Sinto muita angustia ao ver casais demonstrando afeto. O que pode ser?

Feita por >Brenda K · 5 jul 2021 Desenvolvimento pessoal

Desde que me lembro, sempre fui uma criança fechada para carinho, afeto, e toques no geral. Lembro de não gostar quando parentes vinham me abraçar e beijar, mesmo que fosse minha mãe. Até hoje, só de pensar sinto minha pele pinicar haha. Sempre que vou abraçar alguém, mesmo que seja iniciativa minha, tenho que 'me forçar' a isso e me preparar mentalmente; conto até os segundos para largar o abraço. Até ficar encostada muito tempo em alguém (tipo, ombro a ombro) já me sinto agoniada skjdhsakj. E isso de pessoas próximas, desconhecidos nem se fala.

Nunca fiquei preocupada com isso. Todos acabam se acostumando e de certa forma respeitando que sou assim mesmo; as vezes, é claro, que me abraçam/tocam de surpresa e eu fico toda ansiosa por uns segundos ksajdka, mas é bem raro.

A questão é que... sempre, sem exceção, que vejo/assisto algum casal demonstrar toque, carinho e afeto um com o outro (de forma romântica), eu sou invadida de uma tristeza tão grande.. As vezes pode durar só alguns segundos, e outras, fico com aquela angustia pelo resto do dia. Podem ser parentes, amigos, e até desconhecidos, mas especificamente atos românticos.

Tenho 24 anos, me considero aro/ace, então não tenho essas interações românticas, muito menos sexuais; apesar de já ter tentado. Penso que talvez seja o motivo de ter esse vazio na minha vida? Eu tenho amigos, no geral me dou bem com as pessoas ao meu redor, tenho muitos hobbies; mas percebi que já faz muitos anos que me sinto assim.

Odeio essa sensação, as vezes sinto uma inveja tão dolorosa dessas pessoas, e essa angustia é tão forte que questiono tudo na minha vida. O que pode ser tudo isso?

A melhor resposta 6 JUL 2021

Olá Brenda, que bom que você pode expressar um pouco sobre você, isto é sempre um aspecto positivo para qualquer pessoa no sentido de compreender melhor a si mesma. Esta sua agonia em ter contato com outras pessoas pode ter raízes muito primitivas no seu desenvolvimento, seria necessário um processo de psicoterapia para tentar entender melhor isto que está tem presente dentro de você. E imago que, contrariamente a esta sua tendência, surge a sensação natural de querer se aproximar das pessoas, sobretudo em um relacionamento romântico. Com estes dois sentimentos tão intensos em conflito é certo que você sinta essa angústia tão incômoda. E como talvez você esteja vivendo isso por algum tempo sem que possa resolver este conflito, surge também um vazio, uma falta, cujo caminho para solução não seja claro. O que posso dizer para você, Brenda, é que você já caminhou no sentido de encontrar esta solução, como eu já disse, quando se propôs a falar sobre si. Nossa vida não é simples, é cheia de encontros e desencontros, anseios, frustrações, pequenas felicidades, conflitos, amizades, etc, seria uma lista interminável. No seu caso, é muito importante compreender o porquê de sua ansiedade ao contato com os outros, qual é este medo que te aflige, você pode ter vivido experiências lá no início da vida que te fizeram entender este contato como ameaçador e não ter tido a oportunidade de entender o contrário. Acredito que a psicoterapia possa te ajudar a vencer esta sua dificuldade e, quem sabe, desenvolver um relacionamento amoroso que te ajude a sanar sua angústia. Estamos aqui para lhe ajudar, pode contar comigo, eu acredito piamente que você pode seguir uma vida melhor.

Vinícius Vilela Reis Psicólogo Psicólogo em São José dos Campos

4 respostas

17 JUL 2021

Brenda, precisa-se investigar os motivos dessa sua dificuldade. Sua rotina. Sua história de vida....
Seria bom vc fazer isso em terapia.
Se interessar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

7 JUL 2021

Olá Brenda, espero que esteja bem.

Todos nós temos características únicas e singulares enquanto seres humanos, o que nos permite que sejamos ímpares em nossa subjetividade, não havendo nenhum ser humano igual ao outro nesse planeta, embora alguns sejam mais parecidos uns com os outros que outros. No entanto, partindo de uma autorreflexão como você está partindo, quando nossas características individuais identificadas nos incomodam e nos trazem algum tipo de sofrimento, é chegado o momento de olhar para elas em busca de um entendimento maior sobre tais características e sobre nós mesmo, visando dizimar, ou pelo menos diminuir drasticamente, esse sofrimento que tais características podem estar causando em nós, nos impedindo de ter uma experiência social mais adequada e saudável, mais potente, eu diria. O processo de autoconhecimento requer movimento interno, dinamicidade, requer entrar em contato com lados nossos que desconhecemos completamente, e temos que estar dispostos a mergulhar nesse desconhecido para nos melhorarmos e para evoluirmos enquanto seres humanos imperfeitos que somos. A psicoterapia também serve a esse papel, de busca por autoconhecimento, e de compreensão sobre si próprio. Eu indicaria você buscar suporte de um bom Psicólogo para que você inicie esse processo de entendimento do que está te levando a ter esse comportamento e pensamentos que te causam algum tipo de desconforto interno e externo. Agindo assim agora, você pode se poupar de sofrimentos no futuro por causa dessas questões. Esperto ter te ajudado e desejo que fique bem!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

6 JUL 2021

Oi Branda,
Voce está totalmente bloqueada, com o teu sistema emocional bloqueado.
Isto não está permitindo viver a realidade do dia a dia e a usufruir da vida, da companhia das pessoas, se afastar do que te dá prazer e alegria. Precisa recuperar a ti mesma, precisa superar estas dificuldades, tirar da tua vida coisas que estão gravadas na tua mente que te impedem de viver.
Só um processo Psicoterapêutico pode te auxiliar.