Depressão: Sinto que fracassei na vida.

Feita por >Luana Lopes Bertoleti · 15 mai 2020 Depressão

Sinto que fracassei na vida, tenho 21 anos e até hoje não trabalhei com a carteira assinada, nem mesmo sei que faculdade fazer, minha auto estima é baixa e sempre penso que sou e irei fracassar na vida, o tempo passou.. parece que não tenho um sonho, um objetivo na vida, sinto que fracassei como pessoa, como filha, minha auto estima é super baixa, parece que nunca aprendi nada na escola que sou uma pessoa analfabeta funcional, não gosto de nada, de ter responsabilidade, me sinto sempre cansada e desanimada com tudo, me arrastando pela vida.. Queria tanto decidir que faculdade fazer, porém nem isso consigo sou uma merda.

A melhor resposta 17 MAI 2020

Luana,
É muito cedo para se considerar uma fracassada, tem apenas 21 anos, é a época de aventuras, de descobertas, de se extasiar com a vida. Apesar de se sentir frustrada, te digo que estás assim porque não queres ser uma igual as outras, queres ser voce mesma. Quem disse que não é boa filha?
Lembre-se que você nasceu através dos teus pais mas não és deles. Voce nasceu para cumprir com uma missão de vida, com um projeto de vida; Não descobriru ainda, mas já sente que o que tem aí, não te agrada e isso já é uma escolha, queres outra coisa. Mais da metade das pessoas que estão estudando vão trabalhar em profissões que ainda não nasceram, não existem ainda.
Primeiro - voce nasceu para ser feliz e não para se condicionar ao meio social;
Segundo - Pense no que voce gosta de fazer, com o que mais te dá prazer;
Terceiro - Tens 21 anos e já pode se dedicar a fazer o que gosta, faça para os outros. Nenhum psicólogo é psicólogo para si mesmo. Torna-se psicólogo (apesar de fazer bem para si mesmo) para ajudar a esclarecer outas pessoas. Se precisar adquirir conhecimento e estudar para tornar mais fácil o que sabe fazer, busque conhecimento específico.
Quarto - Procure fazer psicoterapia para descobrir o teu sonho, uma testagem vocacional se for o caso, elevar tua autoestima e enxergar a realeza que está escondida ainda.

5817 respostas

4 JUL 2022

Olá Luana
Depressão leva a pensamentos negativos, em que não se consegue perceber o positivo da vida. A terapia cognitiva comportamental procura identificar estes pensamentos e levar a pessoa a ter pensamentos mais adaptados para cada situação.
Este parece ser o seu caso, pois você comenta parecer não ter aprendido nada na escola. Eu daqui observando sua escrita, é possível perceber que você escreve muito bem, isto se aprende na escola e com dedicação.
Quanto a carreira, é muito comum pessoas terem dúvidas qual carreira seguir. O importante é que se escolher algo, vá em frente, conclua sua graduação, encontre trabalho nesta área e na sequência já com a cabeça mais leve, procure descobrir do que mais gosta e então se aventure a fazer um outro curso.
Quanto autoestima baixa procure ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 MAI 2020

Olá! Grato por participar. Olhe a incoerência! Você se sente fracassada na vida, mas não fracassada para sentir. Vinte e um anos é idade que a imensa maioria das pessoas estão procurando situar-se para ingressar no mundo adulto urbano. Quanto à faculdade é uma criação cultural que é um meio sofisticado, uma ferramenta, mas não é um fim. A questão da orientação ocupacional é uma outra longa conversa. Claro que, em certa medida, colhemos o que plantamos: não há milagres! Não gostando de nada e não fazendo nada, restará a conclusão: "não gosto de não gostar de nada". O amor às coisas vem do aprofundamento, da dedicação, envolvimento com as coisas. Envolva-se primeiro com fazer algo, com persistência, coração aberto, profundidade, depois acontecerá o gostar. É muito aconselhável você passar por processo técnico-científico, com psicólogo. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

16 MAI 2020

Olá Luana!
Entendo que se sinta assim, mas você é nova e sua vida está apenas começando!
Por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, é indicado que inicie a psicoterapia para que possa se conhecer melhorar, percebendo principais habilidades, vocações e se fortalecendo para tomada de decisões e melhora na autoestima.

Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição.

Abraços,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo