É possível parar com pensamentos intrusivos que atormentam por vários dias?

Feita por >Maria Isabel · 4 fev 2023 Abordagem psicológica

Ando tendo muitos pensamentos intrusivos sobre meu namorado, fico pensando "e se eu parei de gostar dele" "e se vc não amar mais ele?" visualizo nós dois terminando e uma angústia terrível fica em mim, e isso fica se repetindo várias vezes mesmo eu sabendo que gosto dele e quero estar com ele. O pior de todos é o pensamento de traição "e se vc trair ele?" Ficam aparecendo imagens de eu traindo ele, quando olho pra qualquer pessoa me vem esse pensamento que me da nojo, fico enjoada e com vontade de vomitar só de pensar nisso, não consigo olhar nos olhos das pessoas sem ter esses pensamentos absurdos, eu sei que jamais traíria o meu namorado eu amo ele. As vezes tenho pensamentos sobre outras pessoas que gostei no passado e fico muito mal. Sinto uma culpa também por estar pensando nessas coisas pois o meu namorado é tão bom pra mim, ele me ama muito e não merece isso.
Isso tudo começou quando eu estava apagando umas coisas do celular e li sem querer uma conversa antiga de alguem que gostei, eu não gosto mais, nem lembrava desse cara, não sei porque isso me fez ficar assim do nada. Eu chego a chorar e a implorar pra minha cabeça parar com isso e fico muito ansiosa e enjoada pois eu só quero ficar em paz com o meu namorado.
Esses pensamentos ficam tentando me sabotar, me fazer pensar ao contrário do que eu realmente penso e quero. Já cheguei a quase me entregar a eles e desistir de tudo, duvidar dos meus sentimentos pelo meu namorado, é muito difícil mas eu sempre tento pensar positivo e que isso vai passar e vai ficar tudo bem.
O que faço?

A melhor resposta 6 FEV 2023

Oi Maria Isabel
É plenamente possível sim parar com os pensamentos intrusivos.
Basta apenas que tenha o controle da tua mente racional.
É aquele HD que voce gravou através da aprendizagem e que se chama ego.
No ego voce busca as referências de tudo porque tudo te foi ensinado... só que são coisas vencidas, muitas coisas precisam ser deletadas desse HD e no lugar, instalar novas coisas...
Quando voce era criança, voce foi forçada a abandonar a sua inteligência de vida para ter que aceitar o que os adultos te ensinavam, voce não tinha força para se impôr e aceitou.
Hoje, diante das circunstâncias voce busca informações se aceita ou não naquele arquivo gravado, mas ele não traduz a verdade do momento presente, são referencias do teu passado e o passado, passou.
Enquanto voce se esforça para compreender a vida e a profissão permanecendo baseada onde outros te alienaram só vai encontrar processo de destruição e perda progressiva.
É preciso se autenticar, ser como a vida projetou e não como o sistema impõe.

Abraços

5817 respostas

5 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 FEV 2023

Olá, tudo bem?
Realmente essa situação é bem delicada, sou o Psicólogo Paulo V. R. Oliveira e gostaria de auxiliar nessa situação.

Primeiramente, sua angústia, dúvidas é importante para mim e sei o que está passando. Para que possa te auxiliar e ajudar de maneira assertiva e com o cuidado devido que você merece, aguardo sua mensagem diretamente para mim.
Uma consulta online ou presencial é essencial para saber o que de fato está passando.

Att. Do seu Psicólogo: Paulo V. R. Oliveira | Oliveirapsic

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

5 FEV 2023

Olá Isabel! Obrigado por escrever. Parabéns por ter esses pensamentos. Indicação de normalidade: todos nós temos. A função disso é a preservação da espécie, a superação de perdas. De outro lado, é possível, juntando visão, audição, tato, olfato, paladar, memória, raciocínio, ações físicas, cuidar de metas reais de vida, de forma organizada. e ter outras ações que se sobreponham a esses pensamentos.
Nossa mente é alimentada daquilo que nela cultivamos. Fazer um bolo, jogar futebol, basquete, nadar, dançar, fazer teatro, ler um livro com foco, lavar banheiro, capinar um quintal, correr, caminhar, conversar com um bom colega, por exemplo, são mais fortes do que essas coisas.
Persistindo a dificuldade, sugiro que busque pela assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.