Meu marido me acusa sem fundamento.

Feita por >Evelin · 5 ago 2020 Terapia de casal

Quando éramos namorados ainda, ele me levou na casa de um amigo. Eu não bebo, não fumo e nunca tinha ido as festa na casa de outras pessoas. Tive vontade de ir ao banheiro 1 vez e meu marido (na época namorado) me acompanhou ao banheiro. Numa 2 x que tive vontade de ir ao banheiro, não quis incomoda-lo, pois ele estava entretido conversando com os amigos e fui por conta própria sem avisa-lo. No banheiro que ele havia me levado estava todo vomitado, então fui atrás de outro banheiro e entrei em um quarto onde havia um casal (o cara era o dono da casa) e junto com a menina que ele estava, me levaram ao banheiro da suíte da casa que não havia ninguém. E foram embora. Quando sai do banheiro, percebi que a porta do quanto estava trancada por fora e dentro do quarto, em cima da cama, estava um dos amigos do meu marido e outra menina ( eles não estavam quando entrei). Levei um susto (e eles também) e tentei abri a porta novamente mas ela estava trancada por fora. Então esse amigo ligou para alguém que estava do lado de fora para abrir, e quando abriu meu namorado venho em minha direção muito bravo.
Na hora eu não entendi, mas depois percebi que ele achava que eu tinha feito alguma coisa dentro daquele quarto.

Bom, 10 anos se passaram e até hoje ele me passa na cara que eu fui uma vagabunda, que deveria ter avisado ele pra ir ao banheiro. Fora outras coisas que aconteceram durante esses anos que ele me acusa como: ter me encarando um dos amigos dele; estar a fim do segurança do meu curso; e etc.

Algumas atitudes que ele me questiona que eu tenha feito, realmente aconteceram. Mas sem nenhum objetivo de traí-ló ou fazer algo pra ele de ruim. Desde o momento que eu o conheci, sabia que era com ele que queria construir a minha família e sempre fui muito integra e leal a ele.

Uma dessas atitudes, por exemplo, foi no meu curso, que havia um segurança lá. Meu namorado foi até meu curso de surpresa e me esperou do lado de fora da minha classe. Naquela hora, não sabia Que ele estava do lado de fora e eu estava morrendo de vontade de ir ao banheiro e a professora estava fazendo a chamada só que eu não aguentaria até chegar meu nome. Então sai correndo pra ir ao banheiro antes de acabar a chamada e me deparei com meu namorado. Só que minha reação foi só olhar pra ele, dizer oi e entrar no banheiro. Nesse mesmo tempo, o segurança estava também do lado de fora e ele ( o segurança) perguntou pro meu namorado se ele era o MEU NAMORADO. Eu nunca tinha falado nada com esse segurança, além de ter pedido as horas pra ele um dia.

Meu namorado começou a desconfiar que eu fui me encontrar com o segurança do lado de fora da sala e me assustei ao ver ele lá. Me questiona do por quê o segurança perguntou aquilo pra ele e incessantemente eu falo que não sei e ele não acredita.

Ou seja, isso tudo aconteceu realmente, como várias outras coisas que aconteceram que ele também desconfia de mim e eu não tenho nenhuma resposta do por que aconteceu.

Como falei, estamos há 10 anos juntos, temos 2 filhos e moramos sozinhos em outro país. Precisamos mais do que nunca um do outro agora e ele só consegue pensar nessas coisas que aconteceram 10 anos atrás.

Ele diz que essas coisas estão mal resolvidas e que atitudes minhas atuais o levam a pensar nessas coisas passadas.

Uma dessas coisa foi o fato que eu uso uma correntinha com o fecho que se abre. Um dia, ele percebeu que eu estava sem a correntinha e na hora disse que poderia estar na cama pois como nós tínhamos transado a correntinha, provavelmente, abriu e caiu ali, e foi realmente o que aconteceu.

Dias depois eu perdi minha correntinha novamente e ele a encontrou dentro do nosso carro no chão. Logo ele já desconfiou que eu estava transando com alguém dentro do carro pois o banco estava um pouco inclinado.

Eu disse a ele que o banco estava inclinado por que nossa filha sentou ali comigo e ficou brincando com o banco e a correntinha deveria ter caído quando eu, sem querer, tirei minha bolsa do ombro e puxei a corrente junta sem perceber.

Ele não acreditou.

Como disse, essas pequenas coisas que ele diz que eu faço, que Eu causo é insuportável pra ele pois remete ao que aconteceu no passado. E ele fica pensando isso o dia inteiro enquanto trabalha, e sinto que isso o consome. Ele não me quer mais... e eu amo ele demais e estou Suportando isso pois sei que ele me ama e tudo é diferente quando ele não pensa nessas coisas.

Nao adianta conversarmos. Toda vez que conversamos ele leva a discussão em questionamento que não sei responder e isso é pior pois ele tira conclusões irreais. Ele tende a querer saber o que sinto ou o que senti e minha opinião não vale de nada.

O problema é que eu estou desconfiando das minha próprias atitudes. Será que eu realmente fiz algo com más intenções e não lembro? Será que eu realmente não tenho noção das minha atitudes? Estou me questionando constantemente pois já não sei mais como agir.

Já não estou mais suportando isso, como eu consigo resolver?

A melhor resposta 6 AGO 2020

Evelin,
Obrigado por participar, e parabéns pela honestidade como você relata o assunto.
Por tudo que você disse da para perceber que seu marido precisa de ajuda profissional, pois o ciúme dele se tornou muito disfuncional. Prejudicando a relação de vocês e provavelmente a vida dele como um todo e a sua também. Logo, seria muito importante ele começar um acompanhamento psicológico. Talvez fosse útil você mostrar essa pergunta que escreveu, a minha resposta e também a resposta de outros psicólogos, pois isso permitiria que ele tivesse outras perspectivas. Talvez fosse útil também ele mesmo fazer alguma pergunta para nós aqui no site, relacionado ao tema. Sobre a desconfiança em relação às suas atitudes, pelo que você falou, não há com o que se preocupar, pois, parece que, de fato, ele que está distorcendo a realidade por conta do ciúme. Seria bom ele admitir isso e iniciar o tratamento. Mas caso ele não reconheça que seu ciúme é patológico valerá a pena continuar o casamento? Essa é uma resposta que só você pode responder. Você o ama muito, isso está claro. Mas será que só o amor será suficiente para manter a relação? Mesmo com uma convivência marcada por conflitos decorrentes do ciúme? Essa também é uma pergunta que só você poderá responder. O ideal seria vocês dois fazerem algumas sessões de terapia individual e depois partirem para uma terapia de casal. Contem comigo e com os demais psicólogos do Mundo dos Psicólogos.

Kelton Medeiros Teles Psicólogo em Fortaleza

38 respostas

6 AGO 2020

Olá Evelin! Grato por participar. Qual é a tua verdade? Pelo relato é claro que você não fez nada que justifique a desconfiança dele, mas também, pelo mesmo relato, assim como ele, você se sente frágil. Fica a impressão de que, de tanto ouvir esses questionamentos você fica se perguntando e procurando por possível fundamento e explicação para as desconfianças dele. Considerando que vocês vivem em outro país, é possível, que a falta de trocas sociais, com qualidade, profundidade e integração, acabe por fazer com que o foco seja direcionado muito fortemente para essa tendência de análise. Atenção: realidade psicológica não é a mesma coisa que realidade comprovada por diversas pessoas.
Precisaremos compreender melhor, mais a princípio, parece interessante vocês interagirem mais com pessoas éticas, que impliquem companhia e segurança para os dois, organizem rotina de vida razoável, cuidando bem dos horários, da alimentação, da atividade física, das ocupações significativas envolvendo o corpo e a mente.
Sendo possível aprofunde o panorama da situação com a condução científica de um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.