Eu não sei mais o que fazer pra tirar meus pensamentos suicidas.

Feita por >Juliana · 5 ago 2024 Depressão

Estou com depressão pós parto grave (já diagnosticada) faço tratamento com Sertralina, mas sinceramente nada melhora, o que piora a situação é o fato da minha filha não dormir mais que duas horas durante a noite e já tentei de tudo pra resolver isso dela, me mudei pra outra cidade com meu esposo pra ficar perto da família dele e receber ajuda (já que minha família tá do outro lado do País) mas as noites não mudam e meus pensamentos também não.
Na verdade já tentei 4 vezes concluir isso e me livrar dessa exaustão.

A melhor resposta 6 AGO 2024

Olá Juliana. O tratamento mais importante na depressão é o psicólogico. Fale para seu esposo e a família dele que você não está bem, peça ajuda deles diante dessa gravidade. Foque no seu bem estar, encontrar um tratamento que você melhore, é possível melhorar. A vida é feita de desafios, se desejar agendar uma consulta, fico a disposição.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

248 respostas

29 AGO 2024

Olá Juliana! Espero que esteja melhor!
Para essa demanda, recomendo que busque atendimento psicológico, pois na depressão o paciente tem muitos pensamentos automáticos de fundo negativo, que podem ser tratados na psicoterapia. O profissional de Psicologia ajudará a enfrentar esse momento difícil. e trabalhar para modificar seus pensamentos. É possível melhorar com a medicação adequada e a psicoterapia. Se precisar de ajuda, fico á disposição!!!

Monique Daniele Psicólogo em Guarulhos

12 respostas

21 AGO 2024

Olá, Juliana, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Juliana, já temos a primeira informação para trabalharmos essa depressão: ela decorre do seu novo lugar como mãe. De fato a maternidade e a paternidade são lugares únicos na trajetória de alguém, o tanto de sonhos, desejos, expectativas, receios que se fazem intensamente presentes na responsabilidade, a habilidade para responder as demandas do cuidado, atenção, amor. Que bom que a depressão já está localizada na questão da maternidade, e que bom que você, com o competente diagnóstico já está tendo a tenção terapêutica com a Sertralina; agora é hora de você tratar suas emoções, seus afetos, sentimentos, toda essa dinâmica íntima que, por ainda não ter conseguido o direcionamento sadio, acaba por te sufocar em pensamentos suicidas — saiba, os pensamentos, imagens, inseguranças, aflições são o resultado de um longo e profundo movimento interior das suas emoções, afetos aqui relacionados diretamente à maternidade, então é na psicoterapia, Juliana, que teremos o devido lugar e momento para você expor seus sentimentos, partilhar suas alegrias, conquistas e aflições, falar, se escutar e acolher esse momento tão forte que é o da maternidade. Muito bom que você tenha o apoio e suporte, carinho e atenção de seu esposo e familiares dele, agora você precisa se dar esse tempo de se expressar, se expressar para um acolhimento sem julgamento ou avaliação, mas sim acolhimento e paulatino processo de conscientização, apropriação da sua história de vida.

Juiana, fico à disposição para realizarmos esse processo, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

287 respostas

10 AGO 2024

Olá Juliana,
Sinto muito que você esteja passando por um momento tão difícil. A depressão pós-parto é uma condição extremamente desafiadora e pode ser agravada pela falta de sono e pelo estresse contínuo. É crucial informar seu médico sobre o agravamento dos seus sintomas e os pensamentos suicidas. Eles podem ajustar o tratamento ou oferecer uma abordagem diferente. Além da medicação, a terapia pode ser muito eficaz no tratamento da depressão pós-parto. Converse com seu médico sobre a possibilidade de iniciar sessões com um psicólogo, se ainda não o fez.
Se precisar estou à disposição.
Marília, psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

8 AGO 2024

Olá Juliana,
Boa Tarde,
Que bom que vc tem uma boa rede de apoio, pois isso faz toda a diferença. Se vc tiver condições, também seria muito importante o acompanhamento psicológico para dar vazão a tudo isso que vem sentindo. Tente conciliar as funções maternas com os pensamentos disfuncionais, encontre um espaço para vc dar vazão aos seus sentimentos e pensamentos negativos sem se recriminar e, ao mesmo tempo, dominá-los para não fazer nada que possa se arrepender. Se sentir que vai perder o controle, peça ajuda aos seus familiares!
Faça corretamente o tratamento psiquiátrico, pois a medicação ajuda a atenuar os sintomas.
Espero ter contribuído,
Estou a disposição, caso queira aprofundar as suas questões por meio da psicoterapia.
Paz&Bem

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

51 respostas

7 AGO 2024

Olá Juliana!

O tratamento medicamentoso pode ser muito importante nesse momento, com o devido acompanhamento e é importante até você relatar ao seu psiquiatra essa preocupação com a falta de efeito do remédio para considerar outras possibilidades.

Fora isso, trabalhar as questões psicológicas é grande parte do tratamento também. Compreender o sentido da sua vida e motivações que te fazem acordar todo dia é muito importante nesse processo.

Permita-se buscar um auxílio profissional para trabalhar essas questões que vêm te angustiando e desenvolver o caminho e o futuro de melhora e bem-estar que você merece.

Por favor considere buscar atendimento psicológico o quanto antes ou buscar serviço de emergência se sentir que está no limite. Tem uma organização importante que oferece grande suporte nesses momentos a qualquer hora do dia e a que você pode sempre recorrer também que é o CVV (Centro de Valorização da Vida) através do número 188 ou de chat online.

Precisando de ajuda, fico disponível também.
Abraço e melhoras Juliana!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

177 respostas

7 AGO 2024

Oi Juliana
E se tivesse concluído teria resolvido a situação? Não! Tua filha continuaria chorando, então muito mais...
Até que tua filha tenha 4/5 anos, você é essencial para ela. Ela precisa te ver, te tocar, sentir teu corpo, dormir no teu colo...
Se você está em paz, ela fica bem, se acalma. Se você estiver alterada, angustiada, frustrada, raivosa, ela poderá estar chorando por causa disso. Portanto, voce precisa se resolver, se pacificar, com Psicoterapia e não con medicamento.
Medicamento não cura, apenas remedia, ajuda.
Precisa descobrir o que te deixa assim, estressada, frustrada, em guerra contigo mesma.
Faça Psicoterapia
Abraços

6351 respostas

6 AGO 2024

Oi Juliana! Obrigado por escrever. Vamos conversar profundamente? Quando você escreveu aqui manifestou seu desejo concreto de modificar as coisas. Sabemos que nesse momento é muito importante a revisão dos medicamentos com o devido acompanhamento do psiquiatra que acompanha profundamente seu caso e o receitou. Ao mesmo tempo, é importante você reorganizar rotina de vida, entendimento do significado, valor e direção das coisas.
Sugiro que venha a um de nós, psicólogos, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade, para que conhecendo de forma detalhada, profunda a rica a tua situação de vida, possamos ponderar junto com você, os melhores encaminhamentos.
Saiba que as fazes de desenvolvimento das crianças são passageiras, que mesmo que não queiramos, precisamos de metas de vida, precisamos de atividade física de horários ponderados para viver as partes saudáveis da vida, precisamos de companhias que nos ouçam e que tenhamos abertura mental para ouvir.
Vamos aprofundar reflexão!
Atenciosamente,

9313 respostas

6 AGO 2024

Olá, o acompanhamento com o psiquiatra e medicação é essencial neste quadro, porém é indispensável o acompanhamento com a psicoterapia. Você pode reverter esse quadro com um bom acompanhamento psicológico. Fico a disposição para ajudá-la neste processo. Abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

6 AGO 2024

Sinto muito por tudo o que você está passando. É fundamental que você obtenha o suporte necessário para lidar com a depressão pós-parto e a exaustão. Vou oferecer algumas sugestões, mas, por favor, considere falar com um profissional de saúde mental ou procurar ajuda de emergência imediatamente se sentir que não consegue lidar com a situação.
É importante conversar com o seu psiquiatra sobre a falta de eficácia da Sertralina. Às vezes, os medicamentos precisam ser ajustados ou trocados. E um psicólogo pode fornecer estratégias de enfrentamento adicionais e suporte emocional. Continue a buscar ajuda da família do seu esposo. Não hesite em pedir apoio específico, como alguém cuidar da sua filha por algumas horas para que você possa descansar.
Se você estiver tendo pensamentos de suicídio, procure imediatamente ajuda de emergência ou entre em contato com um serviço de atendimento a crises.
Ligue 188: Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio.
Procure Atendimento de Emergência: Se você sentir que está em perigo imediato, vá a um hospital ou ligue para os serviços de emergência.

Sigo disponível se quiser agendar uma sessão experimental.

Vitória Martins Suliano Psicólogo em São Paulo