Pensamentos suicidas, às vezes confusos, podem ser depressão ou uma fase?

Feita por >Maria · 17 mar 2022 Depressão

Quando as coisas não andam bem eu tenho pensamentos suicidas ou pensamentos negativos, no momento estou morando em outro pais tenho um relacionamento de pouco tempo, sempre brigamos porque não consigo confiar nele, ele não me passa segurança, e algumas vezes ele me diz coisas que me fazem sentir mal, não sinto que faço falta aos familiares e amigos.
Não sei como agir, não sei como melhorar isso, as vezes penso que estar sozinha seria a melhor coisa, sumir, não sei...
Não sei se isso é depressão, paranoia, tristeza...eu não gostaria de ser assim, parece que todas as escolhas que faço são erradas.

A melhor resposta 18 MAR 2022

Relatando isto que você nos disse, será avaliado sim o quadro depressivo pelo seu psicólogo. Em todo caso na anedonia é a questão do "tempo percebido" que você irá tratar. É como se o tempo estivesse comprimido para você, não havendo futuro ou passado significativos do ponto de vista mental.
Leve à sua terapia o significado de "segurança" para você, de qual "segurança" você sente falta quando diz sobre o seu relacionamento.
Desejo boa sorte e boa terapia!!

Psicólogo Jonas Alves Psicólogo em São Luís

20 respostas

20 MAR 2022

Maria, pelo seu relato parece q vc tem uma dependência afetiva do seu parceiro.
Vc pode buscar tratamento para isso.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 MAR 2022

Pensamentos suicidas são muito mais comuns do que a gente pensa. Tais pensamentos surgem quando a pessoa acredita que não há solução para seus problemas. Porém, é essa forma de pensar ou de acreditar disfuncionalmente que deve ser trabalhado. É muito difícil responder e dar um diagnóstico de depressão (ou qualquer outro transtorno), sem estar acompanhando tal caso. A psicoterapia trabalha como uma investigação, ou seja, às vezes já temos certo "problema",mas ao investigar o histórico, o contexto, o fisiológico, entre outras questões, outros aspectos podem surgir. Pensamentos suicidas podem apontar depressão, uma fase ruim, um transtorno de ansiedade, transtorno de personalidade, um trauma, um abuso, fatores genéticos e biológicos, crenças disfuncionais, desesperança, entre outros fatores. Por isso a resposta e diagnóstico não podem ser taxativos, há a necessidade de investigação para chegar no ponto crucial de tratamento. Busque essa ajuda!! Não sentir que faz falta aos amigos e familiares, preferir estar sozinha, querer sumir e ter pensamentos suicidas podem estar relacionadas a uma crença disfuncional que por muito tempo foi sendo alimentada com alguns episódios de sua vida. Por isso aconselho você a buscar esse autoconhecimento e tratar,.como falei antes, esse pontinho crucial que está te transtornando. Se cuide! Abraços!

Luriam de Souza Lopes Psicólogo em Gravataí

2 respostas

18 MAR 2022

Maria,
Podem não ser nem depressão, nem paranoia, mas podem se transformar nelas.
O que falta é voce se conhecer, saber como funciona, como a sua mente funciona e saber que voce não está aqui para dar respostas ou agradar a sua família, amigos ou namorado. Está aqui para se realizar, para ser feliz, mas antes precisa se conhecer e como se organizou para se relacionar com o meio, com as pessoas;
Também precisa resolver o sentimento de culpa e de baixa autoestima que a tua forma de ser gera por não dar respostas satisfatórias aos outros.
Vamos fazer Psicoterapia? É o melhor investimento.
Abraços

5817 respostas

18 MAR 2022

Olá Maria, espero que esteja tudo bem com você!

Não é normal ter pensamentos suicidas ou negativos que surgem aparentemente do nada, isso é um indicativo de que alguma coisa que está acontecendo necessita de mudança. Será que suas escolhas estão te trazendo conforto, segurança e estão em conformidade com tuas aspirações pessoais? Quais são seus planos e objetivos atualmente? Como você deseja vivenciar a plenitude de sua vida? De onde surgiu a ideia de que seus amigos e familiares não sentem falta de você? Um processo psicoterapêutico pode te auxiliar muito na compreensão de aspectos de sua vida que talvez, no momento, você não esteja conseguindo visualizar de maneira mais integrada com teu próprio ser, e que pode estar te causando sofrimento, e criando relacionamentos sociais e afetivos não satisfatórios. O indicado é que você busque um Psicólogo para te auxiliar a compreender o que está havendo com tua vida neste atual momento, e que está te levando a esses estados de confusão, e excesso de pensamentos negativos. A partir desse processo psicoterapêutico, e possível conhecer bem as origens de tudo o que você está passando, e viabilizar as ferramentas necessárias para superar esses estados que descreve, e encaminhar sua vida de maneira mais saudável e alinhada com teus propósitos pessoais.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

18 MAR 2022

Olá Maria! Grato por escrever. As coisas, muitas vezes, não andam bem para todos nós. Querer morrer porque as coisas não andam bem envolve dificuldade para lidar com frustrações. Morar em outro pais, muitas vezes, é uma forma de criar um hipotético contexto de mágia. Em outro país, outra cultura, outra língua, outros jeitos de encontros sociais.
Será muito importante você evitar ficar sozinha, enriquecer trocas sociais com pessoas de tua confiança, que sejam maduras, sensatas, ponderadas.
Será muito enriquecedor você passar por estudo científico com um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! A máscara protege! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8602 respostas

18 MAR 2022

Boa noite Maria
Fez uma grande mudança em tua vida, morar em outro país e ainda está em adaptação. A confiança denira um pouco a chegar, mas porque esra pessoa que tu permite estar ao teu lado não te dá confiança e permite que ele te diga coisas que te faz mal?
Pela distância que tu mesma permitiu pode parecer que teus familiares não sintam saudades , mas sentem assim como tu sente.
E se por um momento em tua vida estiver sozinha , te curta, planeje tudo que quer conquistar nessa nova vida, ama te.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre