Por que fracassei tanto?

Feita por >Alê · 17 jan 2021 Desenvolvimento pessoal

Não sei por onde começar, talvez eu nem consiga explicar realmente a situação. Sou homem, 26 anos e homossexual. Assim que saí do ensino médio passei em uma universidade federal mas decidi não cursar por que eu pertencia a uma religião que não incentivava o ensino superior(eu não me aceitava como homossexual). Logo após sair da religião num processo traumático acabei tendo que trabalhar e fui trabalhar num açougue (não estou menosprezando a profissão)
mas certo dia ao chegar em casa todo sujo decidi que eu ia novamente ir pra faculdade. Consegui um emprego melhor, consegui uma bolsa 100% numa instituição boa no curso de Engenharia civil, namorei um rapaz por 5 anos e estava bem. Durante esse tempo eu acabei trancando meu curso visto que fui promovido e meu trabalho se tornou um pouco exaustivo, tentei voltar mas acabei perdendo a bolsa por falta de rendimento. Nesse meio tempo meu namoro também terminou e fui demitido. Me senti perdido, pois por mais que eu tivesse reservas financeiras parecia que minha vida estava estagnada. E foi nesse momento que conheci outro rapaz de uma cidade próxima, onde eu ia pra casa dele alguns finais de semana. Ele já estava formado numa área próxima do meu curso, ganhava bem e era independente. Eu estava num emprego novo(não muito bom) e sem perspectiva de voltar a estudar. Foi nesse momento(25 anos) que me senti um fracasso. Eu ainda morava com meus pais, não estava formado, estava num emprego que ganhava metade do emprego anterior e ainda era afetivamente triste pelo relacionamento anterior. Pois bem, passei na universidade federal no curso de Engenharia química e decidi ir morar com meus parentes pra cursar(era meu sonho estar na UF). Bem, ao chegar na UF não se passaram duas semanas e a pandemia explodiu. Agora eu estava longe dos meus pais, morando com parentes e minha grana ia acabar logo(eu contava com os auxílios da universidade e dinheiro que meus pais que são pobres iam enviar, mas com a pandemia tudo ficou difícil). Tradução: fiquei que nem um poste na casa dos meus parentes sem dinheiro, emagreci praticamente 7 kilos e vivi um looping de uns 2 meses com dias iguais e sem perspectiva. Pois bem, aquele rapaz da cidade vizinha pagou minha passagem e eu voltei, fiquei com ele na casa dele e na dos meus pais, revezando. Ele foi transferido pra outro estado e eu fui com ele, estávamos levando uma vida praticamente de casados. Mas não era minha vida, sabe? Ele, por mais que fosse bondoso, tinha seu jeito de levar. a vida. Em alguns momentos ele foi bem grosso comigo e eu já cheguei a ver algumas mensagens suspeitas no wpp, mas ignorei. Também ignorei às vezes que sofri grosseira e isso foi criando um sentimento de inutilidade tremendo em mim. Não era meu lar, mas também não conseguia me sentir mais em casa na casa dos meus pais também. Eu não conseguia sentir que algum lugar no mundo "era meu lar", e é exatamente assim que me sinto quase um mês após voltar pra casa dos meus pais (eu ainda estou namorando com o tal rapaz, mas decidimos ficar um tempo longe). Durmo num colchão do lado da cama deles, não consegui emprego algum, tenho quase nenhum amigo pois os amigos que eu tinha na igreja não tem contato comigo e eu consegui fazer poucas amizades durante esse tempo e ainda falta um bom tempo pra se formar. Ah, e claro: a pandemia parece não terminar. Estou sem dinheiro, me sinto inútil, passo o dia jogando qualquer coisa, tenho vergonha da minha vida atual tanto que desativei minhas redes sociais só pra evitarem de ficar me perguntando. 26 anos nas costas e só tenho um relacionamento onde há um monte de incertezas, sem formação, dormindo num colchão do lado dos meus pais. Meu olhar é até cinza, me sinto engolido pela tristeza e vergonha.

A melhor resposta 19 JAN 2021

Olá Alê! Obrigada por sua participação.
Para 26 anos você já teve muitas experiências, hein? Mas o que me preocupa é seu estado atual. Entendo que sua situação financeira não é a melhor agora, mas se você busca mudar seu olhar cinza, para um olhar mais colorido para o mundo, deve encontrar forças para iniciar/continuar.
Estou profundamente tocada com sua história e se for de sua vontade, gostaria de ajudá-lo no processo psicoterapêutico. Pense sobre isso. Estarei aqui para o que precisar.

Um grande abraço,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

19 JAN 2021

Olá Alê.
Sempre há altos e baixos na vida, saber lidar com os momentos que não são bons é que faz algumas pessoas se sobressair.
Comece a ver a sua vida pelas conquistas que teve como passar em uma faculdade federal. Você tem noção do que é esta conquista? Da quantidade de pessoas que nunca conseguiram isto?
Você percebe que saiu da inércia de uma profissão que para você não tinha futuro e conseguiu algo muito melhor para sua realidade?
Onde foi parar este rapaz que conseguiu mudar padrões?
Cuidado com as pessoas com quem você se relaciona, pois algumas costumam não perceber suas conquistas e só te coloca para baixo, assim você não consegue subir, e quando tenta estas pessoas te derrubam. Então procure relacionamentos tanto de amigos como namoro mais saudáveis.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

18 JAN 2021

Olá Alê, poxa, quantas idas e vindas, mas a vida ás vezes é um eterno recomeço. Não desanime nem desista de seus sonhos. Este seu momento parece ser extremamente difícil mesmo. Seria muito importante você ter uma ajuda neste momento. Penso que uma terapia irá te ajudar muito. Alguém isento para te ouvir, te acolher. Pense nisso.

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

18 JAN 2021

Olá Alê! Que bom que você escreveu! Certamente seu relato fala que plantações e colheitas. Você passou duas vezes em vestibular de Universidade Pública: jamais desista disso. Faça seu curso - começo, meio e fim. Certamente há ansiedade em você. Tenha calma. O passado não podemos modificar como experiência, mas podemos olhar de formas mais ricas para ele, para aprender. A Ciência, com ética, profundidade e comprometimento é altamente religadora. Dê seus passos em busca de se tornar um cientista. Dê um passo de cada vez. Não devemos ter vergonha das nossas verdades. Nós sabemos porque elas ocorreram como ocorreram. As verdades dos outros também apresentam altos e baixos, apresentam descuidos, falhas. O presente você faz agora. A firmeza a dedicação, o foco a vinculação clara com o futuro que se quer, fará o presente situação de ações certeiras. Atenção: olhe para as pessoas, converse com elas com afeto, muitas novas amizades começarão a surgir.
Você, certamente tem muitos recursos internos, muitos sonhos e potenciais que você irá realizar. Insista, persista, tenha mente aberta.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.