Eu não sei como parar com os meus pensamentos.

Feita por >Matheus · 10 ago 2024 Abordagem psicológica

Eu tenho 19 anos e eu vivo pertubado com esses pensamentos, tem dias que eu não durmo, tem dias dias que não consigo estudar, meu pensamentos são fascínios por pessoas, eu não tive o determinado amor da minha familia, sofri abuso psicologico dos meus tios desde pequeno, eu vi surtos absurdos da minha mãe, os surtos dela acontecem todos os dias por 10 anos, eu fui obrigado a me mudar para Santa Maria no RS pra tentar meio que fugir disso, mas meio que não resolveu, sempre que eu conheço uma pessoa amigavel eu crio um vinculo grande muito rapido que normalmente demoraria muito pra uma pessoa normal, eu tenho uma namorada, e eu tenho um ciumes psicótico por ela, que chega a ser possessivo, não consigo parar de pensar nas milhares formas de matar uma pessoa que tocaria nela ou algo assim ou que eu devia a prender pra min pra ninguem sequer tocar nela, eu tenho raiva ou ódio que toquem nela, o problema que são pensamentos excessivos que tenho todos os dias, não tive amigos na maior parte da minha infância, os que eu conheci simplesmente me largaram do nada sem falar nada, só sumiram do nada, eu não consigo parar de pensar em matar matar e matar as pessoas, simplesmente isso começou a me irritar de uma forma enorme, parece que eu não tenho mais auto controle deles, eu só penso em enlouquecer toda hora que esses pensamentos fazem, é tipo aquela sensação de que vc não vive sem aquela pessoa, o problema que isso acontece com qualquer pessoa que tem um vinculo amoroso ou amigavel comigo, eu to frustrado na minha vida ainda, não consigo estudar, não consigo arranjar um emprego, não tenho dinheiro nem nada, eu to pertubado todos os dias, eu ando acordando extressado muito ultimamente, parece que esses pensamentos entraram na minha cabeça de uma forma insana, porque parece que eu to incluindo isso em sonhos, que eu esfaqueio alguem ou mato as pessoas de alguma forma brutal.

A melhor resposta 12 AGO 2024

Matheus
Eu compreendo o seu sofrimento e pelo seu relato, seria importante procurar ajuda profissional para juntos encontrar formas de enfrentamento e alívio para você.
Todos estes conflitos, traumas e pensamentos , precisam ser analisados de forma mais profunda.
Você vem enfrentando sozinho inúmeras coisas e com o tempo isso pode se agravar ainda mais.
Pense na possibilidade de procurar um profissional da saúde mental.

Arlinda Ferreira Leite Psicólogo em Recife

11 respostas

23 AGO 2024

Reconhecer que isso não é algo comum é um passo importante. Autoconsciência sobre o que está passando, e entender as causas de temer perder alguém, ou que alguém conviva com ela, é compreensível se você foi uma criança que não recebeu amor, ter medo de perder novamente este amor.

Pergunte a si mesmo por que você se sente ameaçado ou inseguro? Isso pode ser resultado de experiências passadas, baixa autoestima ou medo de perder a pessoa que você ama.
Trabalhar a autoestima é principal. Envolva-se em atividades que façam você se sentir bem consigo mesmo e valorize suas qualidades. Quanto mais confiante você se sentir, menos propenso estará a sentir ciúmes.

Desafie seus Pensamentos: Quando sentir ciúmes, ou outros pensamentos pergunte a si mesmo se suas preocupações são baseadas em fatos ou em suposições. Desafiar e reavaliar esses pensamentos pode ajudar a reduzir a intensidade do ciúme.
Além disso a confiança é essencial, tentar controlar o parceiro só vai enfraquecer o vínculo entre vocês. Fale com seu parceiro sobre seus sentimentos de forma honesta, mas sem acusações. Expresse suas preocupações de maneira que não os coloque na defensiva. A comunicação aberta pode ajudar a fortalecer a relação e aliviar suas inseguranças.

Faça Terapia, se o ciúme possessivo for difícil de controlar, pode ser útil buscar a ajuda de um terapeuta. A terapia pode fornecer ferramentas para lidar com essas emoções do presente e entender as crenças passadas.
Espero ter contribuído com sua pergunta. Estou a disposição para conversarmos.

Atenciosamente,
Jade Ellen Psicóloga Cognitivo Comportamental

Jade Ellen de Medeiros Leite Psicólogo em Goiânia

8 respostas

14 AGO 2024

Matheus
Pelo que você descreveu aqui, tem várias coisas para corrigir, resolver:
Domínio emocional, domínio dos pensamentos
Você não conseque se administrar, se deixa comandar pelas emoções
Desconhece quem é, desconhece o teu propósito de vida.
Necessita fazer Psicoterapia para se entender e ter o dominio sobre tuas emoções e pensamentos.
É um processo gradativo, um "treinamento" por isso a necessidade da Psicoterapia
Abraços

6351 respostas

12 AGO 2024

Olá matheus, primeiramente imagino o quanto difícil lidar com esses sintomas de não conseguir dormir e não exercer tua plena função durante as atividades.
Em um primeiro momento, tu mencionas os surtos da tua mãe e a necessidade de uma mudança. Creio que, mesmo como mecanismo de mudança ambiental em relação ao objeto estressor, sair de perto literalmente da sua mãe foi um momento complicado da sua vida e talvez tal fato tenha influência nesses comportamentos de vínculos e medo de perda. Trago essa possibilidade para te questionar, essa culpa que tu colocas somente em ti pelos teus ciúmes é justa?

Sobre os demais pensamentos, é necessária uma melhor análise para emitir uma opinião e dissertar sobre. Caso deseje conversar livremente ou marcar um horário, me coloco à disposição.

Bruno Machado - Psicólogo Clínico.

Bruno Gularte Machado Psicólogo em Pelotas

18 respostas

12 AGO 2024

Bom dia, Matheus! Obrigado por escrever. Ao descrever como se percebe você coloca questões frequentes, explicáveis, que somente pode ser superadas com o treino social, com o desenvolvimento da autoconfiança. Você experimenta sensação de carência que precisa vincular e amar rapidamente. Isso é inadequado e perigoso; inadequado porque a outra pessoa não teve tempo para desenvolver familiaridade, costume com seu jeito e teus limites e marcadores sociais; perigoso porque você pode confiar em quem não tenha boas intenções com você.
Ainda não lhe é possível lidar com a questão de que a essência da vinculação precisa ser livre, precisa ser por escolha. É prejudicial á ideia de controlarmos as outras pessoas, de defendê-las de questões que não podemos fazer vinte e quatro horas por dia.
Os pensamentos precisam ser e serão sobrepostos por ações e suas respectivas efetivações. Trata-se de planejar metas e, com estratégia, persistência e foco, realizá-las. Obviamente as metas precisam ser significativas para você, éticas, saudáveis, legitimadas pela sociedade. Por exemplo, jogar futebol, escola de teatro, corrida, caminhada, estudos regulares, trabalho regular, mas especialmente e principalmente formação de turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis.
Certamente você conseguirá! Bastará ser muito persistente, disciplinado e organizar tempo com saúde, bom senso e regularidade.
Atenciosamente,

9313 respostas

12 AGO 2024

É importante você dividir estes pensamentos, para ir elaborando de onde eles partem, porque eles retornam e como você lida com eles. Quando você divide e escuta as suas próprias palavras, vai percebendo algumas repetições e com o tempo poderá tentar lidar melhor com algo que você aprendera a reconhecer.

Daniel Gomes Pinto Psicólogo em Niterói

5 respostas

12 AGO 2024

Olá,

Primeiramente, quero expressar meu profundo respeito por você ter coragem de compartilhar esses sentimentos tão difíceis. Sei que isso não é fácil, e quero que você saiba que estou aqui para te ouvir e oferecer apoio. As emoções intensas e os pensamentos perturbadores que você descreve são extremamente angustiantes, e é importante que você não enfrente isso sozinho.

Esses sentimentos e pensamentos podem ser indicativos de traumas profundos que você experimentou ao longo da vida, como os abusos psicológicos, a falta de amor familiar e os episódios de violência presenciados. Abordagens como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Terapia de Esquema são muito eficazes em ajudar a compreender e trabalhar esses pensamentos e comportamentos. Elas podem ajudar a identificar os padrões de pensamento que estão contribuindo para a sua angústia e oferecer estratégias para modificar esses padrões de maneira saudável e segura. Além disso, a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) pode ser uma ferramenta poderosa para aprender a aceitar seus pensamentos sem deixar que eles controlem suas ações, ajudando a construir uma vida com mais sentido e menos sofrimento.

Diante da gravidade dos sentimentos e pensamentos que você está enfrentando, é essencial buscar ajuda profissional imediatamente. Um psicólogo ou psiquiatra pode trabalhar com você para entender melhor esses pensamentos, suas origens, e criar um plano de tratamento que possa aliviar sua angústia e promover o seu bem-estar. Se você estiver se sentindo em perigo ou com medo de perder o controle, procure ajuda emergencial, como ligar para um serviço de emergência psicológica ou ir até um pronto-socorro.

Sou Marco Antônio Lucas, psicólogo clínico, neuropsicólogo, cientista da religião e discente de antropologia, com CRP-04/77122. Tenho experiência em psicologia clínica, neuropsicologia e ciências da religião, e estou aqui para te apoiar nesse processo de autoconhecimento e recuperação. Por favor, não hesite em buscar apoio imediato e contínuo. Você merece viver uma vida em paz, e há ajuda disponível para você.

Marco Antônio Lucas Psicólogo em Divinópolis