Qual o especialista que devo procurar para o tratamento de déficit de atenção?

Feita por >Danielle · 14 jun 2016 TDAH

Bom dia! Gostaria de saber qual o tratamento mais adequado para problema de déficit de atenção. Obrigada

A melhor resposta 14 JUN 2016

Olá Daniele,
O Déficit de Atenção ou TDAH já foi diagnosticado ou é uma suspeita?
O déficit de atenção pode trazer muita dificuldade na aprendizagem e até mesmo na vida cotidiana pois a criança não consegue se concentrar, se manter em uma atividade, se organizar. Pode levar a um atraso escolar ou uma sensação de ser diferente afetando a autoestima.
Em geral estão envolvido no diagnóstico um neurologista, uma psicóloga, uma psicopedagoga; no diagnóstico se avalia o grau do transtorno e se traça um tratamento se for bem seguido traz excelentes resultados.
Com o relatório dos profissionais e envolvimento da escola a criança terá direito a condições diferenciada nas avaliações como mais tempo que os demais alunos. E na sala de aula tem o direito de ficar mais próxima da professora para ajudar na concentração.
Espero tê-la ajudado,
Um abraço!

Maria Emília Simões

Maria Emília Simões Psicólogo em Salvador

39 respostas

18 NOV 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

22 JUN 2016

Sempre tomo muito cuidado ao dar uma orientação, porque você á veio relatando esse diagnóstico. Já me deparei com muitos pais, por exemplo, que rotulavam os filhos com Déficit de atenção e hiperatividade porque seus professores assim o disseram, e essas crianças se revelaram não terem o transtorno após uma avaliação adequada com especialista. Então minha primeira orientação é que haja essa avaliação que pode ser feita por um psicólogo especialista em avaliação psicológica/ Psicodiagnóstico, Psiquiatra ou em alguns casos, médico neurologista. Depois do diagnóstico o tratamento é feito, não em todos os casos com medicamento e terapia a ser realizada com psicólogo ou terapeuta ocupacional. Boa sorte!

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

22 JUN 2016

Independente do paciente ser criança, adolescente ou adulto pode-se procurar para o atendimento um psicólogo, ou psiquiatra ou neurologista. Ele profissional após conhecer o caso, orientará o paciente sobre qual é a melhor estratégia para o seu caso. De acordo com a literatura científica, o tratamento envolvendo a medicação e psicoterapia traz bons resultados. Se possível procure um especialista em TDAH, um bom lugar para obter informações e encontrar profissionais especialistas é o site da Associação Brasileira de Déficit de Atenção.