Me sinto um fracasso

Feita por >Fernando · 24 jan 2020 Autoestima

Sou uma pessoa que na infância sempre foi tímida com as pessoas mas com o tempo essa timidez e o medo de falar com as pessoas foi passando, (um pocuo) porém hoje aos 18 anos parece que tenho medo das pessoas e medo de falar com elas. Tuve pouquíssimos amigos nas escola que eu estudei e esses poucos que tive acabaram se mudando de escola ou de cidade, quando fui para o 6º ano em outra escola eu comecei a olhar para as outras pessoas e via que elas tinham amigos e muita facilidade em fazê-los e eu não tinha nenhum, os próximos anos (7º, 8º e 9º) foram muito parecidos; no intervalo eu sempre ficava parado do lado da minha sala encostado na parede enquanto via as outras pessoas caminhando e falando e se divertindo com os amigos, bom o tempo passou e eu não tinha feito nenhum amigo, continuava sem saber falar com as pessoas, além de que minha voz era muito baixa e eu não conseguia falar alto, eu simplesmente não conseguia (e ainda não consigo) ser eu mesmo, sempre tentava parecer outra pessoa, uma pessoa confiante, corajosa, (coisas que eu não sou até hoje) continuei nisso e ainda nem sequer tinha beijado uma menina, coisa que eu já vi acontecendo algumas vezes com pessoas da minha escola.

No 1º ano do ensino médio eu mudei de escola novamente, fui para uma que era considerada a melhor, lá o ano até que começou bem, porém logo no começo eu comecei a conversar por mensagem com uma menina da minha sala, a qual peguei o contato em um grupo da sala, conversei com ela e ela quis falar comigo pessoalmente na escola, porém na hora em que ela falou comigo na sala, eu fiquei totalmente desconcertado e muito nervoso mesmo, mal consegui falar com ela, e no final ela nem quis mais saber de mim, isso só fortaleceu a minha certeza de que eu nunca conseguiria beijar uma garota, muito menos ter um relacionamento com uma. Com o tempo as coisas foram piorando cada vez mais, e eu passei a ter raiva de quem namorava, ou de quem já beijou uma garota, inclusive raiva de um cara da escola que era considerado "pegador" pelas garotas, já vi várias ficando com ele, sinceramente odiava essas pessoas e ficava revoltado com isso, pois se eu tentasse fazer o mesmo que elas e chegar em uma garota (nunca tive coragem ou confiança para fazer) eu levaria um fora na mesma hora. Sem contar que já vi amigos ficando com meninas e beijando-as na minha frente ainda por cima! aquilo me deixou extremamente bravo com eles, e ao mesmo tempo impotente, mesmo que fossem meus amigos! E hoje sinceramente não sei mais o que fazer, sinto que não tive uma adolescência normal que todo adolescente deveria ter, pois só ficava em casa em grande parte da minha adolescência, nunca saí pra dar um rolê com amigos nem nada do tipo, e agora pra piorar ainda mais, vejo meu amigo com uma namorada em um relacionamento que já dura 7 meses, e meu outro amigo também tem uma, mas não é só isso que me deixa revoltado e triste, é também o fato dos dois terem empregos. ISTO ME REVOLTA!

Não sei aonde isso vai parar, sinceramente tenho medo do que posso fazer a essas pessoas, pois a raiva pode mudar uma pessoa por dentro, quero muito ter um relacionamento com uma mulher que me ame por ser quem eu sou (se é que consigo ser eu mesmo) e ser bem sucedido na vida, quero realmente ESFREGAR NA CARA das pessoas que não me levavam a sério na escola que eu estou tendo um relacionamento com uma garota, e uma conta bancária com centenas de milhões.

A melhor resposta 25 JAN 2020

Olá! Sempre acho difícil opinar a distância sem ter contato, ainda que virtual, com a pessoa e ouvir o que tem a dizer de modo mais detalhado. Acho que é complexo o comportamento humano e opinar a partir de um relato nos fazer ter grande chande de emitir um opinião superficial. Mas vou tentar. Primeira coisa: quanto mais quer ter algo de modo forçado, anti-natural, mais complicada será sua situação. Amizade, amor, relacionamentos simplesmente, acontecem! Eu acho ridículo estes livros que ensinam a conquistar pessoas, não se trata disso, se trata de SER VOCÊ! De entender suas inseguranças, sua necessidade de afirmação, sua baixa auto-estima, etc. Veja bem, isto em grande parte decorre do modo comparativo de viver, exarcebado pelas redes sociais: sempre se comparando com o outro, com a suposta felicidade, beleza, sucesso, etc, postado. Faça o que gosta, não faça porque isto vai de dar likes, ou reconhecimento. Busque uma profissão porque ama não porque as pessoas vão te respeitar ou valorizar por isso. Ainda que venham a te respeitar, isto não pode ser sua motivação, pois o outro, a opinião do outro, o outro enfim como critério, vai fazer com q, no fim da história, voce se perca de voce mesmo. Viva sua vida, faça as coisas q te dão prazer e neste processo vc possivelmente fará amigos e conhecerá alguma garota. Sua ânsia em obter estas coisas te torna tão inseguro que faz com q as garotas percebam e acabem se afastando de voce. Com diz o poeta Mario Quintana:
O segredo é não correr atrás das borboletas…
É cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar,
não quem você estava procurando,
mas quem estava procurando por você!
boa sorte, e se não puder ir presencialmente ao consultório, atendo online também, um abraço

Frederico Augusto Max Martins Psicólogo em Niterói

20 respostas

9 MAR 2020

Boa tarde Fernando. São muitas questões a serem refletidas. Sei que meu colega abaixo já respondeu, mas deixo minhas considerações como Psicóloga. As circunstâncias que nós vivemos nos afetam e ainda mais quando temos que esperar as situações melhorarem, no entanto, todas elas mudam, as vezes demoram, outras de forma repentina. Sua revolta ou ansiedade acredita que irá mudar a situação. Muitas coisas fogem do nosso controle, e deixar o controle é algo que ameniza a revolta que sente e sua ansiedade que as coisas mudem. Deve-se saber a origem do seu medo, quando que iniciou, como era sua vida nesta época, se houve um trauma, refletir sobre isso. A situação atual é igual ao que era. Será que o reflexo se sua raiva das pessoas não terem te levado a sério, não seria por ter tido medo de conversar com estas pessoas, e estas mesmas acabaram não falando com você, porque você não falava com elas. A crença de fazer o mesmo el falar com uma moça que certamente iria "receber um fora" é algo que de fato aconteceu, ou são apenas hipóteses. Tudo isso seria interessante que questionasse. Estas mudanças são naturais e tudo tem o seu devido tempo para ocorrer, tanto ter uma relação, quanto conhecer mais pessoas.

Joyce M. Oliveira Psicóloga Psicólogo em Curitiba