O que estou a passar é apenas uma fase? O que posso fazer?

Feita por >chalioh · 11 ago 2020 Problemas psicológicos

Olá, não me sinto totalmente confortável a fazer isto mas realmente preciso de saber se é apenas uma fase porque, não está a ser nada agradável passar por isto. Há dois anos passei por uma temporada de 3 meses na qual eu estava deprimida todo dia, não queria levantar-me da cama, tinha e tenho insónia, já desde muito cedo sentia muita ansiedade/nervosismo mas nesse ano eu senti que isso piorou muito e o pior eu tinha pensamentos suicidas muito frequentes, nessa altura o ambiente da minha casa não estava a favorecer/ajudar a sentir-me melhor, até tentei pedir ajuda aos meus pais mas tenho muita dificuldade em falar esse tipo de coisa mas falei que tinha insónia e que não conseguia dormir bem para ver se isso dava em algum caminho mas não deu, apenas recebi um resposta típica, então não tentei mais nenhuma vez pedir ajuda já que talvez estaria a incomodar eles. As minhas notas desceram tragicamente, não sabia o que fazer estava perdida, só existia barulho dentro da minha cabeça isso esgotava-me muito, a única solução que brilhava na minha mente era tirar a minha própria vida e nessa altura estava quase totalmente convencida que isso seria a melhor forma mas, morria de medo que a minha tentativa desse errado e os meus pais descobrissem e bom.. a minha vida ficaria ainda mais para o preto, então guardei essa vontade toda. Hoje em dia fico aliviada por não ter tirado a minha vida, aprendi que tirar a minha própria vida não aliviaria a minha dor como desejava mas sim passava para outra pessoa e como é óbvio eu não quero isso. Mas nestes últimos tempos não sei o que está a acontecer comigo, sei que nessa temporada complicada eu considerei que foi uma fase imatura minha, prometi que seria mais forte, prometi que não iria chorar mais pois é um sinal de fraqueza e estaria a incomodar as outras pessoas ao meu redor, pelo menos foi isso que aprendi desde da minha infância, e não demonstrar nenhum sentimento. A partir daí tornei-me numa pessoa stressada, todos os dias sinto pelos menos um vez ao dia um episódio de ansiedade não sei porquê, tornei-me agressiva especialmente verbalmente, não suporto ninguém, sinto a minha cabeça cheia de barulho, pesada. Antigamente não era assim, eu era uma pessoa carismática, sempre com um sorriso na cara não importava se o tempo estava difícil eu continuava a sorrir, eu sentia-me bem! Até esse episódio de tristeza, eu não consigo superar muitas coisas do meu passado. Eu não sei o que fazer para me sentir melhor, eu não quero ser assim, sinto-me mal, e aqueles malditos pensamentos suicidas aparecem sempre na minha mente e não quero viver sempre assim, com esse aperto no peito esse peso nas costas.
Desculpe o textão, eu só quero melhorar, eu sinto-me mesmo mal, quero que isto seja mesmo uma fase e que passe rápido. Vários detalhes faltam aqui, foquem apenas no mais importante e também não quero expor a minha vida pessoal aqui.
Obrigada.

A melhor resposta 18 AGO 2020

Ola , você ja buscou uma terapia para entender de um ponto neutro todos os seus sentimentos?
Abraços!

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

13 AGO 2020

Prezada Chalioh, sabemos que a depressão é uma tristeza muito grande, que num primeiro momento, não sabemos justificá-la, perguntamos: porquê comigo?, só sabemos que dói e muito, chegando até em dor física. Ela gera angústia, ansiedade, nervosismos e raiva. Ficamos com vontade de ficar sozinhos, nos isolarmos de tudo e de todos, por vergonha, por medo, por não querer dar trabalho às outras pessoas. E nesses momentos de isolamento, quando você se depara com o seu sofrimento é que surge esses pensamentos destrutivos e pensamentos suicidas. Esses pensamentos nos surgem como solução, um alívio para nossa dor, mas esses pensamentos são enganosos e nos causa mais dor e sofrimento. Falar da depressão, da nossa dor, é difícil, mas é o caminho para superá-la, para encontrarmos recursos em nós mesmos, a princípio, para conviver com ela, depois para controlá – la e finalmente, descobrir sua causa, nomeando – a, definindo essa tristeza para, por fim, resolvê – la. Sugiro, que nos momentos em que a depressão estiver aguda, fora do controle, a vontade de se isolar crescer e começar a surgir pensamentos suicidas, procure alguém em quem você confia , alguém que sabe o que você está passando ou caso não tenha essa pessoa, alguém que seja especializado e possa te ajudar, pois neste momento, o simples fato de ter alguém perto para te ouvir, alguém para você desabafar, pode lhe trazer algum conforto e minimizar seu sofrimento. Sugiro também, que faça acompanhamento tanto psicológico quanto médico, principalmente, por causa da insônia e dos efeitos físicos causados pela depressão.Abraços afetuosos
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos

74 respostas

12 AGO 2020

Olá Chalioh!
Percebo pelo que você escreve, que há bastante tempo você vem lutando sozinha com seu sofrimento emocional, com esses pensamentos intrusivos que te dizem inclusive que as vezes a morte seria uma boa saída para acabar com a dor.

Um processo terapêutico poderia te ajudar a entender melhor todos esses sentimentos, e te oferecer suporte para lidar com eles, de maneira que não precise parecer forte o tempo todo. Você permitiu sua vulnerabilidade aparecer ao escrever aqui essas questões que tem te trazido sofrimento, e isso já é um importante passo, mostra que você se importa com sua vida, que você quer entender o que está acontecendo e quer aprender como sair desse sofrimento. Não é possível falar algo que poderia te trazer alívio instantaneamente, tudo faz parte de um processo de autoconhecimento, você parece estar no caminho certo. Quanto ao sentimento de não querer dar trabalho aos outros, ou preocupação aos pais, pode aparecer quando a pessoa sofre com depressão, e pelo que você escreve alguns outros sintomas da depressão também estão presentes. Se você puder, busque ajuda profissional, você pode e merece se sentir melhor, não precisa estar sozinha.
Um grande abraço, Sandra.

Sandra Campos Psicólogo em Salto

7 respostas

12 AGO 2020

Prezada Chaliot: ao contrário do que vc pensa, sua exposição das suas dificuldades e sofrimento psíquico, me levam a supor que vc vem enfrentando mais um episódio depressivo grave. A remissão dos sintomas mais expressivos do episódio anterior , talvez a levem pensar que se trata de episódios distintos. Você talvez tenha que ter uma conversa franca com seus pais, lhes colocar a par do seu estado emocional para pedir ajuda psicoterápica mas também de um psiquiatra. Qdo vc cala a dor que sente só aumenta o seu sofrimento. Peça ajuda! Um abraço afetuoso

Anônimo-379286 Psicólogo em Rio de Janeiro

4 respostas

12 AGO 2020

Olá Chailoh! Grato por participar. Desculpe-me o envio de resposta insuficiente, por falha de tecla. Refazendo: Parabéns pela sua luta. Você está solicitando oportunidade para falar, com acolhimento, sensibilidade, da forma mais plena possível. Precisamos conhecer melhor sua história, tua inteireza. Pode ser uma fase, mas precisamos cuidar para organizar outras formas de direcionar tuas ações e tua mente. Antes disso será importante revisitar tua constituição e contexto familiar. tua rotina, seus planos, sonhos, metas. Será importante, muito importante você poder falar de si, da forma mais plena possível.
Conte conosco. Certamente a condução científica de um psicólogo contribuirá muito para você se conhecer melhor, organizar providências e rotina de vida mais integral e harmônica.
Estaremos à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8681 respostas

12 AGO 2020

Olá Chalioh! Grato por participar. Parabéns pela tua luta. Você está lutando para superar essa dificuldade. Isso é muito importante. Pelo seu relato está faltando espaço e acolhimento para voc