Quem sou eu? Tenho uma dúvida sobre minha mente e personalidade

Feita por >Anonimo · 26 ago 2020 Desenvolvimento pessoal

Isso não é uma crise existencial, tenho 23 anos, e tenho uma dúvida sobre minha mente e personalidade, durante toda minha vida, a partir do momento que eu comecei a raciocinar de verdade, eu escondi o que eu realmente penso, inclusive dos meus pais, só existem três pessoas que me conhece de verdade, e sabe de tudo que escondi de todos, e todos eles concordam em uma coisa, que eu sou a pessoa mais miserável que eles conhecerem, sim eles são meus amigos, na verdade um deles é minha namorada, eu não quis me esconder dela, por isso, contei quem eu realmente sou, os outros dois me conhecem desde criança, meus dois melhores amigos, um deles não fala mais comigo exatamente porque ele é o oposto exato de mim, meu amigo ( nome fictício) Natanael, é a pessoa mais boa, mais empatica, mais humana que eu conheço, e desde criança eu sou esses extremos opostos, foi Natanael que me chamou de miserável pela primeira vez, e eu sorri pra ele, eu nunca me ofendi com isso, muito menos me fez ficar triste ou coisa parecida, eu não ligo, e esse é o ponto, eu não ligo pra nada, eu não sinto nada, e minha falta de empatia é o que me faz mais diferente de todos, quando criança minha mãe sempre me chamou de estranhos, não lembro exatamente porque, eu não queria me relacionar com as crianças e sempre fui agressivo, e tinha uma coisa em especial, quando eu tinha 6 ou 7 anos eu comecei a acreditar que eu era Jesus, eu lembro de me achar tão superior as outras crianças em inteligência, aparência, raciocínio e habilidade em geral, sempre desprezei meus colegas de sala, e faço isso sempre com todos ao meu redor, não me sinto mau, na verdade eu nem ligo, eu aprendi a ler antes de todas as crianças na minha sala, sempre olhei de cima para as pessoas, não sou rico e nem minha família é, na verdade quando criança já passamos necessidades, meu pai sofre com minha falta de carinho e afetividade, eu simplesmente não não sou carinhoso e afetivo, nesse período de "jesus" minha mãe me salvou de ser atropelado, ela diz que eu corri pra frente do carro, eu deveria estar achando que era indestrutível, outro vez coloquei uma faca contra meu peito, eu queria testar se realmente eu era Jesus, esse minha mãe não sabe, eu não sou louco, na verdade sou a pessoa mais lógica que eu conheço, faço tudo na lógica, e é obvio hoje em dia não acredito que sou Jesus, na verdade sou ateu, não dito por mim, mas pelos meus amigos, eu sou a pessoa mais narcisista que eles conhecem, e "sem coração", Natanael teve medo quando minha namorada começou a se aproximar de mim porque queria namorar comigo, ele tinha que ela se ferice, não acredito em bem e mal, não acredito em certo e errado, mas acredito em consequências, e é óbvio eu não faria mau a ninguém, afinal posso ser preso por isso, tenho muitas coisas a mais pra acrescentar, porém já digitei muito, sei que não vou conseguir um diagnóstico postando isso em um site, e após a pandemia pretendo procurar um psicólogo fisico, mas queria uma opinião prévia ou algo do gênero... obrigado.

A melhor resposta 27 AGO 2020

Olá Anônimo! Grato por descrever uma das tuas inúmeras facetas. Pelo relato, essa forma de lidar com a vida, você desenvolveu. Com ela, preservou amigos, arranjou namorada, pondera sobre as queixas do pai, pondera sobre certo e errado, sobre Jesus, dentre outras ponderações. Agora quer se entender, descobrir, desvendar, decifrar. Isso será ótimo.
Certamente o detalhamento da tua história, tua configuração familiar, rotina de vida, planos, ajudará teu futuro psicólogo a te ajudar a redirecionar teu caminho.
Quando falo de uma faceta, cabe ressaltar que sem se dar conta, as pessoas vão automatizando a escolha de uma faceta, dentre milhares de facetas, para se apresentar. Há muito mais riqueza em você, a ser explicitada.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, a razão da Ciência é mais elaborada!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

27 AGO 2020

Primeiramente agradeço seu contato.
Como mencionou sobre conhecer sua personalidade, acredito que uma "avaliação neuropsicológica" possa realizar um bom mapeamento das suas funções e com base nisso ser mais assertivo no processo terapêutico.
Fico á disposição

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo