Como lidar com pensamentos suicidas frequentemente?

Feita por >Camilli Barros · 20 mai 2017 Depressão

Estou triste a muito tempo, mais sempre levando no sorriso ninguém nota oque estou passando, choro todos os dias, me sinto sozinha, queria que meus pais procurassem saber como estou e se preciso de ajuda ... Não sei como pedir ajuda tenho uma amiga apenas que sabe mais ou menos o que estou passando, parei de falar com ela porque estou transtornada, penso que a única solução seja a morte. Minha professora pediu pra que todos fizessem uma redação sobre o que achamos sobre o " suicídio" acabei escrevendo sobre mim... Achei que essa fosse minha única forma a qual pedir ajuda sei que ela pode me ajudar, estou morrendo por dentro isso virou rotina.

A melhor resposta 21 MAI 2017

Camilli,
Atire a primeira pedra quem nunca pensou em morrer para escapar de uma sensação de dor ou de impotência extremas. Todos já pensamos em suicídio em algum momento na vida. É um pensamento humano. Se não desejamos nos matar, ao menos cogitamos morrer – morrer para escapar do sofrimento, para nos vingar, para chamar a atenção ou para ficar na história...
O suicídio vem da dificuldade de entrar em contato consigo mesmo. O autoconhecimento dá trabalho, exige empenho e tolerância à frustração. Procure um psicólogo para se compreender... ele poderá te orientar e auxiliar no autoconhecimento.
Fico à disposição se quiseres conversar,

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

23 MAI 2017

Bom dia, Camilli. Lendo seu relato, deparo-me com um quadro que tem se tornado muito comum nos dias atuais. Sobretudo, aos jovens e adolescentes, que se veem desorientados a viver situações de angústias e conflitos em sua relação com a vida, pessoas e mundo, não sabendo o que fazer. Geralmente, a tendência é o fechamento, isolamento e resguardar suas emoções, para que outras pessoas não tenham mesmo acesso. Diria, inicialmente, que esta estratégia não é considerada a mais indicada. Está no momento de abrir-se para a realidade que se anuncia, buscar pessoas confiáveis para relatar o que vem sentindo e sofrendo, ser encaminhada (o quanto antes) para um tratamento psicológico, inicialmente. Para pedir ajuda, será necessário reconhecer que você é um ser humano como todos e que passar por esse momento é extremamente natural, o que cabe a qualquer pessoa. Não somos fortes o tempo todo e é necessário reconhecer a urgência do auxílio. Agora, o principal é agir junto a pessoas de sua confiança, que certamente vão te ajudar a tratar-se com profissionais capacitados. Você pode estar vivendo um estágio depressivo em progressão (tristeza prolongada, choro diário, sensação de solidão, pensamentos e ideações suicidas são alguns sintomas) e requer enfrentamento para voltar à sua condição de equilíbrio psicológico e emocional. Não se acanhe ou envergonhe em pedir ajuda. As pessoas precisam saber disso para te ajudar. Pode ter certeza de que vão estar ao seu lado e torcer para o seu restabelecimento. Resistir a procurar auxílio só agravará a situação e você não merece isso.

Um abraço e espero que dê tudo certo.

Atenciosamente, Marcus Gabriel.

Marcus Vinícius Gabriel Psicólogo em São José do Rio Preto

12 respostas

22 MAI 2017

Camilli,
Tudo isso que está vivendo e sentindo deve estar dilacerando você, mas pense que tirar a própria não é a única solução para o alívio desta dor. Existem outras formas e pessoas que podem te ajudar! Busque um psicólogo que possa te escutar e te ajudar. As pessoas ao nosso redor, às vezes podem não perceber como realmente estamos nos sentindo. O mundo está no modo tão automático e individualista, que às vezes ficamos anestesiados para o que acontece ao nosso redor, mas isso não quer dizer que não se importem com a gente. Imagino que seja muito difícil para você abordar esse assunto com as suas pessoas (seus pais, amigos), mas se você não tem forças neste momento, procure um psicólogo para te ajudar, te escutar e assim você vai trabalhar todas as suas questões, e assim será capaz de recuperar suas forças para dar novos sentidos a sua vida, e recuperar o prazer, o ânimo de desfrutar mais ainda dos seus sonhos, objetivos, e ressignificar as suas vivências.
Um abraço, e estou à disposição!

Psicóloga Giselle Melo Psicólogo em Manaus

56 respostas

21 MAI 2017

Olá Camili!
Seu sofrimento é tão intenso que hoje a morte parece ser a única solução para acabar com ele, mas não é.
É fundamental que você procure ajuda de um psicólogo para que seja possível compreender a natureza deste sofrimento e se fortalecer emocionalmente, resgatando o prazer de viver.
Tente se abrir com seus pais ou um professor que sinta-se mais a vontade, tendo dificuldade para falar, tente escrever como fez com a redação, existem muitas formas de pedir ajuda.
Caso não consiga, compartilhe o desejo de ir a um psicólogo, e sentindo-se mais confiante com o decorrer do processo, sentirá mais facilidade em se expressar no meio social e familiar caso sinta necessidade.
Não deixe de procurar ajuda.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

21 MAI 2017

Olá Camille
Você deve estar sofrendo de depressão. Procure ajuda médica e psicológica.
Não tenha vergonha procure ajuda. Fale com a orientadora da sua escola, ou com algum familiar.
Caso não consiga nenhuma ajuda entre em contato direto comigo. Gostaria muito de ajuda la.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

21 MAI 2017

Boa noite Camilli. Sugiro que você procure ajuda de um psicólogo, pois, ficar triste por muito tempo é um sintoma que orecisa ser olhado. Se você não consegue conversar com ninguém vai criando maior distancia entre você sua família e sua amiga. Converse com esse profissional, ele poderá orientá-la sem julgá-la. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

21 MAI 2017

Camilli, boa noite!
Infelizmente, quando você finge que está tudo bem, as pessoas ao redor acabam não se perguntando se você precisa de ajuda. Se você tem dificuldade em se abrir com as pessoas ao seu redor, procure ajuda profissional. O psicólogo é um pessoa isento e imparcial com quem você não precisa ter medo de contar como realmente se sente. Eventualmente um acompanhamento com psiquiatra também pode te ajudar nos momentos de maior crise.
Não deixe de procurar ajuda, você pode sair desse turbilhão de sentimentos que têm te inundado. Boa sorte!

Bruna Paschoalini Psicólogo em São Paulo