Qual especialidade eu devo procurar ?

Feita por >BRU OLIVER · 23 fev 2023 Abordagem psicológica

Eu quero fazer algum tipo de terapia e ter um diagnóstico do que eu possivelmente posso ter, porém não sei qual especialidade ou qual tipo de terapia é o ideal para mim.

Eu tenho problemas desde muito nova que acompanham até hoje, mas atualmente eu me sinto totalmente prejudicada e quase um pedido de "socorro" para mudar o meu jeito de ser e pensar, já que está afetando tudo em minha vida. Na minha escola, minha diretora já falou com a minha mãe que eu tinha TDAH, mas nunca meus pais realmente buscaram. Eu sempre fui extremamente ansiosa, muitas vezes em estado depressivo, pensamento negativos, muita dificuldade de terminar algo que me proponho a fazer por falta de força de vontade e motivação. Sempre que quero começar algo eu antes de tentar já começo a colocar vários problemas e nunca procuro as soluções, então eu nunca começo nada por já achar que vai dar errado. Tenho síndrome das pernas inquietas e desde muito nova nunca melhorou. Tenho um cansaço absurdo todos os dias, estou sempre com sono e não importa se me alimento bem, faça exercícios físicos, durma bem e tome vitaminas, esse sono absurdo nunca passa.

É um tipo de cansaço debilitante, um cansaço mental também, que me atrapalha em todas as áreas da minha vida. Penso o tempo todo em ficar só deitada e quando estou fazendo algo já quero logo terminar para ir pra casa e deitar ou dormir. As vezes tenho um desânimo debilitante que nada me faz querer reagir. Sou uma pessoa que não sei o que quero de verdade, quando tenho empolgação (raramente) com algo, nunca consigo manter isso, logo eu desânimo e fico sem força de vontade nenhuma de continuar. Não vejo muito sentido nas coisas ou rapidamente me desinteresso. Tenho dificuldade de interação social, não consigo conversar e sempre em todo lugar que vou escuto alguém dizer de maneira sarcástica "você conversa demais nossa", "Não aguento mais ouvir sua voz de tanto que você fala", "fala alguma coisa" e etc... E não é porque acho a pessoa desinteressante ou a conversa desinteressante, eu simplesmente só não sei o que falar ou nao tenho mesmo vontade de falar nada e fico por muito tempo calada. Também tenho medo de tudo, medo de tudo dar errado. Tenho minha carteira de motorista mas não consigo dirigir por medo.

Já perguntaram se tenho algum problema, se tenho autismo, tdah, depressão ou algo assim, porém nem eu mesma sei. Só consigo me expressar bem por escrita ou quando cheguei a um nível de acúmulo de problemas e em um ataque de ódio sair falando sem parar para aliviar. Não consigo desabafar sempre, só quando já estou no meu limite. Tenho pensamentos limitantes, baixa auto estima, sempre acredito que não consigo nada ou que as pessoas não gostam tanto de mim. Tenho muito medo de incomodar as pessoas também, por isso sou muito reservada, calada e odeio me expor ou falar muito da minha vida, tenho pavor de apresentação em público. Portanto, eu gostaria de entender o que eu posso ter.

Na realidade eu não disse nem metade dos sintomas e coisas que sinto. Dei um breve resumo para que eu tenha um direcionamento sobre qual o melhor tratamento para esse caso. Se procuro um psicólogo, psiquiatra ou algum outro. Quem puder me ajudar agradeço muito.

A melhor resposta 19 OUT 2023

olá! Se vc estiver precisando de uma avaliação neuropsicológica eu posso lhe ajudar, pois realizo esse tipo de avaliação

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém