Como blindar em um ambiente problematico?

Feita por >Anônimo · 27 ago 2023 Abordagem psicológica

Olá, somos uma família de 4 pessoas, eu e os meus pais nos damos super bem, temos uma relação de carinho e respeito. O principal problema é o meu irmão temos uma diferença de 3 anos e meus pais sempre relataram que desde quando eu nasci ele começou a sentir ciúmes e com o tempo foi piorando, lembro que quando criança tinha por volta de 7/8 anos ele já me batia e me xingava. Meus pais sempre tentaram corrigir levar em psicólogos, psiquiatras e neurologista, pois ele se tornou uma criança agressiva, revoltada e difícil de conviver, pois bem fez tratamento psicológico mas não resolveu e o problema era que fora do portão de casa ele é a melhor pessoa do mundo ( juro, ninguém acredita o que ele faz aqui dentro de casa), por volta dos 15 anos ele começou a dar muito trabalho na escola, era um bom aluno, porém, a professora não podia chamar atenção dele, corrigir nada disso, ele não aceitava ficava revoltado e insultava. Meus pais receberam um convite da escola para retirá-lo antes que fosse expulso, mudou de colégio e ele formou, mas mesmo adulto o problema continuou, chegou a me bater quando eu tinha 15 anos, dizendo que meus pais gostava mais de mim do que dele, sempre tentei dar o mínimo de trabalho para meus pais,eles não tem ideia como eu era na escola, pois o meu irmão dava tanto trabalho que eles não tinham tempo para pensar em outras coisas. Quando fiz 18 anos passei na faculdade e fui morar fora, ele continuou problemático, arrumava briga, batia carro, parou de estudar e ninguém podia falar nada, ele surta, sai quebrando tudo é extremamente agressivo, novamente ele voltou a fazer tratamento psicológico mas ninguém deu diagnóstico de nada ( como eu disse ali em cima, ele se passa de bom moço na rua, então quase ninguém acredita) muitos achava que ele é apenas imaturo, revoltado, passei 3 anos sem conversar com ele, falava apenas o necessário e foi a melhor fase, meus pais super entenderam e pediram para eu realmente manter a distância, cheguei a ver meus pais apenas uma vez ao ano e mesmo assim ele alegava que eu era filha preferida. O segundo problema, eu arrumei um namorado que era muito parecido com a personalidade dele e eu vivi um relacionamento totalmente conturbado por 5 anos, parecia que eu morava com meu irmão novamente, ele me tratava mal, me traia e eu não conseguia largar por nada, só terminei porque eu passei mal uma vez, tive uma crise muito forte de ansiedade e parei no hospital e tinha uma psicóloga de plantão e ela veio falar comigo ( foi um anjo) porque sinceramente parecia que eu iria morrer, ela disse que o meu relacionamento era abusivo, e me acompanhou por uns 6 meses, foi quando eu terminei, sofri muito, mas depois eu superei. Fiquei muito bem, segui minha vida, e meu ex (na época que estava juntos, pediu para eu aproximar do meu irmão, pois era crueldade a minha ter afastado), voltei a ter contato próximo ele, e com meus pais sempre foi próximo( falava todos os dias pelo telefone, chamava de vídeos), e a implicância do meu irmão continuava, ele gosta de me diminuir, fala que meu inglês é horrível, que eu sou lerda, burra e fala assim para meus pais: essa é filha preferida de vocês? Essa esquisita, sempre ignoro ele, como se ele não existisse. Após 11 meses eu já tava bem, até que meu ex começou a me perseguir, ele já tinha outra e ia na minha casa atrás de mim, pedia para voltar não aceitava o nosso termino e me pressionou na parede para voltar com ele, não cedi e comecei a sentir medo, ele só parou pois ameacei fazer BO. Tava com medo dele fazer algo comigo, pois era terceira vez que ele estava andando atrás de mim, fora que trocou de número ( eu o bloqueie no número antigo) para me ligar e mandar mensagem. Não tive coragem de fazer BO.
Nesse tempo todo meu irmão continuava dando muito trabalho mesmo com quase 30 anos e para poupar os meus pais eu nunca contei o que aconteceu com meu relacionamento, eles não sabem, meus pais não sabem de nada que eu vivi quando eu morei em outra cidade, nunca contei que passei mal, que tomei remédio para ansiedade e como nós tínhamos pouco contato físico eles nunca perceberam. Pois bem depois algum tempo achei que estava bem e já tinha quase uns 2 anos separada, eu não sei aconteceu mas comecei a ter crises fortíssimas de ansiedade, emagreci uns 10 quilos, sentia taquicardia de madrugada, acordava assustada, não conseguia comer e em decorrência disso passei por um problema financeiro, fiquei realmente doente e ficou visível, pois tive quedas severas de cabelo, emagreci e também eu não dormia direito, então eu decide voltar a morar com meus pais, minha meta era ficar bem, me estabilizar no máximo 6 meses e mudar ( na época o meu irmão morava na casa dele), meus pais deram uma casa para ele bem longe da deles. ( pensei agora moro um tempo com meus pais e fico bem psicologicamente, morando apenas nós 3).
Porém, meu irmão simplesmente vendeu e resolveu voltar a morar aqui, apesar dos meus pais não aceitaram, eu não falei nada pois a casa não é minha e na minha cabeça eu ia morar apenas 6 meses. Ali eu percebi a besteira que fiz, foi voltar para casa dos meus pais (mas não tinha condições de mudar naquele momento).
Meu irmão voltou pior, ninguém aguenta, ele é extremamente agressivo, grita, xinga, quebra as coisas, e quando está apenas eu e o meus pais conversando ele sente prazer em estragar, ele chega começa a insultar, ele estraga todas as datas comemorativas, sinceramente nem comemoramos mais, quando eu era mais nova eu rezava para ele não estragar minhas festas de aniversário, porque ele sempre arrumava confusão, não tive festa de 15 anos, pois resolvi evitar problema. Eu simplesmente piorei, travei não consigo progredir depois que mudei e nesse meio tempo eu comecei a fazer academia ( refrescar a cabeça) conheci um cara e acabei me relacionando, no começo ele era um príncipe, disse que queria casar, formar família, ele era do jeitinho que eu esperava em 15 dias estávamos namorando, me dava atenção, foi tudo muito rápido e eu me apaixonei, e o mais engraçado que ele gostava exatamente das mesma coisas que eu, depois de uns 15 ele começou a me ignorar, já não respondia as minhas mensagens, quando eu questionei ele disse que a culpa era minha por não responder na hora ( se eu demorasse 1/2 horas ele não gostava), passei a responder na hora, coloca o cel para fazer barulho quando ele me mandava mensagem, parei de ouvir sertanejo e comer chocolate ( ele não gostava) o problema foi quando eu encontrei uma amiga antes do niver dela para comemorar, fomos nós duas comer um sanduíche ( eu não bebo), ele simplesmente não gostou e brigamos, e questionei se ele realmente pensava em casar e ele disse que não é quem nem queria filhos, naquele momento eu percebi que parecia que eu estava no mesmo relacionamento anterior, tinha as mesmas características eu terminei, sofri novamente, me senti enganada, parece que voltou, na verdade parece um ciclo.
No começo do ano eu passei mal novamente depois desse relacionamento fui para hospital fiquei 21 dias internada (eu entrava em pânico quando lembrava do meu antigo relacionamento e misturou com o outro e com o comportamento do meu irmão, eu surtei, porém tive uma faringite e gastrite meu problema era físico), passou dois meses eu ainda não estava 100% ainda sentia algumas dores no corpo e eu acabei tendo uma crise de ansiedade novamente depois de 3 anos, mas foi muito forte achei que fosse morrer, perdi 10 quilos, conversei novamente com a psicóloga, porém não dei continuidade. O maior problema de tudo isso é:eu não posso ver meu irmão eu entro em pânico, meu coração dispara, me dá tremedeira, taquicardia, eu evito de olhar na cara dele, sei que vão julgar por ser meu irmão , mas eu não aguento ele mais, meus pais fizeram de tudo. O maior problema é, eu preciso mudar, porém não consigo reagir, ter foco para trabalhar direto e ir embora, eu fico muito instável, como eu faço para ter foco no trabalho e mudar, me blindar? E outra dúvida por que só encontro pessoas para relacionar com comportamento parecido com do meu irmão? Tem alguma ligação? E o pior os meus dois ex namorados eram complicados de conviver e mesmo assim eu sentia falta e confesso sinto falta do último até hoje mesmo depois de 5 meses de término, me sinto culpada pelo término e também fico pensando será que eu estou sendo muito vitimista? E também me sinto péssima pelo falto de não ter um bom relacionamento com meu irmão, isso me dói.

Obrigada

Desculpa pelo tamanho do texto!

A melhor resposta 31 AGO 2023

Voce precisa:
Primeiro, se conhecer, saber quem é, de onde veio, qual o objetivo da sua vida.
Segundo, saber a causa destes problemas... não é por acaso que estás aqui, não é por acaso os conflitos que tem com seu irmão e com teus amores;
Estamos aqui para ajustar as nossas contas, aprender, corrigir percursos... ninguém avança se antes não fizer as pazes com o seu passado.
Veja que os problemas se repetem: teu irmão, teus namorados... até parece que voce atrai as pessoas para te fazem sofrer... tem uma aprendizagem a fazer e voce não está fazendo...
Precisa fazer Psicoterapia e chegar às causas desse desajuste...
As verdadeiras causas podem estar em vidas passadas... precisa fazer regressão.
E, enquanto não resolver isso, tua vida não irá pra frente...
Só depois terá condições de se reaproximar do teu irmão, ter paz com ele; só depois também poderá encontrar o teu parceiro.
Agora, precisa se autenticar pois enquanto voce se esforça para compreender e viver a tua vida e a tua profissão permanecendo baseada e não consciencializando dos erros do passado, só terá processo de autodestruição e perda progressiva.
Faça Psicoterapia.
Estou à disposição
Abraços

5817 respostas

28 AGO 2023

Olá Anônima! Obrigado por escrever. A questão não é "Como blindar de um ambiente problemático", a questão é como viver autonomia, independência, auto regulação. Não podemos explicar nossos estados internos por causa de outras pessoas. Sei que esse raciocínio, a princípio, te parece desconfortável. Mais o que precisaremos, nós, psicólogos, é te fortalecer para que você viva autonomia, originalidade. Pelo relatado, tanto você, quanto seus pais, encontram dificuldades para colocar limites na convivência com teu irmão.
A questão dos namorados assemelhados, provavelmente representa ligações com tua personalidade, forma histórica vivenciada com teu irmão, que poderá, ou não, ser esclarecida.
Antes de vivenciar relacionamento bom com teu irmão, você precisa construir relacionamento bom consigo mesma. Para tanto precisará de trabalho profundo de entendimento da natureza humana, da interface com a cultura, a começar pelo autoconhecimento, com a delimitação de tua personalidade, identidade, possibilidades, metas.
Estarei a disposição para os necessários aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.