Depressão crônica desde os 10 anos e família problemática/narcisista.

Feita por >Anônimo · 1 jun 2024 Depressão

Olá, desde os 10 anos tenho pensamentos de morte, e desde os 11 ideação suicida por conta de xingamentos e agressões vindos da minha família, principalmente da minha mãe. Não tive acompanhamento de nenhum psiquiatra pediatra na época. Comecei o tratamento pra depressão apenas aos 18 anos. Pesquisando sobre psicologia e comportamento no geral, descobri que minha mãe se encaixa em todos as características de um narcisista. Ela inventa coisas sobre mim para meus irmãos e outras pessoas, e eles acreditam e levam a sério, mesmo sendo uma história sem pé nem cabeça. Inclusive já disseram que eu iria ser preso por Maria da Penha, e não me contaram o que supostamente eu fiz. Além disso, pessoas da minha família já cometeram algo parecido com esse crime(agressão a mulheres), isso me revolta muito, pois me acusam de coisas que eles mesmos já fizeram. Já faço terapia há anos e nunca parece melhora nenhuma. Não sinto esperança de melhora, pois o que mais vejo são pessoas ruins se dando bem e pessoas que nunca fizeram mal a ninguém(até mesmo pessoas além de mim) pagando pelos erros dessas pessoas más.
Gostaria de um norte. Obrigado.

A melhor resposta 4 JUN 2024

Sinto muito pelo que está passando. Relações entre pais, mães, cuidadores tendem sempre a ser complicadas, ainda mais com as tendências suicidas tão cedo. É um caso complexo, mas nada que não haja solução ou um norte para se ter qualidade de vida, é possível. Aconselho a mudar de terapia, a terapia não resolve todos os problemas, mas é difícil manter algo que está mais atrapalhando do que ajudando.
Espero que as coisas melhorem de alguma forma por aí, estou aqui caso queira tentar outra terapeuta.

Natália Gonçalves dos Santos Psicólogo em Guarulhos

4 respostas

4 JUN 2024

Lucas Andrade
Pois, precisa mudar de terapeuta porque se com esse os resultados não melhoraram, pode escolher outro. Tem a possibilidade de fazer Online, sem sair de casa.
Precisa resolver esta dependência emocional que tem com a tua família.
Não importa como ela seja e nada pode fazer para mudar eles, mas pode mudar a si mesmo.
Tudo tem solução, você pode construir a realidade que você quer para a sua vida.
Não espere que as coisas aconteçam gratuitamente, você precisa conquistar este lugar. Precisa apenas da sua própria permissão.
Faça Psicoterapia para sair dessa situação.
Abraços

6132 respostas

4 JUN 2024

Sinto muito que você esteja passando por essa situação difícil. Seus sentimentos de raiva, tristeza e frustração são completamente válidos dado o ambiente abusivo em que cresceu. Continuar na terapia é crucial, mesmo que o progresso pareça lento. Considere discutir suas preocupações com seu terapeuta ou tentar uma abordagem diferente. Além disso, construir uma rede de apoio fora da família, estabelecer limites claros e praticar atividades que lhe proporcionem bem-estar podem fazer uma diferença significativa.

Focar em áreas da sua vida onde você tem controle, como educação e carreira, pode trazer um senso de propósito. Estabeleça objetivos e metas para o futuro para ter uma sensação de direção e esperança. Se precisar de ajuda imediata, entre em contato com serviços de apoio ou procure um hospital. Você já mostrou uma força enorme ao buscar ajuda e continuar lutando. Lembre-se de que você merece uma vida plena e livre de abusos, e nunca hesite em procurar ajuda profissional em momentos de crise.

Rodrigo Koroviski Psicólogo em Ponta Grossa

8 respostas

4 JUN 2024

Parece que você passou por experiências muito difíceis desde uma idade muito jovem, o que pode ter deixado marcas profundas em você. É compreensível que você esteja se sentindo desanimado e sem esperança diante das circunstâncias que enfrenta.

É positivo que você esteja buscando ajuda e participando da terapia há anos. O fato de não ter visto melhorias significativas até agora pode ser frustrante, mas é importante reconhecer que a jornada pode ser longa e complexa, especialmente quando há experiências traumáticas e dinâmicas familiares complicadas envolvidas.

No contexto da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), uma abordagem possível seria explorar e desafiar os pensamentos negativos e distorcidos que podem estar contribuindo para sua sensação de desesperança. Isso pode envolver examinar crenças e buscar evidências que contradigam essas crenças.

Além disso, pode ser útil trabalhar no desenvolvimento de habilidades de enfrentamento e resolução de problemas para lidar com as dificuldades que você enfrenta, tanto em relação às suas próprias emoções quanto às interações com sua família.

É importante ressaltar que o apoio profissional, como o de um psicólogo especializado em TCC, pode ser fundamental nesse processo. Eles podem oferecer estratégias específicas e um espaço seguro para explorar suas experiências e emoções.

Também pode ser benéfico considerar o apoio de outros recursos, como grupos de apoio ou organizações que trabalham com pessoas que enfrentam situações semelhantes.

Por fim, lembre-se de que é válido e necessário priorizar sua própria saúde e bem-estar. Isso pode envolver estabelecer limites saudáveis com membros da família que possam ser tóxicos e buscar formas de cultivar relacionamentos positivos e apoio em outras áreas de sua vida.

Espero ter ajudado! Abs

Teresa Abreu Psicólogo em Rio de Janeiro

20 respostas

3 JUN 2024

Olá Lucas, infelizmente a vida nos mostra várias injustiças que acabam nos deixando frustrados e magoados.
Sinto muito por tudo que você passou e ainda passa, mas saiba que apesar dos traumas e ressentimentos que vem carregando ao longo do tempo, você pode de alguma maneira ressignificá-los, mas será necessário muita determinação e força.
Procure listar algumas formas de sair dessa situação, talvez possa ser necessário se afastar das pessoas que te causam esse sofrimento, seria interessante também procurar um grupo de apoio e caso ache necessário, troque de terapeuta.
Lembre-se que você é capaz. Fique bem!

Jaqueline Farias Psicólogo em Atibaia

4 respostas

3 JUN 2024

Olá, Lucas! Sinto muito pelo ocorrido, imagino que tenha sido muito difícil conviver em um ambiente como este. O fator ambiental tem uma grande influência no aparecimento de transtornos mentais como a depressão e a terapia poderá te oferecer os instrumentos necessários para lidar com tais questões. Dependendo do caso, deve ser avaliada a necessidade de acompanhamento psiquiátrico associado às sessões de terapia.

Você disse que faz terapia a anos e não sente que teve melhora. Os psicólogos trabalham com diferentes abordagens teóricas e pode ser que seja benéfico procurar um profissional que tenha uma abordagem diferente da que você está sendo atendido atualmente. Não existe uma abordagem melhor ou pior, mas algumas pessoas apresentam mais evolução em uma do que outra, é muito particular de cada um, então acho válido experimentar fazer essa troca!

Espero ter te ajudado!
Taís Carraro Abrahão
Psicóloga Clínica - Terapia Cognitivo-Comportamental
CRP 06/183406

Taís Carraro Abrahão Psicólogo em Ribeirão Preto

2 respostas

3 JUN 2024

Olá Lucas, primeiro gostaria de parabenizar por sua coragem e iniciativa em buscar ajuda para esta situação em que você se encontra. É imprescindível buscar ajuda profissional quando se cresce com pais narcisistas para que se tenha autoestima, autoconfiança, sensação de pertencimento no mundo, de poder amar e ser amado e de poder conquistar coisas sem culpa. Continue realizando acompanhamento psicológico e caso você não esteja vendo resultado nesta terapia, que tal buscar ajuda com outro psicólogo? Mas lembre-se a terapia só vai te ajudar se você for ativo no processo terapêutico. Espero ter ajudado, caso precise fique a vontade.
Att. à Psicóloga Ussénade Maria de Oliveira.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

765 respostas

2 JUN 2024

Bom dia, Lucas! Obrigado por escrever. O norte sempre passa pelo entendimento mais profundo da natureza humana, da cultura complexa que temos na atualidade. Para isso as pessoas devem vivenciar o mínimo contato com telas, envolvendo TV, celular, videogame e outros; devem priorizar a convivência frequente, direta e real, com pessoas de diversas idades, etnias, religiões (sem modificar a sua), esportes coletivos de contato, teatro, arte, esporte e cultura. Não se pode deixar de ter rotina de vida envolvendo atividades diversas com estudos comprometidos, esportes coletivos de contato, trabalho com responsabilidade, dentre outros.
Turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, são fundamentais. Você precisa ampliar seus horizontes de interação, de interesses, de enfrentamentos com seus medos, preconceitos e dificuldades.
A psicoterapia de anos, precisa ser conversada comprometidamente entre você e seu psicólogo. Algumas vezes, se conclui que precisa de outra linguagem.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.