Por que há dias que meus pensamentos não param?

Feita por >Mimi · 20 mar 2022 Angústia

Tenho a impressão que meus pensamentos ficam acelerados e fica difícil dormi , os meus pensamentos me deixam triste , as vezes escrevo mas quando leio eu fico mais pra baixo então não escrevo mais , até coisas do passado eu lembro e fico triste com coisas que são de pouca importância enfim foi até difícil escrever isso porque sou muito tímida e fico pensando o que as pessoas vão pensar .

A melhor resposta 21 MAR 2022

Uma lógica equivocada de suposto controle do mundo pelos pensamentos pode causar isso. É preciso prevenir obsessões nesse sentido. Sobre o pudor, esqueça. As coisas que "são de pouca importância" quando muito frequentes no pensamento podem revelar elevada neurose. Diminua a carga de culpa e não tenha pudor nos pensamentos. Pensar não é agir. Você pode pensar livremente, permita-me ser livre pelo menos na imaginação. Abraço!

Psicólogo Jonas Alves Psicólogo em São Luís

20 respostas

22 MAR 2022

Olá Mimi !
Te sugiro um acompanhamento de um psicólogo, vc está tendo conflitos de pensamentos acelerados, precisa oxigenar seu cérebro , através da técnica de respiração diafragmática. Não se preocupar com que o outro vai pensar , isso é um estresse, não sabemos o que outro pensa.
Estou aqui para te escutar e te ajudar a se escutar.
Espero ter ajudado.
Um abraço!
Madalena Fonseca.

Madalena Fonseca Psicólogo em Vitória

11 respostas

21 MAR 2022

Olá Mimi!Grato por perguntar. Teu texto reflete tua introversão. Não há pessoas melhores ou piores; há pessoas únicas, ricas, raras, cheias de potencialidades, objetivos, metas. Você, certamente é uma pessoa assim. Ocorre que ainda não organizou medida boa de autoconfiança, de iniciativa. As pessoas pensam com suas incoerências, inseguranças e explicações humanas delas. O que algumas pessoas pensam não é verdade pura para as outras. Esses pensamentos são influenciados pelas emoções e sentimentos das pessoas: superficialidade, medo, inveja, ciúmes, culpa, orgulho, raiva, inferioridade, arrogância, etc.
Timidez (algo de grande maioria de pessoas), bem conduzida, é aspecto muito positivo. Preserva de perigos, evita inadequações, gera confiabilidade, etc.
Os pensamentos somente tem praticidade quando eles se transformam em ações práticas. Por exemplo: escrever esse texto para você é uma ação prática, mas antecedida por pensamentos. Os pensamentos são embasados nas décadas de vivências e estudos sistemáticas e constantes da Ciência Psicologia.
Estudo sério, atividade física, trabalho sério, cooperação séria no grupo de convívio, cultivo de contatos regulareis com colegas e conhecidos, são componentes infalíveis para melhorar a autoconfiança.
Estou a disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Ainda é preciso precaução. Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

9313 respostas

21 MAR 2022

Olá
Te sugiro o acompanhamento de um psicólogo para que ele te ajude, num primeiro momento, com alguma técnica de relaxamento que facilite essa desaceleração. Não precisa se preocupar com "o que ele vai pensar" porque lidar com esse tipo de demanda (inclusive a timidez) fazem parte da rotina dele.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha