Por que minha família me rejeita tanto? Eles se unem para me destruir.

Feita por >Mona · 13 abr 2021 Terapia familiar

Desde a infância senti diferença no tratamento familiar. Sou a 3 filha erro de tabelinha quando meu irmão ainda tinha 9 meses. Não fui desejada e minha mãe pensou em tirar. Devia ter feito do q fazer da minha vida um inferno! Meus pais antiquados e ignorantes saíram da roça pra cidade e conquistaram tudo na luta com 4 filhos. Foi uma vida difícil pra eles numa criação machista. Quando eu tinha 7 anos tentei fugir de casa mas ninguém deu falta e acabei voltando, hj com 33 anos falei isto pra minha mãe e ela disse bem feito! Eu era uma criança na rua a noite ... ela debochou sem um pingo de remorso. Passei por mtas situações de abuso por falta de orientação e sempre tratavam isto com normalidade. Minha mãe sempre compete comigo, tem ciúmes do meu pai q sempre me entendia e acredito q ela me rejeitou pq teve q se desdobrar pra cuidar de 2 bebês ao msm tempo. 2 anos depois arrumou a caçula q passava a mão na cabeça, eu sou a filha do meio das mulheres e meu irmão acima de mim sempre foi poupado pq era o único HOMEM então foi o mais bajulado. A mais velha foi só ela durante 5 anos então foi bem mimada e se tornou uma adulta mimada q rola no chão discute com a filha de 5 anos q ela a trata igual minha mãe me tratou a vida toda e por minha sobrinha ser mais apegada a mim q ela , morre de ciúmes q usa a criança fazendo violência psicológica com ela afastando ela de mim e fazendo a cabeça dela contra mim , mas a filha é mais adulta q ela. Meu irmão se casou e separou em 1 ano sempre foi tímido e calado , mas foi um casamento com violência e a ex era esquizofrênica. Acabou o casamento começou a namorar uma moça de fora sozinha e problemática, com uma vida difícil ela deu o golpe da barriga nele e ele voltou pra casa e ainda trouxe ela com o bb. Ele só trás problemas pros meus pais ..viciado em jogo e come todo o dinheiro da casa , não ajuda em nada , não lava um prato e ganha 3 vzs mais q meus pais e vive atolado eles com empréstimo. A caçula só quer saber de festa silicone e namorado é uma folgada q trabalha e tbm n ajuda em casa. Eu sempre me virei desde os 14 anos pra ter minhas coisas, nunca pedi grana pros meus pais, aos 20 anos fui micro empresária, empreguei minha mãe e irmã e eles faltavam me chutar da minha loja , entrei num relacionamento abusivo com as carências afetivas matena q tenho , sofri todo tipo de violência até parar em um hospital e quase amputei minha perna por infecção generalizada , onde ninguém queria ficar comigo lá sempre jogavam um pro outro até meu namorado e acabei tendo q vender meu negócio pra me recuperar. Com isso meu relacionamento azedou e meu ex manipulava todos a minha volta , me desprezava doente e magra e desfazia de mim mas n deixava eu terminar , ele sugava minhas energias pq ele tbm era pilar na família dele abusiva tbm era algo q tínhamos em comum mas q ele sempre fechava com eles msm enxergando a situação. Até q me agrediu e coloquei um basta. Uma semana depois a mãe dele descobriu um câncer na cabeça e durou 3 meses, ele começou a me culpar por ela n gostar de mim por ter ciúmes do filho de arrimo dela, no qual ela sempre atrapalhou por 7 anos. Até hj não nos falamos mais e eu tive depressão e pânico e fui parar no hospital com crises de ansiedade convulsivas e labirintite. Minha saúde estava bastante debilitada mas foi terminar q comecei a melhorar. Sou celíaca e sinto com mais intensidade tudo e acabou afetando meu psicológico, a pouco tempo meu pai bêbado matou meus gatos q eram como filhos pra mim e me salvaram da depressão, desde então não cv com ele mais . Mas minha mãe resolveu trazer a mãe do filho do meu irmão pra morar aqui e ela é uma encostada q quer amarrar o burro na sombra e meu irmão não a quer mais , pra ter contato com o neto eles adotaram ela. Ela teve um parto difícil e desenvolveu depressão pós parto e não sabemos se faz teatro ou se fala a vdd. Ela acabou voltando pro estado dela e levou o bebê. Meu irmão da suporte financeiro mas n troca uma fralda. Só fica no game e baralho e não dá atenção ao filho. Eu sozinha perdi um ap, carro e meu tempo , perdi minha loja resolvi recomeçar do zero . Voltei pra faculdade federal já q meus pais nunca investiram em estudos pq não tinha e era 4 filhos. Consegui passar na minha cidade e estou no 5 período de engenharia. Eles desdenham de tudo q consigo pq sempre consigo sozinha sem ajuda enquanto meus irmãos tem tudo com a ajuda deles . Sempre se incomodaram com meu sucesso e sempre puxam pra baixo pra q eu n saia de casa pq eu q coloco ordem. Sou mais adulta q eles e se eu sair eles irão virar escravos dos meus irmãos, pq eu imponho a ordem e acabam me escutando . Mas não tô aguentando mais a falta de apoio , apagam a luz pra eu n estudar pq incomoda eles a luz acesa, estudo integral e não dá pra trabalhar fixado e isto está custando minha saúde mental , tenho vontade de desistir trancar e trabalhar pra sair de casa , pq n aguento mais a pressão as implicâncias, me chamam de vagabunda pq n trabalho mas tenho 3 trabalhos informais e ajudo nas despesas e meus irmãos n dao nada. Eles pegam meu dinheiro suado pernoitado e n cobram deles nada , pelo contrário resolvem os B.os do meu irmão. Nos afazeres de casa eu tenho q ajudar pq n trabalho mas os dois n precisam , eles enxergam meu estudo como diversão e são incapazes de apoiar. Tenho q ter média e dedicar e eles fazem de tudo pra atrapalhar. Minha irmã mais velha casada sempre dando pitaco aqui sendo q n mora mais aqui não ajuda em nada , nunca ficou num hospital com meus pais pq n consegue criar 2 filhos e encosta no marido dela, fui corrigir o menino pra respeitar meu gato q estava batendo nele saiu em mim e jogou tudo no ventilador, uma recalcada mal amada q nem o marido aguenta só suporta pq é um excelente pai. Ela então afastou as crianças daqui pros meus pais sentirem e me culpar eu arrumei as malas e procurei lugar pra morar e minha mãe começou com a chantagem emocional. Acabei cedendo pelo momento pandêmico e de n haver emprego formal. E ter q trancar a facul pra trabalhar e me sustentar. Mas eles n me respeitam, vivem criticando e desfazendo não estou bem aqui e não sei o q fazer por causa da pandemia . Estou com medo de sair e n conseguir emprego e meus trabalhos dellivery n ser suficientes . Só q não vou conseguir nem estudar em paz , nem trabalhar . Estou desde o início da pandemia trancada e agora evito sair do meu quarto , minha irmã trouxe o vírus quase matou meu país...eu doente crônica fiquei no grau 2 da doença e contaminou toda casa . O problema da minha mãe me odiar eu compreendi no dia q ela falou q ia tomar chá numa briga nossa, ela n gostava do meu ex tbm e fomos 4 anos felizes e ela sempre falava dele, não aceitava minhas escolhas e quando contei o q ele fazia acreditou nele. Pensei em me matar várias vezes pq sou mto diferente da minha família, sou a 1 a passar numa federal , sou de opinião formada e converso sobre tudo. Sou de esquerda e a maioria da família ignorante e bosa, não gostam de estudar mas conseguem as coisas com ajuda, nunca por mérito. Eles me toleram pq eu falo língua diferente deles e tem uns 3 anos q nem em Natal vou mais. Minha mãe já me deixou em casa sozinha no Natal pq ela prefere as irmãs dela do q a própria família. Eu queria ir pra outro país, pq mudar de casa eles vão continuar a falar da minha vida pq só sabem fazer isto e cidade vizinha vai ser pretexto pra passear . Estou tentando a possibilidade de ir pra África mas eu precisaria concluir a faculdade q quero largar . Temo largar e n conseguir mais e acabar como minha família assalariada q se acha rica. Eu almejo mais pra mim ...quero estabilidade financeira, trabalhar menos pq sempre trabalhei mto e adoeci por isto é tá tudo indo contra. Parece q estou nadando contra a correnteza e estou farta. Tenho facilidade em comunicação e arrumar emprego , mas temo pelo momento q estamos. Estou voltando com a depressão q curei sozinha em 4 anos e ela tá voltando , não estou dormindo mais direito , não tenho mais humor e estou dormindo mto. Acordo exausta e passo mal e eles nem enxergam. Já cheguei a ter convulsão e precisou minha tia chegar pra ver com minha irmã no quarto. São coisas q n compreendo . Eles não gostam de mim por n ser como eles e já aceitei isto . Mas n entendo o complô e ataque pra me destruir, se sentem bem quando vou pro hospital e n tem um remorso. Eu evito conversar pq sou feminista minha mãe machista ao extremo e não sei se ela me odeia pq n consegue ser eu pelas circunstâncias da vida ou se ela me odeia msm. Eles n incluírem eu aceito mas rejeitar e atacar n entendo, se eu me matar eles vão comemorar. Mas na hora do sufoco só enxergam a mim , só eu q resolvo os B.O sérios e hospital . Mas estou esgotada n aceito mta coisa pq acho q minha mãe deixou acontecer propositalmente. Ela n é uma mãe carinhosa tbm n teve uma mas tem carinho pelos netos . É narcisista e abusiva . Eu só queria sumir da vista dela e tá sempre acontecendo algo pra me prender aqui é continuarem a me sugar.

A melhor resposta 14 ABR 2021

Olá Mona! Grato por escrever. Você cita muitos componentes no seu relato', . Há uma soma de aspectos que precisam ser melhor refletidos. Você coloca uma pergunta: "Por que minha família rejeita tanto?" como uma convicção. Pode ser uma leitura que não seja comungada por todos.
De outro lado, você estar estudando em uma universidade pública é algo muito importante. Não desista, vamos conversar e achar formas de concluir seu curso, assim como vamos encontrar formas de você sentir, interpretar, fantasiar e comportar-se diante da configuração de vida, sempre em construção, sempre dinâmica.
Veja nossos perfis, escolha um de nós e fale conosco. Será organizador e enriquecedor.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

27 JUL 2022

Oi Mona,
Tua familia não te rejeita... não quer te destruir... QUER QUE VOCE CRESÇA, QUE ACORDE, que conquista a vida vida, que seja dona da sua vida. Enquanto ficar na dependência dela - dependência emocional / financeira - sempre vai enfrentar críticas, desprezos, humilhações, rejeições...
Quem é voce? Qual a sua verdadeira identidade? De onde voce veio? Qual o seu objetivo de vida?
Tudo isso, você não sabe e por isso, precisa fazer Psicoterapia, para se conhecer e compreender tudo o que está acontecendo.
Tudo vai ficar pior se voce não aprender, não se conscientizar....
Nada é por acaso... não coloque isso como castigo, nem é culpa dos pais, da família, dos outros.
Foi voce que se desafiou, voce escolheu nascer desses pais, voce que escolheu vir como mulher, sei que não compreende isso e por isso a necessidade de Psicoterapia de Autenticação, mas voce veio ezatamente como deveria vir...
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio... como voce escolheu? Ficar com medo e ficar na dependência.
Voce veio através dos pais, mas não é deles... veio para se realizar, se construir... em vez disso, voce só fica na queixa, se fazendo de vítima...
Faça Psicoterapia para ser auxiliada nesta caminhada.