Como lidar com mãe dramática e fanática religiosa?

Feita por >Lih · 13 dez 2020 Terapia familiar

Olá! Tudo bem?

Vamos lá... Sou a filha mais velha (29 anos) e um irmão mais novo (22 anos). Na minha infância sempre fui a mais "perseguida", pela minha mãe. Me obrigava ir na igreja dela todo sábado e domingo, era proibida de cortar o cabelo, não podia usar maquiagem e nem brincos ou bijuterias que ganhava da minha avó, só podia usar saia longa ou abaixo do joelho, mesmo no inverno na escola, não podia usar calça - isso era motivo de muita zoação por amigos e família.
O dia que comecei ficar "rebelde" (segundo ela) e cortei o cabelo, quase apanhei! Me citou a bíblia toda e disse que eu era um desgosto. Na escola não podia frequentar os passeios ou ir ao cinema com amigos (pq para ela é pecado).
Até então fui crescendo e comecei a fazer o que tinha vontade, usar calça, pintar o cabelo, usar maquiagem. Recebi MUITA crítica, dizia que era vulgar, que batom ou esmalte vermelho era coisa de biscate... Parei de ir na igreja dela. Até hoje recebo sermões bíblicos e de acordo com a cabeça dela, eu preciso da luz, há uma escuridão em mim, há espíritos que me perseguem.
Me formei na faculdade, fiz pós-graduação em outra cidade (contra a vontade dela, pois era longe. Então qlq outra cidade mais próxima servia para mim). Trabalho das 7 as 22h, trabalho em projetos sociais, cuido de acamados doentes. Tenho meu próprio consultório, comprei meu apartamento - tudo sozinha - com o esforço do meu trabalho. Mas ainda assim recebo críticas. Diz que comprei apartamento só para me afastar dela, pois por ela eu ficaria em casa o resto da vida. Eu não tenho liberdade, ela abre minha bolsa, ela mexe no meu celular, ela fuça meu quarto de ponta a ponta. Não posso deixar 1 chinelo fora do lugar, pois ela tem TOC e mania de limpeza. Toda vez que algo está sujo ela manda áudios e mais áudios surtando.
Toda vez que cozinho, ela diz q não gosta de comidas saudáveis e não come. Em seguida reclama que não faço comida pra ela. Toda vez que sugiro uma faxineira para a casa ela surta dizendo que ninguém limpa igual ela (mesmo eu e meu irmão pagando).
Ela foi abandonada pela mãe aos 7 anos, desde então largou os estudos e cuidou dos irmãos e pai. Nunca trabalhou fora. Mesmo depois de casada, ela vivia na casa do meu avô cuidando dele, eu e meu irmão sempre ajudamos em casa e na casa do avô. Muitas vezes ficamos até sem almoço, pois ela estava lá.
Tenho receio de contar sobre minha vida pra ela, acabei me fechando, pois tudo ela envolve a bíblia ou vem com negatividade - sempre olha o pior lado da situação. Me tornei uma pessoa fria na família, me tranco no quarto e lá fico, quieta, as vezes choro escondida. Já tentei levar ela ao psicólogo, academia, passeios e NADA ela aceita, e qndo aceita, não dura mais que alguns dias.
Ela tem momentos carinhosa, preocupada e amigável. Porém pensamos muito diferente e não consigo me soltar e amar igual quando era criança.
Eu sou o "ouvido" dela em casa, sempre que tem problemas vem desabafar e pedir conselhos, meu pai viaja a semana toda, porém percebo que ele tb não tem paciência para os dramas. Então se cala e volta pro trabalho.
Estou pegando muita implicância e momentos me vejo com muita raiva dela. Não sei mais o que fazer, tem dias que quero sumir de casa. Alguém poderia me dar uma opinião de como agir, estou sendo uma má filha?

A melhor resposta 18 DEZ 2020

Oi lih. Pq vc pensa ser uma ma filha? Se tudo q te disseram na vida é q vc é ruim, vc passou a acreditar nisso. Vc precisa trabalhar seu emocional para vc entender q vc não é assim.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro