Sinto que fracassei na vida e quero morrer

Feita por >Death · 14 abr 2020 Depressão

Já faz um tempo que venho me sentindo triste, pra ser mais exato desde os 16 anos. Constantemente sinto vontade de tirar minha vida e acabar com essa sensação ruim que tenho. Não sou bom em nada e não tenho nenhum talento. Não tenho emprego e já desisti de querer arrumar um. Tudo que me proponho a fazer acaba dando errado. Não gosto de desabafar com ninguém, pois sei que meus amigos e familiares já tem seus problemas e não querem saber dos problemas dos outros. Sinto que sou um completo fracassado em todos os sentidos e a única coisa que quero é não me sentir assim. Quero muito morrer, mas tenho medo, mas ela coisa não sai da minha mente, passo o dia inteiro pensando em me matar. Não sei o que faço pra tudo parar e eu poder respirar um pouco e quem sabe tirar minha vida. Tenho 21 anos e não me venham dizendo que eu não sei nada sobre a vida ou que nem comecei ela ainda. Não me venham com palavra de efeitos bonitas e nem com soluções que posso encontrar no Google.

A melhor resposta 15 ABR 2020

Olá Death! Obrigado por participar. Quais são seus planos escolares? Quais são seus planos de lazer? Como você pensa a carreira profissional? Nós, psicólogos, que aqui respondemos a perguntas, damos uma passo, dentre inúmeros passos, para consolidação e manutenção da nossa habilidade e imagem profissional. O quanto você se esforça e se dedica para pensar e agir em busca de realizações de atividades? Vou te sugerir uma forma que tem ajudado bastante as pessoas que frequentam meu consultório, que estavam com dificuldades assemelhadas às suas. Um tabela com sete dias da semana, com vinte e quatro retângulos em branco, representando as horas. Imprime-se a tabela, e com um lápis, preenche o plano de ação para o futuro, colocando-se datas e várias tabelas, posto que cada uma abrange a apenas uma semana. É importante manter as coisas básicas como: dormir de noite e estar acordado de dia, (dormir entre sete e nove horas por noite); alimentar-se saudavelmente, com moderação, realizar atividade física, cuidar de tomar água regularmente, higiene pessoal, tomar sol com regularidade. Além disso, será importante você resgatar em sua história metas, objetivos e planos, de todas as naturezas, profundidades e durações: Por exemplo: ligar para o avô, trocar uma planta de vaso, fazer um curso de word, estudar inglês, limpar o quintal de casa, lavar a louça, aumentar gradativamente a atividade correr, quinhentos metros por dia, até atingir quinze quilômetros, aprender a jogar xadrez, ler a biografia de Ghandi, etc. Os exemplos de metas são meras possibilidades. Com a tabela em mãos, escreve, com flexibilidade e tolerância, o que fará em cada situação, deixe isto em lugar visível; esforce-se por cumprir. Somente evite cumprir, quando tiver um motivo legítimo para você. Respeite a si mesmo e a sei planejamento. Você verá que as atividades envolvidas nas metas direcionarão seu pensamento, olhar e corpo e concentração, de tal forma que você passará e se ver produtivo e pensando menos os aspectos negativos citados. Um abraço: Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

15 ABR 2020

Olá Death! Grato por participar. Antes dos dezesseis anos você estava, segundo seu relato, em outro estado mental, logo podemos pensar que ao longo da vida e dos acontecimentos, nossos estados mentais vão mudando. Acabar com sensação ruim pode ter muitos caminhos. Você tem o conceito de amigos: isso é algo muito importante. Também você não quer se sentir assim, isso é promissor (essa vontade). É preciso alimentar a mente com a inteireza de si, inclusive com a história de sua vida, com os planos, sonhos e fantasias. Nessa linha de raciocínio, será interessante você colocar no papel, primeiro o nome de suas metas, sonhos e fantasias que você teve ou tem. Lembrar todos. Depois disso ver os que podem ser atuais. Pegar os que podeção sm ser atingidos e fazer um plano realista para cada um, com detalhamento. Metas podem ser simples, complexas, pequenas, grandes, rápidas, de longo prazo. coloque todas! Por exemplo, dois minutos para ligar para o avô, dar uma volta com o cachorro, plantar um pequeno vaso, fazer um bolo, pintar o quarto, escrever uma carta, estudar word, caminhar quatro quilômetros. Com esses dados em mãos, fazer tabelas semanais com sete dias e vinte e quatro horas por dia. Assim haverá cento e sessenta e oito retângulos a serem preenchidos por semana. Colocar todos os momentos da vida, cuidando para que as questões básicas da vida, sejam ponderadas de forma razoável: dormir, de noite, no escuro, sem som ou luz, de sete a nove horas por noite, tomar banho regular, um a dois por dia, alimentação saudável, pelo menos cinco vezes ao dia, com intervalos de, no máximo três horas entre uma e outra, com quantidade ponderada, atividade física diária, tomar sol, etc. Todas as necessidades e básicas e saudáveis, junto com as metas flexíveis e realistas devem constar das tabelas. As tabelas devem estar em local visível e você, deve ser persistente para respeitar seu próprio plano. Quando não puder cumprir, tenha um motivo relevante para você, e atualize o plano. Com isso, triste ou alegre, animado ou desanimado, você terá o direcionamento estável e concreto, escrito, sobre o que deve fazer nesse momento. Lute e faça, isso ajudará a levar os pensamentos e sentimentos junto com as ações corporais, os desafios das metas. Um abraço: Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.