram esta ansiedade, suas crenças e também ajudar o cliente a avaliar a probabilidade de um evento inesperado vir a acontecer e suas consequências, se ele realmente acontecer.
Trata-se de uma abordagem objetiva, focada na resolução do problema do cliente.
Espero ter ajudado a esclarecer.
Fico a disposição para o que precisar.
Abs.

Ana Carolina de Miranda Psicólogo em Belo Horizonte

23 respostas

19 NOV 2015

Camila, olá, as consultas são realizadas uma vez por semana ou conforme a sua demanda. A base, é a conversação afim de investigar o seu problema. O tratamento lhe promove reflexões ajustando os seus pensamentos/comportamento.

18 NOV 2015

Olá, Camila. Como meus colegas de profissão explicaram, as primeiras sessões servem para compreender a situação do paciente, coletando informações relevantes acerca do problema atual, e da sua história pregressa. Geralmente eu faço uma anamnese (caracterizada por essa coleta de dados), além da verificação do humor da pessoa, pelas "escalas de Beck", e explico a dinâmica das sessões seguintes. Acredito que todo profissional da terapia cognitivo comportamental (tcc) segue mais ou menos essa mesma linha, com algumas diferenças sutis a partir da cada personalidade. O que importa é a relação estabelecida que venha trazer conforto para quem busca terapia. E recomendo a terapia cognitivo comportamental para pessoas com crises de ansiedade, uma vez que, tal abordagem faz usos de técnicas excelentes no combate a esses quadros. Espero ter ajudado e que você encontre em sua cidade um profissional para te ajudar. Um abraço.

Ticiana Araújo Carnaúba Psicólogo em Salvador

40 respostas

18 NOV 2015

Olá Camila. Eu sigo a Linha da TCC. Na primeira sessão, aplico um teste que avalia seu estado de humor (depressão, ansiedade e esperança/desesperança) e já lhe dou o resultado na hora, e comentamos sobre ele. É chamado de "As escalas de Beck". Ouço sua queixa, colho informações relevantes de toda sua história de vida, e explico a TCC utilizando seus próprios exemplos. Além disso, mostro algumas fichas com figuras e exemplos, que auxiliam na compreensão de como funcionará a terapia. Verifico também suas expectativas em relação à psicoterapia. Na segunda sessão, caso não tenha dado tempo de pegar todas as informações relevantes de sua história, finalizamos isto na 2a sessão, e já começamos a utilizar técnicas da TCC. Fazemos também uma lista de problemas e metas, que é avaliada a cada 6 ou 8 sessões. Qualquer outra dúvida, pode voltar a me perguntar, ou a qualquer outro profissional daqui deste site. Um abraço.

Paula Biscaro Oliveira Psicóloga e Coach Psicólogo em São Caetano do Sul

18 respostas

18 NOV 2015

Oi Camila,
As primeiras três sessões são para se ter um diagnóstico,
Depois numa abordagem interativa iremos trabalhar os seus padrões e crenças que dificultam o teu caminhar, num processo de autoconhecimento.
Abraços e boa sorte

Ana Maria de Araujo Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

18 NOV 2015

Olá

As primeiras sessões serviram par o terapeuta fazer um diagnóstico do paciente. O terapeuta fará perguntas investigativas, ouvirá o paciente e identificará as crenças desfuncionais que estão atrapalhando, prejudicando o paciente.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

18 NOV 2015

Olá,

O papel do terapeuta cognitivo comportamental adota uma postura ativa nos referidos tratamentos, precisa fazer uma investigação nas primeiras sessões para identificar a necessidade do paciente.

FIP Psicologia Psicólogo em Mogi das Cruzes

20 respostas

18 NOV 2015

Bom dia!! Nas primeiras sessões é realizado uma investigação para levantar o maior número de informações possíveis, a chamamos de questionamento socrático, o tratamento para ansiedade pode envolver várias técnicas diferentes, entre elas, relaxamento, controle de respiração, enfrentamento de situações desencadeantes de crises, vai depender do grau da sua ansiedade, a princípio eu aplico dois testes: BAI e BDI, que são para medir o grau de ansiedade e se existe depressão concomitante, também trabalho com um projeto chamado CAT, que é muito Eficaz no tratamento da ansiedade generalizada, um abraço.

Cristovia Paes de Souza Psicólogo em São Paulo