Não sei se sofri abuso na infância, tenho sonhos e sensações estranhas

Feita por >Jess · 29 jun 2023 Traumas

Mulher, 30 anos. Não me lembro exatamente quando os sonhos começaram, desde sempre é o que parece.. nesses sonhos o meu pai esta bêbado fazendo sexo comigo. Nunca são iguais, e nem sempre sou criança no sonho. Desde que nasci ele é alcoólatra. Eu amava ele demais, era meu herói, eu era um grude.. mas quando ele chegava bêbado, eu tinha muito medo dele.. e não dele me bater ou algo assim, tinha medo dele me abusar. Eu era muito pequena (4 ou 5) anos então não sei de onde surgiu a ideia, talvez de alguma história que ouvi. Na adolescência lembro de ter esses sonhos de forma recorrente e eram terríveis, eu já não sentia medo pois sabia que poderia me defender, mas mesmo assim era horrível quando ele colocava a mão na minha cabeça ou ombro pra dizer que me amava (ele é seco, só fala bêbado pra mim e pra todos), porém quando ele relava em mim, a sensação era terrível, me dava pavor, vontade de correr. Mas o mesmo não acontece quando ele esta são e abraço ele no aniversário por exemplo. Hoje ainda moro com eles, e a sensação ainda é a mesma depois de tantos anos. Os sonhos são menos recorrentes agora, coisa de 2x por ano.
Recentemente comecei buscar coisas da minha infância, fotos, vídeos, memórias.. só queria ver como eu era.. e percebi que desde então, eu sinto uma raiva absurda dele pelo motivo mais bobo do mundo.
Infos adicionais: era grudada nele quando criança, mas comecei crescer e ele simplesmente se afastou, nem conseguimos conversar se não tiverem outras pessoas conosco, somos estranhos um pro outro hoje em dia. Aos 13 anos meu irmão desmistificou o herói, contou que ele batia na minha mãe e que veio pra sp foragido por ☠️. Meu mundo quebrou, entrei na adolescência e meu primeiro amor foi um cara de 30 anos, bandido, que tirou minha virgindade sem consentimento. Foi uma fase rebelde e confusa.. aos 20 e poucos na faculdade comecei criar heróis, dois deles, saí com os dois e me lasquei muito. Sempre atrás de homens mais velhos. Meus gostos sexuais são voltados ao BDSM, parte submissa, embora na vida real, seja eu quem goste de controlar tudo e mandar em tudo. Lendo Freud atribui isso as surras que meu pai deu em minha mãe, mesmo que eu não me lembre, eu vi algumas.
Enfim, não sei.. li muitoooo mas não consigo saber se algo de fato realmente aconteceu e minha memória bloqueou, ou se eu apenas entendi alguma situação errada, a mente de uma criança é meio confusa.
Ah sim, com 8 anos fui nadar no rio com meu padrinho, tudo que me lembro é dele se apoiar com as mãos no meu ombro e bater os pés na água. mas eu senti que ele estava sendo maldoso, que tinha algo errado e sai. Nem me lembrava mas quando contei isso pra minha mãe, ela disse que se lembrava que eu não queria mais ir na casa deles, sendo que eu amava ir.
A questão é, eu me lembro disso, não sei o que tomar meu ombro tem de errado, parece uma memória inocente, mas sei exatamente oq senti.. (e nada além poderia acontecer pois a família tava sentada de frente pro rio). Então como eu com 8 anos saberia/sentiria algo errado com um toque no ombro? Hoje sou mulher e sei identificar, mas como uma criança poderia? Talvez só tenha sido possível essa identificação pois já tinha passado por situação parecida, e mesmo q eu não lembrasse, o inconciente sim, daí ascendeu o alerta.
Ouuu, nada aconteceu com meu pai, e a situação com meu padrinho foi inofensiva, eu apenas entendi errado. O que é estranho pois eu amava mais ele que minha madrinha, confiava nele.
Resumindo, minha cabeça tá uma zona, cheia de teorias.. e essa raiva q vem aumentando pelo meu pai esta refletindo em todos.. existe um jeito rápido de desbloquear memórias pra eu ter certeza do que realmente aconteceu?
Um último detalhe, convivo com o diagnóstico de TPB (border) há mais de 10 anos.. olhando pra minha infância nunca encontrei um motivo, fui muito amadas muito cuidada, na verdade até mimada.. não lembro de nenhum trauma, minha mãe definitivamente não é narcisista.. tive uma infância tranquila. Nunca encontrei motivos pra ter border.. então cheguei a conclusão que era genético pois metade da família do meu pai tem parafusos soltos (depressão, esquisofrenia, epilepsia, síndrome do pânico, bipolar) etc, e só os que foram diagnosticados né rs.
Portanto existe alguma técnica que me faça recuperar a memória desse trauma (se é que ele existiu) e me lembrar detalhadamente da situação com meu padrinho? Alguma hipnose ou regressão... Ahhhh sim, eu já tinha medo do meu pai bêbado me abusar muito antes do que aconteceu com meu padrinho. Grata

A melhor resposta 16 JAN 2024

Olá, Jess, espero encontrá-la bem.
Apesar do seu relato já ter um tempo (7 meses), li e resolvi responder por perceber que existem muitas questões em aberto e que você aparentemente está em um momento de exploração do mundo interno, que é movimento fundamental para o processo psicoterapêutico.
Diagnósticos, por vezes, são limitadores da autocompreensão e da busca de autonomia do indivíduo. Ao se identificar com um diagnóstico, a pessoa imediatamente criar um limitador, uma fronteira dentro de si. Assim, os sintomas descritos pelo diagnóstico passam a ser comportamentos decorrentes dessa identificação, passam a representar o que devem ser e não o que estão sinalizando.
Caso ainda não tenha encontrado um caminho, te aconselho a iniciar um processo psicoterapêutico que tenha como objetivo a autocompreensão e autonomia, para que tenhas uma vida mais leve e na direção dos teus objetivos. Para isso, coloco-me à disposição.

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

61 respostas

5 JUL 2023

Boa noite, Jess.
Como você está?

Já te adianto que fazer autoanálise não da certo. Você sonhava muito quando criança, esses sonhos precisam ser explorados e analisados. As respostas estão em quem sonha. Seu inconsciente está te mandando mensagens através de sonhos há anos.

Fique bem ♡

Taís Pontes Psicólogo em São Paulo