Vejo minha vida eu sinto muita dor e penso ser fracassado

Feita por >Matheus · 22 jun 2023 Abordagem psicológica

Desde pequeno não sinto muita coisa, cresci com minha vó pois só ela quis me acolher quando meus pais morreram, nunca tive muito contato com minha família.
Quando eu morava com minha vó com certeza essa época foi boa era eu e minha vó a gente se dava muito bem eu nunca fui um exemplo de Neto mas me esforçava pra dar orgulho a ela mas não durou muito esse tempo de alegria.
ela morreu de câncer no pulmão
Lembro que essa foi a única vez que vi minhas tias e tios e primos me olhavam como se fosse um estranho quando a gente tava no hospital visitando minha vó, eu tinha 10 anos nessa época foram 7 anos com minha vó depois disso as coisas não melhoraram tanto não consegui cursar medicina mesmo tentando 4 vezes, tenho um péssimo emprego que lida com pessoas não ganho bem e moro nessa birosca que o dono chama de casa (alugada).
Fiz esse apelo pois eu não tô mas ligando pro mundo tô cada dia mais pessimista e tenho essa sensação de solidão já que não consigo me enturmar direito, e principalmente por que esse pensamento de suicídio tem ficado cada vez mais frequente eu não quero isso mas quando olho ao meu redor e vejo minha vida eu sinto muita dor e penso ser fracassado e o pensamento suicídio vem como uma solução pra tudo isso

A melhor resposta 25 JUN 2023

Olá Matheus, espero que esteja tudo bem com você!

Não existe fracasso para aqueles que ainda estão vivendo sob a terra, e isso inclui você, eu, e todos os demais. Existe uma ideia muito errada sobre o suicídio, que é acreditar que ele vai cessar nosso sofrimento por completo, nos levando para um paraíso onde tudo seja perfeito, sem dor e sem desafios. Isso não é verdade, e, muito pelo contrário, o suicídio vai aumentar muito o seu sofrimento, e não apenas seu, mas de todos aqueles que estão a sua volta, e por muito mais tempo. Você está indo muito bem em sua vida Matheus, e eu te parabenizo por isso. Você não está deixando de tentar, de buscar, de criar oportunidades. Tenho certeza que, ao seu momento, as mudanças vão acontecer. Não deixe de tentar, de buscar, de acreditar, pois nossos pensamentos são, na verdade, o ensaio para que possamos criar a realidade da maneira que desejamos. Ao longo de sua vida houveram muitos momentos desafiadores, e você passou por todos eles. Por isso, não deixe agora, que esses momentos possam cercear as inúmeras possibilidades que você tem eu seu futuro, mas que eles possam te impulsionar a seguir adiante. Tudo bem não estarmos bem alguns dias, nossos sentimentos são dinâmicos, e serão ao longo de nossas vidas. O que não deve acontecer é nos identificarmos integralmente com esses sentimentos que nos fazem mal, que nos deixam pessimistas e nos impedem de crescer enquanto pessoa, enquanto ser humano. Por isso, é indicado que você possa encontrar meios, e desenvolver estratégias para superá-los agora, neste momento, para que você possa voltar a trilhar o seu caminho, rumo ao que você deseja. Se dê esse presente, e continue a se dar ao longo da vida. Com um profissional de Psicologia você terá a oportunidade de trabalhar essas questões, e de construir os meios necessários para você obter aquilo que deseja em sua vida. Paciências, resiliência, empatia, não são apenas palavras, são habilidades que pode e devem ser desenvolvidas ao longo de sua vida, para te oferecer um bom suporte nos momentos mais desafiadores. Acredito que você não deixou de crer em si próprio, mas agora precisa apenas de algum auxilio para lidar com algumas questões, e um profissional de Psicologia pode te ajudar muito neste momento. Não deixe de procurar esse profissional o quanto antes, para que seu processo possa ser iniciado, e sua mudança entre novamente em curso. Olhe para o outro lado, e verá imediatamente novos horizontes em sua vida.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

4 JUL 2023

Sabia que honrar sua familia, sua avó, é ir além? Você parece que sente alguma culpa aí nesse processo todo, o que tá te prendendo na vida e não te permite ir além. Você disse que se esforçava pra dar orgulho mas não durou muito tempo essa alegria, é como se carregasse a culpa , como se fosse: não dei orgulho o suficiente porque ela morreu, não fiz o suficiente, senão ela estaria aqui. Aí você foi tentar Medicina pra cuidar de pessoas justamente pela culpa que carrega disso tudo aí, mas como se sabota e sente que não é capaz porque não foi capaz lá atrás, você não passa. E todas as demais coisas não andam também. Entra em contato comigo, vamos entender mais essas dinâmicas ocultas, tua autossabotagem , falta de autorização e permissão , além de culpas que talvez não tenha consciência e percepção. Vem mudar tua história, refazer o significado de tudo isso aí , te perdoar e ir além? Te aguardo.
Steffany E. Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

25 JUN 2023

Matheus
Você está se sentindo assim porque está se colocando como vítima da situação...
Quando conseguir entender e conhecer quem é voce e o que veio fazer aqui, as coisas começam a mudar.
Voce não está aqui por acaso, está aqui porque se colocou um objetivo, trate de conhecer este objetivo pois é este que vai impulsionar a tua vida para frente.
Por enquando voce só está na queixa, perdeus seus pais, sua avó e os outros parentes pouco caso fazem por voce...
Dê graças por isso... teus pais possibilitaram voce estar aqui e tua avó cuidou de ti... seja grato por eles.
De agora em diante, só tem que cuidar de si mesmo e do teu objetivo. A pouca ligação que tem com seus parentes te facilita, pois podes largar o freio e deixar a vida te conduzir...
Voce não veio aqui para ser importante para os outros; nasceu para realizar a si mesmo.
Faça Psicoterapia para se conhecer, viver a sua existência e aprender a lidar com o sistema, com o meio, sem nunca colocar-se em dissonância consigo mesmo.
Tudo isso que voce passou e está enfrentando é passageiro... as coisas começam a acontecer quando conseguir tirar o veu que cobre voce da realidade.
Abraços ... sei que vai conseguir.

5817 respostas

23 JUN 2023

Oi Matheus! Obrigado por escrever. Será muito enriquecedor para você e para as pessoas com as quais você trocar informações sobre os encontros de histórias de vida. Manifestou-se aqui porque quer conversar. É isso mesmo. Conversar te fará muito bem. Tanto a conversa com o psicólogo, quanto a conversa com a criança, o adolescente, o jovem, o adulto, o idoso, podem ser conversas esclarecedoras, integradoras, geradoras de sensação de pertença, de ampliação de conhecimentos. Vamos conversar?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.