Sinto que fiz escolhas erradas desde nova e hoje sou um fracasso

Feita por >Girassoldaluz · 15 jul 2023 Abordagem psicológica

Eu teria que escrever muita coisa pra explicar, mas vou tentar ser objetiva.
Bom, eu sou a quinta filha dos meus pais e a mais nova, eles não queriam mais filhos e senti que isso tudo respingou em toda minha infância, vendo a diferença de tratamento entre eu e meus irmãos e sempre sendo taxada como " a filha difícil". ( a filha difícil por ser mais opiniosa, não por trazer problemas como drogas e vicios). Minha mãe sempre julgava minhas amizades e tudo que eu fazia, e até hoje tenho dificuldades em ter amigos por bloqueios.
Bom meu pai, militar, super rígido, veio a falecer quando eu tinha 15 anos e daí tudo piorou em relação com minha mãe.
Com 17 anos namorei um menino que acabei sufocando ele, acho que já por carências e problemas e traumas. E eu me apeguei de uma forma absurda, talvez até pela ausência do meu pai ( que era ausente até mesmo quando vivo).
Logo que terminamos quando eu tinha 18 anos, em 6 meses me envolvi com meu atual marido ( que hoje já temos 10 anos juntos)
Percebi que me envolvi com ele rápido por uma carência absurda que vive em mim.
Eu e ele namoramos 1 ano e logo já fomos morar juntos, sem casar.
Ou seja com 20 anos eu e ele morávamos juntos, e com 22 anos engravidei do meu filho, ficava por casa para cuida-lo. Eu vivia uma vida do lar, cuidava do filho, limpava a casa e só o que eu fazia, um vazio enorme, estava louca para voltar a trabalhar.
Quando ia iniciar minha vida profissional, o filho da minha irmã teve leucemia, como eu era muito apegada a ele me dediquei 1 ano a hospital com ele nos tratamentos. E logo engravidei d novo, da minha menina que hoje tem 2 anos e meio.
Meu companheiro que até hoje vivemos juntos nunca casamos e apesar de eu sempre querer ele nunca vai atrás disso.
Hoje arrumando meu guarda roupa cai na real, de quantos vários nadas eu contrui.
Nesse todo tempo descrito sonhei em casar, nunca meu companheiro fez questão disso. Sempre quis ter minha casa, mas nunca conseguimos. Mal tenho roupas pra vestir.
Meu companheiro não é alguém que ganha mal, tem um bom retorno financeiro, mas se indivídou e nunca soube se organizar.
Acho que agora meu casamento está se acabando. Não tenho mais admiração por ele...
Por mais bom que ele seja, não acredito que nesses 10 anos juntos, eu dedicando a minha vida para meus filhos, e ele sempre ganhando bem nunca ter conseguido me proporcionar uma vida digna.
Não me presenteia, não me leva pra sair, nada!
Início desse ano coloquei meus filhos em horario integral na escola para trabalhar..
E o meu marido me convidou para trabalhar com ele, ajudar organizar as coisas, se passou 5 meses, e tudo igual, dívidas acumuladas, ele desorganizado, eu me sentindo fracassada
Decidi pegar um serviço, vou ganhar pouco, mas vou dar esse start necessário para eu me sentir viva de novo.
Hoje minha maior motivação são meus dois filhos, quero ser alguém melhor, quero dedicar profissionalmente para viver bem com eles.
Mas meu sentimento é de total fracasso, que vivi uma infância infeliz, que tive um casamento levado pela barriga e sem estrutura..
Hoje com 29 anos, me sinto madura de enxergar tudo isso, vejo que são respingos do passado, mas preciso me libertar da dependência emocional.
Desculpem o texto meio sem contexto, escrever uma vida em algumas linhas seria impossível.

A melhor resposta 25 JUL 2023

Primeiro, gostaria de dizer que é compreensível que você se sinta frustrada e sobrecarregada com a sua história de vida e as escolhas que fez até agora. É normal refletir sobre o passado e perceber como certas experiências podem ter afetado suas decisões e relacionamentos.

O fato de ter vivido uma infância marcada por tratamentos diferentes e se sentir rotulada como "a filha difícil" pode ter impactado sua autoestima e suas habilidades sociais. É importante reconhecer esses padrões e trabalhar para se libertar da dependência emocional que você mencionou.

A maternidade pode ser um desafio, e é compreensível que você tenha se dedicado intensamente aos seus filhos. Contudo, é igualmente importante encontrar um equilíbrio em sua vida, incluindo a realização pessoal e profissional, para que você se sinta plena e satisfeita.

Quando se trata de seu casamento, é válido que você reflita sobre suas necessidades emocionais e como elas estão sendo atendidas na relação. Se você não sente admiração por seu marido e percebe que não está recebendo o apoio que precisa, é importante conversar abertamente com ele sobre seus sentimentos e expectativas.

Buscar trabalho pode ser uma ótima iniciativa para se sentir mais realizada e independente. Valorize suas ambições e interesses pessoais, pois isso também contribuirá para que você seja um exemplo positivo para seus filhos, mostrando-lhes a importância de ter objetivos e perseguir seus sonhos.

Considerando sua sensação de fracasso, lembre-se de que todos enfrentamos desafios na vida e é normal cometer erros. O importante é aprender com as experiências e se permitir crescer e evoluir. Se sentir que precisa de apoio adicional para lidar com questões emocionais e traumas do passado, considerar buscar ajuda terapêutica pode ser uma opção valiosa.

Lembre-se de que você tem o poder de moldar seu próprio caminho e criar uma vida mais satisfatória para si mesma e seus filhos. Focar em seu crescimento pessoal e profissional pode ser um passo importante em direção a uma vida mais plena e realizada.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

18 JUL 2023

Quer apoio para sair disso e ressignificar sua vida ? Você tem a percepção dos problemas, questões familiares , traumas, mas precisa agora fazer os movimentos para sair disso e só terapia para te ajudar nesse processo. Entre em contato comigo!

Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

18 JUL 2023

Olá Girassol!
Obrigada por nos procurar na plataforma Mundo Psicólogo, espero que vc encontre entre nós a ajuda que tanto procura.
Existem muitas questões a serem trabalhadas, deixarei algumas dicas que espero que a ajude neste processo, lembrando a importância de procurar um profissional para ajudá-la neste processo, portanto, vamos começar anotando o que você quer fazer daqui para frente, seus objetivos. O ato de planejar induz, propicia e facilita a reflexão, promovendo o conhecimento e o autoconhecimento fundamentais para o desenvolvimento de atividades em qualquer ramo, acredite em si mesma, vc consegue. Suas crenças, tudo que se refere ao seu passado é bom registrar, investigar e averiguar as evidências de todos aqueles pensamentos que a deixam mal.
Assim como o planejamento é a reflexão sobre as ações que pretendemos realizar para alcançarmos nossos objetivos, a gestão é a administração destas ações em nosso cronograma, em nossa rotina diária. A gerência do planejamento o mantém constantemente atualizado e em sintonia com as mudanças de nossa realidade, conferindo-lhe maturidade e longevidade.
Você é nova, mesmo que não fosse depende só de sua vontade ter uma carreira, então estabeleça um mapa que mostre não só os destinos como também os trajetos mais adequados para alcançar seus objetivos. Nunca é tarde para se graduar caso seja esse um dos seus desejos, escolha a profissão e vamos em frente, trabalhando todos os pensamentos e emoções que por ventura você tiver que possa atrapalhar seu processo.
Estabeleça seus objetivos, descreva metas específicas, a síntese das competências desejáveis. É o desdobramento de
seus valores, sonhos, etc... Sobre seu relacionamento, converse com seu marido sobre os seus incômodos, diga a ele o que vc deseja, sugiro terapia de casal e individual para vocês. Anote além dos objetivos, a mulher que você idealiza ser, e vamos focar para que vc consiga alcançar seus objetivos. Terapia é de suma importância nesse processo, procure ajuda, ok. Abço

Crisângela N. De Menezes Costa Psicólogo em Manaus

24 respostas

17 JUL 2023

Olá, Girassoldaluz.
A psicoterapia poderá te fazer muito bem, para se valorizar e talvez valorizar a relação que tem.
Se você não se valorizar, dificilmente alguém o fará por você.
Se tem algumas coisas que gostaria de ter conquistado e não teve, talvez porque faltou assertividade e foco em resultados. Leia mais sobre estes assuntos: assertividade na comunicação e foco em resultados. Talvez te traga uma luz.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

17 JUL 2023

Olá Girassoldaluz! Obrigado por escrever. A história que vivemos não podemos modificar, podemos lembrar dela para aprender, para nos melhorar. Todos as pessoas estão em constante modificação, inclusive você e seu marido. É preciso precaução, especialmente quando se tem dois filhos, para escolher com sabedoria, discernimento e sensibilidade, formas de construir e desenhar a estrada do futuro.
Quando maior a consciência que temos que fizemos escolhas erradas, maior a possibilidade que temos para aprender com elas. De outro lado, no momento das escolhas, achávamos que era a melhor escolha. Estamos em interminável construção e aprendizado.
Certamente que a expressão: "...hoje sou uma fracasso." é inadequada.
Enriqueça a tua vida com aprimoramentos.

Ary Donizete Machado - CRP 06/24712-5 Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8644 respostas

17 JUL 2023

Girassol, vejo que vc já fez algumas conexões entre sua história de vida e suas dificuldades pessoais, isso é mto bom, denota um processo de autopercepção e autoconhecimento em andamento.
A questão financeira é sempre algo muito impactante na vida de um casal. Você já sentia falta de admiração antes do seu esposo se endividar?
Casamentos longos podem se tornar monótonos com o passar do tempo, o casal - se assim decidirem - devem se empenhar para reacender a chama, pois o desejo e o amor precisam ser alimentados senão acabam por enfraquecer mesmo.
Você se vê dependente emocionalmente hoje do seu esposo? Se um dia esteve, parece estar mais liberta dessa dependência atualmente.

Abraço

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo

42 respostas

17 JUL 2023

Penso que voce tem muitos insights sobre o que pode ter ocorrido na sua vida pelo relato de sua história, já é o primeiro passo, querer ser independente em todos os aspectos da sua vida, do profissional ao emocional... se conhecer, se libertar é a chave para a independencia. Comece a terapia e verá tudo florescer e fazer sentido. Estou á disposição se quiser seguir com esse processo. Forte abraço!!!

Grinis Tatiele Medonça Psicólogo em Curitiba

5 respostas

16 JUL 2023

Oi Girassoldaluz
Se voce se designou Girassol é por que tem uma luz interna que te chama para ser.
Não, voce não é um fracasso, apenas não moveu as peças exatas que tornam a tua existência feliz e realizadora.
Tudo o que passou, foram experiências, algumas gratificantes mas outras não, as quais poderias ter conscientizado das mensagens que a vida estava te dando.
Agora estás num outro momento e podes, de uma forma mais responsável e madura, cuidar de si mesma.
A tua motivação maior é voce mesma, não são seus filhos;
A primeira realidade é voce: trate de saber quem é, cure seus traumas, seus conflitos, cure seu emocional;
A segunda realidade é seu marido: se as coisas não estão boas, dialogue e cheguem à conclusão de como podem prosseguir juntos, ou se não é possível.
A terceira realidade são os teus filhos: eles apenas querem a mãe seja realizada e feliz; eles saberão te copiar para serem feliz.
Não se deixe levar pelas experiências que enfrentou desde a tua infância - experiências do sistema.
A vida te deu a liberdade e o poder de sempre fazer novas escolhas
Saiba viver a sua vida e saiba usar o sistema em teu benefício.
Para isso, existe a Psicoterapia que pode te auxiliar para te colocar nas diretrizes da vida.