Dúvidas sobre relação terapêutica

Feita por >Samira · 15 jul 2019 Psicoterapias

eu moro em uma cidade pequena, e por estudar psi ficamos mais seletivos qnd se trata do nosso próprio terapeuta e aq dificulta um pouco, mtos procuram até online, e eu acabei escolhendo minha coordenadora de curso
primeiro, queria dizer q nunca me senti prejudicada ou q perdi lugar de fala durante a sessão, estamos juntas há quase 3 meses e eu já evoluí mto
minha psi tá sendo maravilhosa e eu n trocaria, antes de iniciar o processo teve um almoço aleatório com uma boa conversa aleatória tbm, só nós duas mesmo, eu nem sabia q ela sabia q eu era da faculdade, ela tinha acabado de assumir a coordenação, n conhecia ngm e n me dava aula, pouco tempo dps acabei procurando ela e marquei a sessão
desde a anamnese ela sempre se colocou com mta facilidade, praticamente toda sessão ela começa comentando o q fez ou tava fzd, bem cotidiano e experiência pessoal tbm, bem como o dia q eu perguntei se pra ela era de boas esse contato, simplesmente pelo fato de se ouvir o contrário, ela disse q sim e depende do vínculo, eu respondi ok e pronto, e falei q estava fzd as coisas amarrada por causa de td q tava acontecendo, ela perguntou se eu já tinha me sentido sobrecarregada antes e eu expliquei q n era isso, por conta de td eu n tava me organizando direito, ela entendeu e de repente começou a contar como ela tava sobrecarregada, esse é só um exemplo superficial, poucas vezes ela avisa dizendo q é extremamente pessoal e outras "eu n devia tá falando isso mas vou falar", eu adoro ela e isso nunca atrapalhou, mas ás vezes eu n sei o q é o q entende? esse jeitinho tão dela é mto massa e eu até me divirto, tanto na clínica qnt fora e acho q é por isso q eu n ligo, veja ela mto humana em primeiro lugar, seja em sala, em alguma rodinha, qnd acontece de sairmos junto com outras pessoas... enfim, o contato fora da terapia é grande e ainda ajudo em algumas coisas na coordenação qnd precisa, kkkkk é realmente isso, na faculdade, qnd eu n estava bem (pq agr eu to akak) ela parecia um detectorzinho e olhava de longe(realmente n me importo), na clínica, ela disse q esconder n é bom, pq mesmo qnd estamos sozinhas eu n falo, n tenho nenhuma necessidade e n costumo fazer uso nem do wpp pra isso se necessário, pra mim qnt mais ficar só na clínica melhor, tbm "tava em casa pensando...", "tava vendo um filme esse fds e lembrei de vc, se é assim q vc se sente", e a cabeça dela vai longe pq o enredo n tem nd a ver cmg mas até q faz um pouco de sentido a interpretação, acho q essa é ela akakak, perguntei (se ela fala do cotidiano e experiência pessoal) pra uma colega, tbm paciente dela, se é assim com ela tbm e ela disse q n, nunca, e eu fiquei meio ??? com essa diferença mas sem vontade de questionar, tbm tenho receio de estar interpretando errado mas é exatamente da maneira q eu disse, eu sinto um peso e uma tristeza em certas colocações dela, tanto pela fala quanto pela expressão e os "eu também"
mensagem com "amor da minha vida", assim, ela é tranquila e um pouco afetiva msm, de samirinha todo mundo me chama e amore ela chama até o vento, agr isso eu já n escuto
eu nunca perguntei nd pessoal, até aquele "oi, td bem?" automático de início me policiei e só comentei dela uma vez, quando começamos a ver sobre minha personalidade altamente sensível e a hipervigilância, o q é e o q n é sintoma, e eu acabei dzd como sabia qnd pesava pra ela e td bem, até falei q n devia tá vendo aquilo, mas td voltado pra clínica, e só, mesmo qnd percebia ela cansada ou chateada nunca nem cogitei dizer alguma coisa, eu entendo, respeito e confio mto e n misturo as coisas, mas smp acabo sabendo por algum comentário dela dentro ou fora da terapia
eu realmente passei a conhecer um pouco, a pegar as manias, e a admirar também, vejo como algo positivo pra mim e eu só sei o meu lado, mas ela é minha psicóloga, eu sei que existem limites e eu cuido muito disso, ás vezes parece que mais do que ela, não sei...
minha dúvida é, to quase prolongando pra a cada 15 dias, se vale a pena testar outro profissional totalmente o oposto? apenas uma sessão, só pra ver a diferença, tbm acho bacana até pra formação

A melhor resposta 16 JUL 2019

Olá Samira! Obrigado por participar. Seu relato contém alguns códigos e abreviações que perpassam, possivelmente, entre o uso de gírias e o desejo de não se expor. Há diversas correntes psicológicas. Algumas delas trabalham com essa aproximação mais humana, outras são mais distantes. A crítica principal a essas frentes mais humanas é exatamente o que você está sentindo: dificuldade para delimitar com solidez o papel profissional em relação à humanidade do senso comum. Considerando que você quer uma psicólogo e admira a ela, que tal você falar francamente sobre isso com ela? Quanto a experimentar outro psicólogo por, pelo menos uma sessão. Entendemos que psicólogo não se inicia com a tese de "experimentar". Esse vínculo exige investimento de dedicação, confiança e aprofundamento. Não é possível conhecer e avaliar um psicólogo, de forma profunda, em poucas sessões. Encontre uma maneira profissional e diplomática de tratar essa questão com ela. A vivência de dois papéis concomitantes com a mesma pessoa, é de altíssima dificuldade para delimitar. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado

8602 respostas

9 AGO 2019

Olá Samira, tudo bem? Essa questão ao meu ver remete mais a você no sentindo de o quanto isso (se estiver a esse ponto) te incomodando em seu tratamento, enquanto algumas pessoas se sentem mais a vontade ou acolhidas ao ver um lado mais humano do psicólogo outras podem ter sua visão do profissional prejudicada quanto a autoridade e postura do mesmo como terapeuta, isso não precisa estar relacionado de maneira nenhuma as capacidades de sua psicóloga, alguns profissionais se sentem mais a vontade de conversar abertamente com estudantes e profissionais da área pelo grau de empatia entre as partes ser maior do que no caso de alguém fora da área mas se isso esta sendo um problema para você mas esta na dúvida se deve ou não procurar outro profissional, se abra com ela quanto a isso e também sobre suas expectativas, afinal de contas o trabalho do psicólogo é voltado para as demandas do paciente, espero que tenha ajudado.

Bruno Fortes
Psicólogo

Bruno Fortes Psicólogo Psicólogo em São Paulo

7 respostas

9 AGO 2019

Boa noite Samira muitas dúvidas ocorrem ao longo da aprendizagem no setting terapêutico e, pelo seu relato você diz: "minha dúvida é, to quase prolongando pra a cada 15 dias, se vale a pena testar outro profissional totalmente o oposto? apenas uma sessão, só pra ver a diferença, tbm acho bacana até pra formação".

Sim, você pode fazer o que quiser, pode conhecer e fazer terapia com vários terapeutas de diversas Abordagens terapêuticas como:

Análise do Comportamento ou Behviorista
Fenomenologia
Gestalt-terapia
Humanista
Junguiana ou psicologia analítica
Psicanálise
Trans pessoal

Cada profissional tem seu nohall, e no setting terapêutico a aliança terapêutica será mantida a partir da empatia que haverá entre paciente X terapeuta, Samira quando estive futuramente exercendo a profissão, no lugar de terapeuta saberá quando o paciente não aderiu ao tratamento, tem dúvidas e fica perdido sem saber que rumo tomar, e a transferência e contratransferência entre outras coisas. A diferença quem faz é o terapeuta a partir da sua relação terapêutica com o paciente.

Termino com uma frase de Carl Gustav Jung,

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.

Boa sorte colega.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador