Acho que tenho TOC

Feita por >Ana Januario · 18 dez 2017 TOC

Olá. Bom, eu realmente estou desesperada e por isso estou escrevendo essa mensagem na esperança que alguém possa responder. Há mais de um ano que eu fico com pensamentos intrusivos, com medo de fazer algo de errado, como por exemplo, me colocar em risco ou colocar alguém em risco. Já cheguei ao ponto de me isolar completamente e parar de estudar pois meus pensamentos me atormentavam e atormentam muito. Eu penso que talvez tenha toc pois por meses ficava fazendo alguns rituais de verificação, de checar se eu havia mandado mensagens ofensivas, ficar tentando puxar na memória algum ato errado que eu tenha feito e até mesmo gravar o que eu estava fazendo para que não esquecesse depois e começasse a ficar paranóica novamente. Esses pensamentos muitas vezes envolviam isso mesmo, ficar pensando que causaria mal, mas também sobre a minha sexualidade. Comecei a pensar que talvez eu não fosse hetero, além de começar a imaginar que eu poderia ferir crianças ou animais. Eu me sinto muito mal e a minha depressão piorou consideravelmente. Eu tenho consulta marcada no psiquiatra pra daqui alguns dias, mas tenho medo de que ele me ache pervertida, pois parte desses rituais era a masturbação compulsória para checar se eu sentia algo pensando naquilo e pra fazer os pensamentos irem embora logo, o que muitas vezes só fazia eu me sentir pior, mais culpada e iniciava crises de ansiedade em mim, inclusive náuseas. Vocês acham que pode ser toc ou algo parecido? Eu sei que é difícil dar um diagnóstico e por meio de um aplicativo fica mais complicado, porém eu gostaria que dessem a opinião profissional de vocês sobre meu caso para que pelo menos eu ficasse com menos medo de relatar essas coisas na consulta, afinal, tenho MUITA vergonha e medo de ser de fato uma pessoa conturbada e com a sexualidade completamente desregulada.

A melhor resposta 19 DEZ 2017

Boa tarde,

É importante uma orientação e o psicólogo pode orientar e ajudar nesse processo. Evite um sofrimento maior e procure ajuda, independente de ser TOC seu diagnóstico, você revela um incômodo e sofrimento. Boa sorte.

Cristiano G. Bezerra Psicólogo em Recife

87 respostas

21 DEZ 2017

Boa noite Ana,
Recomendo Psicoterapia além do tratamento medicamentoso. Percebi que você tem pensamentos intrusivos relacionados a vários aspectos. Esses pensamentos não necessariamente são verdadeiros ou fatos concretos. Precisa aprender a contestar essas ideias. Na terapia você também terá a oportunidade de trabalhar o autoconhecimento, para entender "Quem eu sou". Esses pensamentos te faz responder a eles de forma que talvez você não queira, porque foge do seu controle e logo senti-se mal. Parece ter uma crença relacionada ao perfeccionismo na busca da perfeição. Tem algumas coisas que se a semelha ao quadro do TOC, no entanto, precisa ser avaliado de perto. Boa sorte. Parabéns pela coragem de relatar suas dificuldades!

Kaliny Oliveira!

Psicóloga Kaliny Oliveira Psicólogo em Fortaleza

32 respostas

19 DEZ 2017

Olá, Ana.

Pelo que vc explicou não parece toc e sim rituais de checagem pra saber se vc não fez nada de errado, o toc geralmente é para evitar que algo de mal aconteça, como se fosse uma magia.
Pelo que me parece vc tem.muito medo do seu lado ruim, mas todos nós o temos, somos ambivalentes, vc precisa aprender a lidar melhor com seu lado mau, sentimentos como a raiva, por exemplo. E para tentar controlar esse lado ruim vc criou um general dentro de vc, e ele te maltrata muito.
Procure terapia, assim vc vai entender melhor tudo isso.
Atenciosamente,
Cláudia Santos Nunes

Claudia Santos Nunes Psicólogo em Sorocaba

18 respostas

19 DEZ 2017

Olá Ana, mas se você tem consulta com um psiquiatra ele pode lhe diagnosticar e explicar melhor o que você tem. Muitas vezes, pessoas com TOC podem ter outros transtornos associados (como Transtorno de ansiedade ou transtorno depressivo), mas somente o profissional que está acompanhando o paciente pode realizar esse diagnóstico. A medicação vai te ajudar a controlar melhor essas compulsões e rituais. Mas não esqueça que é importante fazer psicoterapia, pois só medicação não é o ideal. Não tenha medo de falar de como se sente para os profissionais da saúde mental, eles estão lá pra te ouvir, te ajudar a lidar com esses problemas. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

19 DEZ 2017

Olá Anna
Pelo aplicativo realmente é muito dificil. O ideal é vc procurar um psicólogo o quanto antes. Quando a pessoa está em crise é necessário acompanhamento dos dois,tanto psiquiátrico como psicológico.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

19 DEZ 2017

Oi Ana!
Que bom q você já buscou e traçou um caminho para sua melhora, no momento em q marcou a consulta com psiquiatra, isso denuncia a sua saúde mental. O fato de estar incomodada com o q está acontecendo e conseguir tomar a atitude de buscar ajuda é o primeiro e um GRANDE passo!! No restante vc terá ajuda do profissional para trabalhar e conduzirem a sua melhora!
Vale ressaltar q os profissionais q atuam com saúde mental, são preparados para despirem-se de julgamentos, assim, vc pode buscar ajuda e colocar a situação o mais claramente quanto vc se sentir a vontade.
Sem dúvidas eu indicaria q vc procurasse terapia, pois assim vc trabalhará questões importantes q podem estar inconscientes e estarem atrapalhando tanto a sua (qualidade de) vida.
Ninguém precisar sofrer para levar uma vida plena. Com disposição para tratar e a ajuda de um profissional vc logo voltará a estar bem.

Um abraço e estimo melhoras!
Thais Pithan

Thais Pithan Psicologia Psicólogo em Itajaí

66 respostas

19 DEZ 2017

Oi, Ana. Você já teve diagnóstico fechado de TOC?
De qualquer maneira, o psiquiatra, assim como o psicólogo não tem tendências de julgamento. Vá de coração aberto e conte tudo com maior riqueza de detalhes possível, pra que seja mais eficaz, tá bem?

Miler Silva Psicólogo Psicólogo em Rio de Janeiro

40 respostas

19 DEZ 2017

Olá Ana
Percebo seu sofrimento com esse turbilhão dr pensamentos. Primeiramente gostaria de lhe incentivar a ser muito sincera com seu psiquiatra, pois é um profissional que está lá para te ajudar e certamente já vivenciou situações semelhantes com seus pacientes. Sugiro que você busque um terapeuta em sua cidade para avaliar bem seu caso, já que você apresenta sintomas de toc. O que posso lhe dizer por aqui é que você precisa focar em controlar a ansiedade que está lhe dominando nesse momento. Passar por situações difíceis e estar assustada com seus sintomas é natural. Mas você não deixa de ser humana e de ter valor porque está enfrentando esses problemas. Busque ajuda profissional e sempre acredite que nada disso é sua culpa. Assim como não temos culpa por ficar gripados ou sentir dor de cabeça... a saúde mental também é algo que foge do nosso controle as vezes, mas você sempre pode dar a volta por cima.
Te desejo muita força e foco a disposição para conversar mais se você quiser...

Psicóloga Anielly Goulart Psicólogo em Dois Irmãos

5 respostas

19 DEZ 2017

olá, Ana.
Que bom que você está fazendo acompanhamento com o psiquiatra, o melhor é explicar tudo a ele, não tenha medo de se expor a ele, sugiro que juntamente com o psiquiatra que você inicie terapia, para entender e poder se sentir melhor com o que acontece com você.
Pelo seu Relato não me parece ser TOC, mas me parece uma compulsão de se culpar, de que você faça alguma ação contra alguém inconscientemente, isso pode ser trabalhado também na terapia.
Procure um maus rápido na sua cidade,
Qualquer duvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo