Por que meu marido me acusa de coisas sem fundamento?

Feita por >Crislaine · 31 mai 2023 Terapia de casal

Me chamo Crislaine, sou casada a 10 anos, vivo um casamento completamente destruído por um ciúme sem fundamento, todos os dias ele me acusa de coisas que só existem na mente dele, ele me acusa de estar mentindo o tempo todo, se ele me manda msg de texto e eu não respondo na mesma hora, ou me manda msg e eu respondo, ele em seguida faz chamada de vídeo pra ter certeza de onde estou e o que estou fazendo. Pra ter certeza que nao estou mentindo. Me acusa de trair ele com um primo que nem contato tive depois da infância, mas ele jura que eu tenho um caso com esse primo, traio ele, ele já chegou perturbar toda minha família e inclusive a dele com essa história e nunca conseguiu nada com isso, pois todos sabem que não tem nem lógica acontecer um absurdo desse, ele já me acusou de ter traido ele com o próprio irmão (que é gay) e de que nosso filho é filho do irmão dele..ele acusa e afirma, ele afirma tudo que diz, está me destruindo, me consumindo, pois eu não tenho como provar o contrário a respeito dessas acusações, meu celular fica na mão dele, se vibrar, tocar, ele mexe, revira, já pagou pra racker invadir meu celular pra ver se não tinha nada, meu histórico de pesquisas, nuvem, meu WhatsApp ele já clonou, e mesmo vendo que não tem nada, continua acusando dizendo que eu sou esperta, eu converso e apago de forma que não de pra recuperar pra ele me provar que eu converso com outro..olha eu estou desesperada, pois estou num nível onde não suporto mais essa situação, minha maior vontade é pegar meus filhos e ir pra longe..porém por seguir princípios cristãos sempre me aconselham a não fazer isso, alegando ser algo espiritual, e que se eu me manter firme, Deus vai mudar, libertar, enfim...não consigo mais ver Deus nisso aqui, eu só vejo as palavras nojentas dele sobre mim, só vejo os pensamentos podres ao meu respeito, e eu não suporto mais. O que vocês como profissionais me aconselham? Isso se tornou tóxico demais, se tornou um desrespeito sem fim, meus filhos estão presenciando as brigas, estão ficando com semblante triste, eles mesmos dizem pra gente ir embora, e olha que eles tem 8 e 10 anos, eles falam que não suportam mais ver e ouvir tudo aquilo, pois eles sabem que não existe, assim como a família sabe, todos ao redor sabem, está insustentável. Ele me ameaça dizendo que se eu largar ele, ele vai matar meu primo, pois foi ele (Primo) quem destruiu nossa família, fora as outras nojeiras que sou obrigada a ouvir. Meu WhatsApp está forrado de conversas onde ele passa o dia perguntando com quem estou online, com quem estou falando, pedindo print pra confirmar, e detalhe, ele conseguiu o telefone desse primo, ligou ameaçando, xingando, já infernizou a vida da esposa dele, eles são uma família linda, estão casados a 18 anos, então por aí já dá pra ter uma base de como não tem fundamento ele falar que antes de nos casarmos eu já tinha um caso com ele, quando ele casou eu era criança ainda, e mesmo que não fosse, não tem cabimento, vai contra meus princípios e morais se envolver com "parente"..mas não tem o que tire isso da mente dele, aí ele fica controlando o online dos 2, e se eu tiver online(trabalho com vendas online via WhatsApp, então passo um bom tempo trabalhando online), e o primo tbm, ele fica completamente fora de si e jura que os 2 tão online pq estão conversando.! Fora outros motivos que se eu for escrever aqui, passo 1 semana digitando...preciso de uma opinião profissional, quero muito uma ajuda de fora, saber o que de fato acontece, o que fazer..enfim!! (Segundo a minha teoria baseada na minha fé, sei que tudo que se planta, colhe! Ele antes de me conhecer, teve um caso com a tia dele, casada com seu tio (irmão da sua mae) o tio dele caminhoneiro, viajava e a tia e ele ...enfim, não precisa detalhar...ai todos me falam a mesma coisa, que ele tem medo de eu estar fazendo o papel da tia hj, afinal ele tbm caminhoneiro, viaja, teme que o que plantou com o tio no passado, eu no presente faça o mesmo, e ele colha comigo o que plantou lá atras)! E não deixa de ser uma lógica na minha opinião, mas independente disso, eu sei quem eu sou, eu sei o que faço ou deixo de fazer, e não suporto mais tanta acusação nesse nível, gênero e grau! Esta insustentável! Me ajudem por favor

A melhor resposta 1 JUN 2023

Oi Crislaine
Esse é o resultadp de ter casado com uma pessoa doente, complicada, com problemas particulares a serem resolvidos, com traumas para curar. O sentimento de culpa dele leva ele a te emprrar para voce ser desonesta; assim ele se alivia jogando a culpa sobre voce.
Ele precisa de atendimento Psicoterapêutico, mas ele não vai aceitar fazer; então nada pode fazer por ele; mas pode fazer por voce.

Voce está equivocada na tua crença... A espiritualidade (O que todos nós somos, por natureza) nada tem a ver com religião, "princípios cristãos". Deus não é cristão, Jesus Cristo nunca foi cristão assim como Maomé nunca foi maometano ou como Buda, nunca foi budista.
Vida (força, energia) é o que voce é. E, a Vida te deu a liberdade e apossibilidade de sempre escolher e decidir o que te serve e o que não te serve. A Vida (Deus) já te deu a liberdade, ele não se mete mais no que voce faz ou deixa de fazer... voce se torna o que escolhe; cada escolha gera seus resultados, suas consequências pelas quais somos responsáveis.
Tudo o resto pertence ao sistema - a organização de como o ambiente está estruturado, incluindo as religiões.
O medo e a culpa são dois mecanismos através dos quais o sistema nos segura e nos adapta a ele, para nos manter submetidos.

Reflita sobre e se quiser, pode mudar os destinos da tua vida e dos teus filhos. A resposta está dentro de ti, voce é dona da tua vida e do teu destino.

Se precisar de ajuda, disponha.
Não viva o que os outros querem; decida por ti.
Abraços

5817 respostas

1 JUN 2023

Olá Crislaine, espero que esteja tudo bem com você!

Sinto muito você está passando por toda essa situação que está te trazendo muito sofrimento e dor, saiba que estamos aqui para te dar todo o apoio possível para a superação desse momento. Pelo seu relato é possível identificar que todos os problemas que você está passando no momento, advém do comportamento de seu marido, e da maneira como ele está vivenciando a relação. Todas as ações que ele apresenta, indicam uma forte insegurança, e uma desconfiança desproporcional, que acabam prejudicando muito toda a relação de vocês, inclusive afetando também a vida de seus filhos. O que é importante compreender, é de onde vem essa insegurança, e se esse comportamento pode ser mudado por ele, ou seja, se ele deseja mudar a atitude dele perante você. Caso isso não seja possível, é importante você reconhecer seus limites pessoais, pensando na qualidade de sua vida e de seus filhos, além de sua saúde mental e emocional. Se não houver uma mudança, talvez você precise tomar uma decisão para sua vida, se planejando e acionando sua rede de apoio para te auxiliar. Tendo em vista que você já está passando por isso faz algum tempo, um Psicólogo pode te auxiliar a equilibrar novamente seu lado emocional, buscando, restabelecer seu bem estar pessoal, e a qualidade de suas emoções e pensamentos, em um espaço neutro e profissional. No entanto, o mais indicado, é que seu marido, sim, possa explorar essas questões junto a esse profissional, para que ele tenha a oportunidade de compreender o que está acontecendo, e como o comportamento dele pode estar afetando consideravelmente a relação de vocês, para tentar modificar as atitudes dele. Busque um diálogo com seu marido sobre esses pontos, e, se desejar de suporte profissional, busque um profissional de Psicologia para te auxiliar neste momento, talvez te ajude muito a superar essa questão. Nunca deixe de se colocar como prioridade na relação, e em sua vida. Seus sentimentos e suas emoções são importantes, e merecem de cuidado. Se houver sentimento, respeito, compreensão e confiança (mútua), a relação de vocês pode ser retomada. No entanto, principalmente a confiança, tem que ser reconstruída dentro dele, e isso deve partir dele. Não há relação quando não existe confiança e cumplicidade.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

1 JUN 2023

Olá Crislaine! Obrigado por escrever. Sempre é prudente e precavido contar com dados mais aprofundados das coisas. Seu relato, no entanto, indica fortes elementos de que seu marido está doente, alimentando questões que estão no mundo emocional dele, mas não na tua realidade. Certamente ele está doente. De outro lado, esse tipo de doença, alimentador de ciúmes e contextos de reações e vinganças a situações imaginárias, podem implicar reações que ameacem vidas e integridades. Por essa razão será importante você contar com apoio de rede de apoio do local onde você se encontra, da sensibilidade e encaminhamento da mais sábia posição perante seus filhos, mas será providencial que ele seja conduzido a tratamento, que vocês possam continuar em segurança, mas organizando vida mais harmônica para você. Converse com familiares confiáveis e sensatos, com autoridades do fórum, algum de nós, psicólogos. Seu marido, você e seus filhos, precisam de ajuda, orientação e proteção.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.