Procrastino muito, devo procurar um profissional?

Feita por >Lu_henrique · 13 jan 2021 Desenvolvimento pessoal

Olá gostaria da ajuda de vocês pois meus problemas com procrastinação vem aumentando demais pois não consigo evoluir em nenhum aspecto por não conseguir concluir as tarefas e nem começar nada novo que possa me ajudar, e geralmente quando estou a fazer alguma tarefa tenho que fazer um esforço mental enorme pra não procrastinar mas parece que vem uma força que eu não consigo controlar e me tira da minha atividade. Sempre que me conheço por gente faço isso mas agora não posso continuar desse jeito pois preciso passar na faculdade e conseguir um emprego mesmo nao gostando do que faço mas nao tenho escolha.
Gostaria de saber se devo procurar algum profissional se sim qual deve ser?
Grato desde já

A melhor resposta 14 JAN 2021

Lu,
Uma vez que sabe do teu problema, a procrastinação, não precisa necessariamente procurar um profissional.
É Tu se aplicar e ter a disciplina necessária para terminar cada tarefa, cada projeto.
Selecione o mais significativo para ti, inicie e termine... depende da tua disciplina...
Mas também pode solicitar ajuda de um Psicoterapeuta para corrigir e compreender cada etapa do processo.
Não basta ter iniciativa... tem que ter acabativa!

5817 respostas

15 JAN 2021

Olá Lu_h! Grato por escrever. Procrastinar é extremamente comum. A questão é compreender quais são os ilusórios ganhos com esse comportamento. Você já descobriu que esse hábito está te atrapalhando, está incomodado. Não procrastine a procura por um psicólogo. Faculdade é uma pequena parte (ainda que muito complexa e promissora) das possibilidades e variáveis.
Será importante você contar com a ajuda de um psicólogo especializado em orientação ocupacional.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

8604 respostas

14 JAN 2021

Olá Lu! Obrigada por sua participação.
O ato de procrastinar tem seus ganhos, apesar de na maioria das vezes fazer a pessoa sofrer. Me refiro a ganhos, porque se você procrastina o estudo, está liberando tempo para fazer outra coisa, assim como deixando de estudar uma matéria que não goste. Porém, quando se torna um hábito é preciso quebrar esse ciclo para que você consiga alcançar seus objetivos.
Sim, você deve procurar um profissional da psicologia para que ele te ajude nesse processo. Sua escolha deve levar em conta o quão confortável irá se sentir para poder falar o que precisa e trabalhar juntos.
Os profissionais devem ser acolhedores, seguir uma linha teórica de trabalho, assim como respeitar o Código de Ética.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Um grande abraço,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

14 JAN 2021

Olha essa questão deveria ser melhor analisada e um profissional pode te ajudar nesse momento.

Rodrigo Nascimento Psicólogo Psicólogo em Belo Horizonte

29 respostas

14 JAN 2021

Lu, a procrastinação é proveniente de algum transtorno q precisa ser tratado. Entender o pq q vc se auto sabota tanto...
Procure ajuda
Se interessar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro