Crise existencial direto, tenho 24 anos e me sinto fracassada na vida

Feita por >Vitoria · 7 jun 2023 Crise existencial

Tenho 24 anos e não conquistei nada ainda, todo dia me faço pressão psicológica pois não tenho nada sou desempregada já tive vários empregos autônomos mas sempre desisti de todos no meio pois sempre chegava uma hora que eu mais estava investindo do que recebendo, como tive uma loja de doces diversos, de roupas, desde os meus 15 anos eu pegava todos os trocados e juntava e foi assim que abrir a loja de roupas que não vendeu mut e até hoje tenho as roupas guardadas, enfim minha vida sempre foi caótica já tive depressão aos 15/16 já tive tratamento psicológico e com remédio tbm, mas tive alta mas prós 17/18, enfim aos 19 fiquei grávida de um namorado que eu já tinha desde os 16 e fiquei uns 5 anos juntos ainda a questão que eu me vi na obrigação de ter logo minha casa e sair da casa da minha mae pois sempre me senti um fardo por ela tá sempre gastando comigo e eu nunca tendo o básico pra me dar, hoje em dia eu parei mais de comer pra não acabar com a comida rápido e até mesmo pra não acabar pra minha filha já que minha mãe tbm ajuda ela, atualmente eu ganho alguns trocados com a internet mas não o suficiente pra finalmente ter dependência financeira, eu tinha me inscrito no bolsa família e vinha ajudando muito quando finalmente consegui me estabilizar com o básico pra mim e pra minha filha, o bolsa família foi cortado por eu morar com minha mãe ainda, eu me senti desolada pois já tinha planejado tudo, eu procuro trabalhos de meio período mas não acho já que o pai da minha filha no qual não estamos mais juntos trabalha o dia todo ele consegue me dar apenas 200 todo mês pois ele tbm não tem uma vida fácil e mora no fundo da casa dos familiares e isso só dá pra apagar a escola dela que custa 170, e como ela estuda de tarde eu só tenho o horário da tarde livre, e de noite até daria pra minha mãe ficar com ela mas eu odeio ter que ouvir minha mãe falando textos de reclamações por ter que cuidar dela então o único tempo livre que é de tarde não acho nenhum trabalho de meio período por esse horário, eu já estou tentando de todas as formas ter meu futuro eu me sinto burra e sou burra pq não consigo passar em nenhum curso público as vezes acho que nasci pra sofrer, eu tenho 24 anos quase nos 25 que vai ser mês de setembro e não tenho absolutamente nada, tenho uma filha e me pergunto o que vai ser de mim caso minha mãe morra eu ainda não conquistei nada,me pego tendo crise existencial todos os dias possíveis, não tem um único mês que eu não chore de desespero por não ter minha vida financeira estabilizada, recentemente descobri até que tem trabalhos de babá em um app e fui procurar mas só de me imaginar socializando com alguém com tanta responsabilidade me deu logo crises de ansiedade talvez todo esse tempo dentro de casa sem sair nem nada me dá crises só de pensar em socializar, mas a minha vida adolescente sempre foi assim também, minha mãe sempre falava que eu deveria ir de casa pra escola e escola pra casa, as unicas formas de socializar que tive foi quando eu dava fugas de casa pra praça do bairro pra ver os amigos e amigas e mesmo assim me cansei disso de ter que sair escondido pra socializar, atualmente me dá até vontade de ir a eventos de anime e socializar lá, mas com que dinheiro? Pra que gastar com coisas desnecessárias se nem a vida estabilizada tenho, tudo que gasto pensando em fazer eu fico me culpando depois dizendo que não deveria gastar e sim guardar tudo no banco pra juntar e ter minha vida depois eu me sinto desesperada e quase sempre me encontro em pensamento suicida de novo mas penso na minha filha e me dá logo um desespero só de imaginar o que seria dela, não sei que rumo tomar ou fazer se nem pra procurar um psicólogo eu posso ter tempo já que não tem ninguém pra ficar com minha filha e as consultas públicas de onde moro já está com vaga cheia sempre, eu não aguento mais tentar de tudo me desgastar psicologicamente e não ter crescimento algum sempre volto pra estaca zero Jajá faço 25 anos e nada absolutamente nada conquistado

A melhor resposta 8 JUN 2023

Olá Vitória! Obrigado por escrever. Pelo descrito, sua questão envolve mais questão de fantasias sem base, ansiedade e distanciamento do mundo comum do que fracasso. Se lhe for útil, se você genuinamente estiver disposta a ouvir e modificar formas para lidar com as coisas, poderemos te ajudar em alguma conversa rápida. Outas duas coisas importantes: será possível, desde que não escolha, conseguir em breve, um trabalho e a outra questão será que você poderá buscar psicólogo da rede pública em sua cidade.
De qualquer forma, se for de sério compromisso teu, poderemos conversar para direcionar algumas coisas.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8634 respostas

8 JUN 2023

oi! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

8 JUN 2023

Olá Vitória,
A única coisa que voce precisa agora é ter os pés no chão, fazer o que deve fazer e não desistir nunca.
O problema não é voce não ter emprego
Voce tem iniciativa, iniciou com vendas de doces e roupas... duas coisas que todos precisam, comer e se vestir.
Alguma coisa deu errado para a desistência tua. talvez ousadia demais, orgulho, ganância. Reavalie isso.
Não espere emprego, talvez ele nunca mais apareça, mas voce sabe fazer coisas que os outros precisam.
Ofereça isso para as pessoas.
Tudo voce pode conseguir, tudo é possível. Voce pode.
Se a vida está te dando estes problemas é porque voce tem capacidade para resolver.
Abraços

5817 respostas

8 JUN 2023

Diante deste relato, acredito que buscar formas de demorar com o processo da psicoterapia seja o mais prudente no momento.

Ronildo Sacramento dos Santos Psicólogo em Salvador