TOC religioso

Feita por >priska · 22 dez 2015 TOC

Ultimamente acredito q tenho tido TOC religioso, pq em minha mente há pensamentos muito feios em relação a Deus e a sua trindade. Tenho medo de ter pecado o pecado imperdoável... São pensamentos obsessivos q me perturbam o dia td! Me ajudem.

A melhor resposta 23 DEZ 2015

Olá Priska, tudo bem? Dá a impressão mesmo que existe um grande sofrimento nos seus pensamentos e a forma de ajudá-la é entendendo mais sobre esses pensamentos com uma terapia que ajude nesse entendimento. É um processo que vai ajudá-la a superar esta situação.

Renata Vidotte Vale Psicólogo em Campinas

22 respostas

24 DEZ 2015

Oi Priska. Para saber se é TOC é necessário uma avaliação de profissional, um psicólogo (a) que trabalha com TCC seria mais indicado. Já conversou com um lider religioso, que tenha algum conhecimento sobre os processos mentais, que poderá te tranquilizar sobre se é pecado ou não, provavelmente você esta falando sobre o pecado contra o Espírito Santo, mas como você mesmo explica, não gostaria de ter estes pensamentos.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

24 DEZ 2015

Priska, você necessita de acompanhamento de um profissional Psicólogo, pois as suas questões emocionais estão claras e evidentes que aparecem afligindo você. Precisam ser resgatadas para um maior entendimento do porquê estão te incomodando. Para que isso ajude-a melhor necessita também de um apoio médico em conjunto, pois um medicamento irá ajudá-la a acalmar os pensamento, onde poderá trabalhar melhor as questões emocionais.
Um psicólogo irá verificar, analisar e investigar esses fatores para restabelecer a uma qualidade de vida desejável para você.
Abraços. Eliane Marçal - CRP 08/05774

Eliane Subtil Marçal Psicólogo em Londrina

25 respostas

23 DEZ 2015

Olá Priska, não se prenda neste momento em diagnóstico ok? Somente um profissional pode avaliar e te indicar o que fazer, caso realmente seja o que achas que estais vivenciando o TOC. Sobre pensamentos feios comece a perceber na última vez que você pensou o que estava acontecendo, onde você estava, seu humor, quais eram as pessoas em sua volta, entre outros detalhes quando que você compreende que isto começou? Pense num momento calmo a esse respeito ok?.. E quando houver novos episódios tente identificar o que está acontecendo em sua volta, se houve brigas, veja bem os detalhes eles podem ser um diferencial para tua superação.. Um psicólogo pode te ajudar, se quiseres existem profissionais que atuam em "Clínica Breve" em situações pontuais como o tua!! Um forte abraço!!

Psicóloga Katia Janete Egerland Souto Psicólogo em Florianópolis

39 respostas

23 DEZ 2015

Olá Priska
Tenha cuidado e cautela em deduzir que tem uma doença ou transtorno a partir de alguns sinais, crenças ou informações comuns. Pensamentos que incomodam podem ocorrer sem que se caracterize um transtorno. Conversar com profissionais da área poderá ajudar a esclarecer e, principalmente, se o que relatas tiver uma duração significativa e se estiver gerando sofrimento e dificuldade em viver bem. Sucesso.

Anônimo-263552 Psicólogo em Porto Alegre

1 resposta

23 DEZ 2015

Olá, Priska. Entendo sua angústia. Realmente é possível que você esteja com TOC, principalmente se estes pensamentos forem acompanhados de rituais que aliviem a ansiedade. Procure ajuda. Sei que não é fácil dar este passo, mas você já fez o mais difícil, que é admitir para si mesmo que está com um problema. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu

79 respostas

23 DEZ 2015

Olá Priska!!!

O que leva a Priska a ter estes pensamentos e o por quê desta aflição?

A procura por um profissional da psicologia poderá ser um apoio importante nesse momento, pois este profissional da área da saúde mental vai verificar, analisar e investigar os fatores predisponentes desta sua demanda e trabalhará com as ferramentas que a psicologia pode ofertar, para restabelecer a uma qualidade de vida desejável para você, e/ou, salvo melhor juízo, direcionar para um melhor procedimento com um profissional da área médica.

Sugiro também que sempre que estes pensamentos vierem a sua cabeça, substitua por pensamentos edificantes e diga pra você mesma que esses pensamentos não são seus, considerando que na realidade não é isso que você deseja.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

22 DEZ 2015

Olá, Priska!

Sobre sua questão ser TOC, a princípio não me parece, pois o transtorno obsessivo compulsivo, é um pensamento seguido de uma ação e pelo menos no seu relato não aparece. Pensamentos disfuncionais relacionados a uma crença central é que podem estar angustiando você. Procure ajuda profissional, um psicólogo poderá auxiliá-lá nessa etapa.
Abç,Adriana

Adriana Barreto Psicólogo em Ribeirão Pires