É possível que eu talvez tenha a síndrome de asperger?

Feita por >Anônimo · 30 mar 2021 Transtornos personalidade

Recentemente, enquanto pesquisava sobre a minha timidez acabei descobrindo sobre a Síndrome de Asperger, a qual acabei me identificado em alguns pontos, sobre dificuldade de comunicação e frieza. Passei muitos anos da minha infância e começo da adolescência frequentando psicológico e neurologista e o meu diagnóstico sempre foi alto grau de ansiedade e TDAH. Durante a infância nunca tive nenhum sintoma que levasse à Síndrome de Asperger, sempre fui uma criança super agitada e comunicativa com todo mundo ao meu redor, porém tinha dificuldade de criar amizades devido ao fato da minha hiperatividade, algo que foi se estabilizando ao longo dos anos e me permitindo estabecer amizades. Na entrada da adolescência passei de uma criança bem comunicativa para ser mais quieto e reservado, porém nāo era sozinho, tinha amigos e conversava muito com eles na escola, ia a festas, como um adolescente normal. Porém com o tempo acabei me tornando cada vez mais reservado e com mais dificuldades de expressar emoções. Hoje em dia nāo tenho problemas com o que diz a respeito a levar uma vida normal, sou super independente e resolvo o que tiver que ser resolvido, porém tenho bastante dificuldade em criar novas amizades e iniciar conversas, só de pensar em ter que falar algo ou expressar a minha opinião com pessoas que eu nāo conheço a minha ansiedade ataca e fico super nervoso, o que acaba afetando diretamente minha vida pessoal e também o meu trabalho, pois frequentemente preciso participar de reuniões. Apesar de falar e apresentar bem, tanto que muitas vezes as pessoas nem acreditam quando digo que estou nervoso, a minha ansiedade ataca em pensar nos possíveis questionamentos e erros que eu possa vir a cometer e travar enquanto estiver apresentado para algum cliente.

Apesar de ser bastante solitário e precisar do meu espaço, eu curto bastante poder estar entre pessoas e grandes aglomerações, me sinto a vontade. Nāo gosto de ser tāo solitário, isso me incomoda, quero poder estar entre pessoas e desfrutar de novos momentos. Porém a minha ansiedade ataca toda vez em que eu penso em ter que expressar a minha opinião ou iniciar uma conversa com alguém que eu nāo conheça.

Sempre pensei que fosse timidez e que pudesse passar a aprimorar essa minha dificuldade que criei quando entrei na adolescência com prática, mas o meu receio é de que talvez eu tenha a Síndrome de Asperger, pela a minha dificuldade de comunicação.

Porém, por outro lado, sou muito comunicativo com pessoas que eu conheço e também curto testar coisas novas, tenho uma rotina por causa do trabalho, porém sempre que posso, gosto de altera-la e experimentar algo diferente. Meu maior objetivo na vida é poder sair do país para recomeçar a vida no exterior e poder descobrir novos lugares, assim como conhecer diversos países com culturas diferentes. E como estou prestes a realizar esse sonho, me preocupa caso eu realmente tenha a Síndrome de Asperger.

Outro fator é o fato de eu ser gay e morar em uma cidade conservadora no interior, portanto nunca tive ou busquei qualquer tipo de relação, além de sexuais, por medo e receio das pessoas descobrirem, apesar de querer muito ser livre para poder me relacionar com alguém. Nunca acreditei que isso pudesse me afetar, porém hoje eu percebo o quanto isso me afeta, contribuindo para que eu seja mais e mais reservado.

Sou uma pessoa muito fria e de poucos sentimentos (Típico capricórnio hahaha), porém essa frieza é algo que eu odeio sobre mim. Talvez eu seja assim por ser uma pessoa extremamente infeliz com a minha situaçāo atual. Porém, por outro lado, eu nāo tenho nenhuma dificuldade em perceber expressões ou olhar no olho das pessoas.

É possível que eu talvez tenha a Síndrome de Asperger? Ou pode ser somente timidez e ansiedade?

A melhor resposta 31 MAR 2021

Olá, Felipe!
A Síndrome de Asperger é um diagnóstico bastante complexo, que costuma levar tempo para se firmar. Primeiramente, gostaria de dizer para tomar cuidado com o que lê na internet, pois às vezes podemos nos assustar e ter entendimentos precipitados com o que vemos.
Como não te conheço mais profundamente, não posso afirmar muita coisa. Porém, o que posso dizer é que a partir de seu relato tive o entendimento que sua queixa parece ser muito mais pontual do que costuma ser quando se fala nesta mesma "timidez" no caso de uma pessoa com asperger.
Além disso, você parece reconhecer bem seus altos e baixos na tentativa de ser menos tímido, e apresenta motivos para que essa timidez seja mais algo sobre relações sociais do que algo que está em você independentemente do contexto.
Porém, se você está se sentindo mal com essa dúvida, vale a pena procurar um profissional psiquiatra e/ou psicólogo e se abrir quanto a isso. Além disso, essa experiência também poderia te ajudar na sua queixa da timidez, para compreender melhor as origens disso e o que é possível fazer.
Espero que eu tenha ajudado de alguma forma! :)

Carolina Gumiero Psicólogo em Campinas

3 respostas

18 ABR 2021

O Transtorno do Espectro Autista, mesmo leve (o termo sindrome de asperger caiu em desuso com o CID 11), é um transtorno do neurodesenvolvimento e, portanto, já na infância poderia ser diagnosticado. Há algumas características em comum no TEA, como por exemplo a dificuldade da pessoa em mudar rotinas e a dificuldade de comunicação não-verbal. Com base no seu relato, você apresenta comportamento oposto ("gosta de testar e fazer coisas novas, sair da rotina"; "consegue perceber expressões ou olhares dos outros"; "incomoda-se em ser solitário, pois gosta de estar entre pessoas"), levando-me a crer que você esteja passando por um quadro de ansiedade, fruto ou não do TDAH, mas sem a presença de TEA.

Maria Luisa C. Ferraz Psicóloga Psicólogo em Cotia

16 respostas

31 MAR 2021

Olá Felipe, cuidado com o autodiagnóstico. Em relação ao Asperger, é uma síndrome que exige um diagnóstico completo e especializado. Pelo seu relato, parece que você tem algumas questões que merecem ser trabalhadas. Procure apoio psicológico, você na terapia será capaz de se compreender melhor, enxergar seus medos e a origem deles, bem como se fortalecer e ficar mais seguro.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

31 MAR 2021

Olá Felipe! Grato por escrever. Você tem Felipe em sua inteireza. Pelo escrito, você apresenta recursos promissores para a sua evolução. Certamente não vale à pena, nessa altura da vida, você fixar em Asperger ou TDAH. Há muitos elementos a compreender quanto ao nível ótimo de ansiedade, aos componentes bons e ruins da timidez. Cada pessoa é única, rara, cheia de potencialidades e possibilidades. Conduzir a busca do entendimento e uso disso, com a devida ponderação é o caminho a ser investido.
Ansiedade e timidez, geralmente não são aspectos a considerar o ter ou o não ter, mas sim o grau e a forma de manifestação e uso.
Espero ter ajudado.
Estarei à disposição para aprofundamentos que se fizerem necessários ou adequados.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes; máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

31 MAR 2021

Nessa tua fala de conseguir realizar as apresentações mais ter medos de julgamentos e erros. Você apresenta uma distorção cognitiva que pode ser tratada em psicoterapia. Acho que não deveria está tão focado no diagnóstico, e sim no tratamento.
A terapia cognitivo pode te ajudar a trabalhar distorções, pensamentos e alinhar metas quanto aos teus objetivos de vida e trabalhe habilidades sociais. Você pode treinar e aprender essa interação interpessoal.
Como você mesmo relata a sua questão ambiental e demográfica , influem diretamente na sua vida social. Isso também precisa ser realinhado.

De qualquer forma, existe a necessidade de você passar por um atendimento profissional. Para fechar este diagnóstico e trabalhar algumas das questões por você apresentadas.

Psicóloga Ariane Da Silva Barbosa Psicólogo em Rio de Janeiro