Eu escrevi os meus pensamentos e estava na dúvida sobre mãe narcisista

Feita por >analuizalpz · 15 mai 2022 Terapia familiar

Por favor me ajudem, Eu sei que não dá pra julgar a minha personalidade aqui, mas eu fiz um desabafo comigo mesma e queria saber a opinião de algum psicólogo.

Por quê ela é assim comigo? Por que ela age assim?

O que eu acho --> Inveja

Minha intuição diz: "Não adianta, ela nunca ficará feliz por você em nada"

O que o insconciente dela diz:
"Eu não quero que ela seja feliz. Ou esteja melhor do que eu"
(porque é o dá entender)

Por isso ela se nega em reconhecer as minhas qualidades, elogiar, parabenizar, ficar feliz por mim e etc, e só enxerga defeitos e critica

Automaticamente, com esse meu desejo de auto aprovação, de ser valorizada, reconhecida vai por agua a baixo, principalmente vindo da pessoa que mais me importa, que eu me importo com o que ela pensa, e sinto essa puta necessidade de aprovação, mesmo que eu não queira... É tudo inconsciente, automático. Sem eu perceber eu estou buscando atenção dela, afeto, carinho, amor, e nunca recebo nada, nem "migalhas", só "patada" que no caso são criticas, reclamações, fala algo negativo sobre a minha aparência, acho que eu nem preciso falar o resto, isso tudo me faz muito mal, e acaba gerando um grande complexo de inferioridade, síndrome do impostor pela falta de autonomia por não ser iindependente.
Automaticamente dá aquela sensação de incapacidade - síndrome do impostor, mas eu sou tão otimista e positiva, que eu deixo passar , mas isso é recorrente e direto, é horrível sentir tudo de novo aquela frustração, e desejo de melhorar e não ser mais uma fracassada, porem quanto mais eu me importo com isso mais eu sei q irei ficar mal, pq eu percebi que nada que eu fizer, vai fazer ela mudar de ideia, falo por experiência própria, quando comecei a fazer aulas de música, ela e meu irmão ficavam falando que eu iria desistir, e eu não desistir, nada que eles falassem iria me Fazer desistir, e ela mesma já tentou me fazer desistir, e pensar que aquilo era desnecessário, mas eu pensei no meu objetivo e ignorei isso, pq se fosse alguns anos atrás eu teria desistido, pq tudo ela implantava na minha mente pra me sentir uma bosta, sem capacidade...
Mas o que me conforta a mim mesma é que eu fiz isso por mim mesma e não pra "provar algo a ela" que com certeza seria muito tóxico, ela nunca irá me enxergar, o meu verdadeiro valor, as vezes penso que quando eu largar tudo e conseguir vencer na vida e ir embora talvez ela possa me valorizar, mas acho que não as chances são 15%, por isso eu me sentia tão merda e tinha crise existencial, não sabia o porquê eu estava vivendo aquela vida de merda, mas ai eu acordei e vi que eh mereço coisa melhor, eu posso eu consigo, sou muito positiva, não vou deixar com que essa minha familia me adoeça novamente, não vou cair de novo na depressão, parece que é isso mesmo que eles querem, me ver mal na pior, na merda pra dps jogar tudo na cara, e me fazer me sentir ainda pior como sempre. Hoje em dia digo que minha inteligência emocional melhorou bastante, mas é muito difícil lidar com tudo isso. Ainda mais quando eu tenho feridas enormes na minha alma por sentir tanto amor e sofrer ao mesmo tempo, pq eu sei que na real ela nunca me amou de verdade, nunca nem tentou pelo menos, nem empatia teve quando eu questionava, ela sempre colocava toda a culpa em mim, me fazendo eu me sentir culpada por ela não me me amar, assim citando os meus defeitos. Ai eu penso, ela não entende nada, ela não faz ideia do o que é amar alguém... Nunca sentiu empatia, nunca conseguiu se conectar comigo, e sempre com desprezo. Tudo que ela vai conversar comigo sempre é algo direcionado à ela, nunca a mim msm, ela nunca se interessou por mim, e nunca se importou cmg, e nenhum momento, as vezes penso que eu fui enganada a vida inteira, que na vdd eu nunca tive uma mãe, nem ninguém, mesmo eu ainda pensando que eu me considero uma pessoa legal, que com certeza outras pessoas que são parecidas cmg em alguns aspectos iriam gostar, e se identificar cmg, e se conectar tbm. A minha solidão é essa falta de me conectar, ter alguem pra conversar, estou doente de cama, me tratando da anemia, mas quando eu melhorar eu vou tentar fazer amizade e conhecer pessoas que vao agregar na minha vida... Sou completamente sozinha. Mas já me acostumei, e gosto, só não gosto desse lado ruim que é a solidão. Única coisa que eu preciso fazer agr é me afastar da familia , correr atrás dos meus objetivos e conseguir realizar-los sem ninguém se intrometer e me subestimar e assim fazer eu fracassar, ainda mais eu que propensa a fracassar pelo TDAH, mas eu não vou deixar o TDAH me vencer, eu percebi que estou cheia de encosto, então a minha estratégia no momento agr é não deixar que saibam dos meus objetivos como um mecanismo de defesa msm, omitir o máximo e tomar cuidado, e quando tiver oportunidade, sair de casa e depois adquirir mais amor próprio, no ambiente em que eu vivo é difícil mesmo ter amor próprio, já que tentam fazer um inferno destruindo a sua autoestima que vc já n tem, como minha mãe, e todos em casa... Mas eu vou superar isso, me livrando das minhas piores inseguranças, inseguranças com relação a aparência principalmente... Mas pra isso é preciso de dinheiro, então eu vou conseguir dinheiro, vou trabalhar, pra realizar um dos meus sonhos. Pode parecer futilidade mas vai ser um sonho pra mim, e isso é pra mim mesma, eu vou me sentir bem melhor, mudando a minha aparência, claro eu não sou uma doente que vai virar boneca por exemplo, não, eu sou quero melhorar somente isso, assim ira ficar bem mais fácil de viver a vida com menos inseguranças e mais paz e felicidade, em bullyng também...

Enfim, tem coisas que eu coloquei que são meio desnecessárias, eu devia colocar algo só relacionado a minha mãe msm, mas eu falei um pouco de mim, e preciso saber a opinião de algum psicólogo, pra saber uma opinião de fora

A melhor resposta 17 MAI 2022

Oi Ana Luiza,
Pouco importa se narcisista ou não... importa que estejas consciente do que está acontecendo.
Você veio através da sua mãe e pai mas não é deles. Veio para se realizar, corrigir rotas, curar traumas, resolver problemas... Escolheu estas pessoas para vir, ter estas pessoas como família porque isto facilitaria você cumprir com o seu propósito de vida. Nada é por acaso, tudo tem uma razão de ela ser assim contigo, de você enfrentar esta realidade.
Você tem ótimas percepções e é isso mesmo que deve fazer.
Pouco importa como é tratada, você não precisa de elogios, não precisa ser amada por outros; precisa ser amada por si mesma. Sei que é duro passar mas não se coloque nunca como vítima, como realmente você não está sendo, está apenas compartilhando a dureza da tarefa.
Na verdade ela age assim contigo para te provocar, para ver até onde vai a sua tenacidade, a tua força de vontade e persistência.
Como ela age contigo só te machuca se você se sentir injustiçada ou se colocar como vítima; ao invés, aceita isso como desafio para ser mais forte. Não te coloque numa situação de chamar atenção dela... você não precisa disso. “vento oposto te leva para diante, basta que saiba manejar a vela”. Tudo isso é desafio à tua inteligência. Não espere valorização dela, não crie expectativas: expectativas sempre decepcionam; É melhor que ela aja claramente assim contigo, pior se ela fosse dissimulada. ´E melhor estar perto dela e sabendo do que ela é capaz, assim, consegue se defender;
Precisa tomar uma decisão que vai te curar da tua doença: seja responsável por si mesma e decida dentro de você que criará a sua própria realidade, sem se angustiar; tem a si mesma como seu único amigo ou seu único inimigo. Se rejeitar a própria realidade você mesma lutará contra você.
Não queira e não espere que ela te entenda; pouco importa e é melhor que ela não te entenda, assim estará mais liberta da dependência dela. Também não julgue ela... ela tem a sua própria guerra interna que pode ser muito mais difícil do que a tua.
Não alimente a decepção, nem a tristeza, nem o desânimo: seja grata a ela pela existência que ela te proporcionou e silenciosamente vai conquistando a tua autonomia, teu poder de decisão sobre você mesma; identifique teus talentos e aprimore-se num trabalho que goste, que seja prazeroso e alegre. Isso elevará sua autoestima, te fortalecerá... Você vai vencer. Precisa sim de apoio através da Psicoterapia. Você não está sozinha; há muitas outras pessoas que assim como você estão lutando para serem o que são e não como os outros querem que sejam.
Abraços e se precisar, retorne.

5817 respostas

17 MAI 2022

Oi, Ana. Não tem como você não esperar de sua própria mãe, a pessoa mais importante na sua vida, como você mesma diz, atenção, carinho, reconhecimento. E acabar recebendo o oposto (críticas, desaprovação, reclamações) e ficar imune a tudo isso. Que bom que você consegue ter consciência disso tudo, saber o que quer, como buscar essas coisas e ainda lutar pelo que é importante para você! Absolutamente nada do que você falou é futilidade, nem desnecessário! As dores e percalços farão parte desse processo de libertação e crescimento (como de todas as pessoas) e você vai conseguir ir longe, garota! Talvez um empurrãozinho de amigos (daqui a pouco você vai conseguir fazer amizades ;) ) ou de um psicólogo poderá facilitar essa caminhada! Beijo.

Giovana Dantas da Silva Psicólogo em Vitória

7 respostas

16 MAI 2022

Oi Ana Luiza! Obrigado por escrever. Você colocou uma gama significativa de aspectos que indicam a importância de você poder contar, com persistência, abertura menta e disciplina, com a ajuda científica de um psicólogo.
Alguns aspectos precisam ser destacados:
- Narcisismo é um conceito muito complexo, envolvidos por muitas ramificações: há mecanismos internos, mas também há, para ilusoriamente compensar, formas de ver as outras pessoas, especialmente aquelas de convivência ou importância mais intensa.
Conceitos como bullyng e TDAH, são conceitos extremamente subjetivos, questionáveis, que nunca podem ser mais determinantes do que a imensidão de riquezas, possibilidades e potencialidades que habitam cada pessoa;
As mães, com erros e acertos, com coerências e incoerências, na imensa maior parte das vezes, a seu jeito, querem o bem dos filhos.
O narciso precisa ser traduzido, melhorado, mas não evitado.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue estão atuais. Há muitos falsos políticos, mais ainda, falsos líderes religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, melhore o afeto, mas evite aglomerações e criadouros do mosquito.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional