Posso ter ficado com depressao ou apenas muito afetado com esses eventos

Feita por >Raika · 19 jul 2023 Depressão

O meu caso tem haver com a minha mae ,ela sempre foi tranquila na epoca da minha infancia,, separou do pai e arranjou um homem que eu conheci quando eu tinha 9 anos, depois de uns anos se separam e ela arrumou e depois de um tempo terminaram, depois disso ela virou uma mulher que se sentia como se tivesse 20, saia com varios e nunca se deu o trabalho de esconder de mim, as vezes parecia que ela queria que eu assistisse ela com o cara na maior paquera, ja vi ela varias vezes com homens na cama, certa vez ate subiu em cima de mim e eu logo sai daquela situacao, tirei ela de cima de mim, mais ou menos nessa epoca percebi que ela comecou a se interessar por homens bem mais jovens, com a idade proxima a minha, certa vez quando eu tinha 20 anos, foi no dia seguinte depois do ano novo, flagrei ela com tres garotos, estavam conversando e rindo, ela meio bebada tava praticamente se jogando em cima de um rapaz que tava ali, deitando a cabeca no colo dele e outro ainda falou "vai fazer o boquete" em tom de brincadeira, eu que tava assistindo tido pelo pequeno espaço da janela, sai e fui ate la, todos ficaram sem graça e foram embora, nem adiantou falar com ela, porque ela nao queria responder nada, um tempo depois quando a gente se mudou, logo na semana seguinte, ela colocou um cara 3 anos mais velho que eu, pra morar com a gente, eu simplesmente rive que aceitar e se conformar, depois de um ano, ele foi embora, agora tem um e meio que ela colocou um da mesma idade que eu, realmente pra mim eh angustiante, alias todas as vezes que ela colocava homem pra dentro de casa, ela gostava de me humilhar pra se aparecer na frente deles, talvez querer se impor ou mostrar dominancia, esses acontecimentos me abalou muito, admito que tenho um odio imenso a homem da minha idade, tenho repulsa, parece que quando olho pra ela, so me vem a cabeca ela no meio de varios garotoes, alias ela me dizia coisas que de presente queris ficar numa casa sozinha cheia de macho, e outra vez, o que eu achava se ela namoresse um amigo meu, eu realmente fico muito perturbado com esse assunto da minha mae com homens mais novos, apesar que falam que idade não importa é etc, mas quando o assunto é casal com grandes diferenças de idade, me incomoda muito.

A melhor resposta 20 JUL 2023

Oi Raika! Não há no seu relato nenhum indicativo de depressão. Porém é fato que vc vem passando por situações constrangedoras na relação com sua mãe. O processo terapêutico pode te ajudar a ressignificar esse vínculo. Ninguém muda ninguém, na realidade. Se o comportamento de sua mãe te atinge tanto a ponto de vc sentir ódio por homens da sua idade, me parece que se faz necessário se reposicionar, quer dizer, buscar um "lugar emocional" onde vc possa conviver de maneira menos doída com tudo isso. Muitas vezes a chave está na nossa transformação. A medida em que nos conhecemos melhor e nos apropriamos do nosso ser/estar no mundo, podemos entender melhor o outro e não nos deixarmos atravessar tanto por situações que estão fora do nosso alcance. Nosso sistema familiar funciona de determinada maneira porque ocupamos a posição que ocupamos dentro dele. No momento em que mudamos, saímos da posição costumeira, o sistema acaba por se reorganizar em torno dessa transformação. O que me parece um fato é que nesse momento, o seu lugar nesse vínculo está te fazendo sofrer e vc pode mudar isso. Procure um bom profissional e comece sua terapia!! Boa sorte! Abçs.

Claudia Marinho Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

20 JUL 2023

Raika
Com depressão ou não, voce precisa harmonizar, curar teu emocional.
Tem muitos conflitos para serem ajustados, traumas por ver sua mãe transando e querendo que voce entrasse no jogo.
Faça Psicoterapia para limpar isso, se harmnizar com o seu íntimo e compreender porque as coisas aconteceram desse modo contigo.
Qual a razão disso tudo.
Abraços

5817 respostas

20 JUL 2023

Olá Raika! Obrigado por escrever. O conteúdo que você relatou implica situação constrangedora, inadequada, que nos faz ficarmos solidários com você. Sempre formamos uma imagem mais séria de nossas mães. Esses eventos são inadequados. É esperado que uma filha, um filho, fiquem muito incomodados com atitudes dessa natureza, de um de seus pais. Você precisa de apoio de pessoas éticas, sensatas, confiáveis, maduras para vivenciar modelos e experiências conforme tua consciência revela em teu relato desconfortável da situação.
Será prudente, você contar também com a ajuda de um de nós, psicólogos.
O fato de tua mãe vivenciar esses hábitos que te incomodam, que não se espera de mães, é tua mãe, é um ser humano, que também tem qualidades, é importante para você.
Vamos, com a devida precaução, iniciar um trabalho científico com psicólogo para reorganização da interação com a mãe e consigo mesma?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.