Acho que tenho TOC Religioso

Feita por >Rocker2000 · 30 set 2022 TOC

É o seguinte, a alguns anos comecei a frequentar a igreja aqui perto da minha casa, no começo foi tudo muito legal, mas com o passar do tempo senti certa pressão ali dentro. As pessoas me cobravam o tempo inteiro para realizar atividades ali dentro por conta da época da crisma, questionavam meu comportamento e diziam que poderia virar freira por ser uma pessoa comportada e tal, mas no fundo sabia que não era isso que eu queria. Com um tempo adquiri manias de lavar minhas mãos constantemente por medo de ficar doente e até meus pais questionavam o porque de eu lavar as mãos o tempo inteiro. Depois partiram pensamentos intrusivos de que se não fizesse determinadas ações iria acontecer algo ruim e com um tempo esses pensamentos invadiram no campo religioso onde pensava estar cometendo um pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo e isso me deixava muito mal, depois vinheram os pensamentos de "vocação", passava horas pesquisando na internet se tinha vocação pra ser freira, ficava desesperada porque não queria isso pra minha vida e achava que Deus iria me punir ou me obrigar a ser algo que não gostaria de ser. Depois da minha crisma, simplesmente não consegui mais ir a igreja, principalmente por medo de alguém me abordar e falar alguma coisa a meu respeito. Por ter crescido em família religiosa, meus pais sempre acompanham programas de tv fundamentalistas onde sempre falam de pecado, demônio etc. As vezes tento evitar ver esses programas por medo também de profetizarem alguma coisa a meu respeito. Durante a noite tenho medo de não cumprir com minhas orações diárias e assim Deus me punir por não ter feito isso. As vezes tenho medo de ouvir músicas ou até mesmo assistir filmes com medo de ser pecado mortal.

OBS: Tenho ansiedade e muitas vezes isso tem me atrapalhado bastante.

A melhor resposta 3 OUT 2022

Olá Rocker2000! Que fantástico você escrever isso. O que você chamou de TOC religioso, que outras pessoas poderiam dar outro nome, é algo muito frequente de acontecer. A religião é algo muito íntimo, importante que se forma na cultura de cada pessoa. Há pessoas cristãs, muçulmanas, hinduístas, dentre outras. Dentre essas criam as subdivisões. Infelizmente, muitas vezes, são empresários que usam o nome de Deus para retirar dinheiro das pessoas. A questão essencial que se precisa cuidar é da fé, ética, honestidade, tolerância, empatia, compaixão de cada pessoa. Não há padres, pastores ou qualquer outra pessoa com poderes sobrenaturais, capazes de ditar que seremos castigados por pensar diferente. Mais ainda, nenhuma dessas pessoas é dona da nossa comunicação com Deus. Nossa postura ética, justa, acolhedora, empática é que efetiva nossa estada com o bem. Uma parte das pessoas que se dizem religiosas, de fato, são pessoas com vocação legítima, com essência boa, outra parte apresenta essência má.
Você precisa reorganizar tua essência, resgatar a natureza. Lembre-se que as religiões, por variarem e receberem as alterações das pessoas humanas em suas comunicações, são elementos que sofrerão distorções de comunicações. Tua essência humana/religiosa, não. Vamos resgatar teus elementos originais de identidade e humanidade e reconstruir sensatez para vida temperada, saudável, empática, harmoniosa e ética.
Abraços virtuais.

8644 respostas

2 OUT 2022

Ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que eu posso lhe ajudar no que você precisar. Vou lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 OUT 2022

Diante da doutrinação sofrida, é justificável a ansiedade que sente....
Precisa fazer Psicoterapia para libertar a tua alma das crenças, para se conhecer, para entender porque voce está aqui, o que quer na vida e o que o ambiente, o sistema fez contigo.
Precisa curar seu emocional e resolver tua dependência (de outras pessoas, dependencia moral, emocional)
Voce é vida, e a vida te deu a liberdade e o livrearbítrio, mas o sistema te deu limites,proibições, medos, ameaças... uma série de impedimentos para te segurar no cabresto.
Precisa aprender a viver a vida e usar o sistema a teu benefício.