Terminei meu namoro por causa dos problemas psicológicos dela que me afetavam

Feita por >Carol · 26 set 2019 Terapia de casal

Olá a todos/as. Acabei de terminar com minha namorada e meu principal motivo (que enraíza outros) foi ela ter diversos problemas psicológicos diagnosticados, tais como borderline, ansiedade e depressão. Namoramos quase um ano e meio, desde o início eu sabia dos tais problemas, mas nunca havia convivido com alguém que os tenha. Diante disso, pesquisei sobre eles para ser mais compreensiva quando ocorriam discussões e tentar ajudá-la em suas crises. Com o passar do tempo fui percebendo que ela usava bastante eles como “desculpa” para ser abusiva comigo, a velha chantagem emocional. Algumas vezes que tentei terminar, ela usava as suas doenças para argumentar os problemas que nosso relacionamento estava tendo. O marco que me alertou foi quando terminamos e ela começou a se bater e ficar descontrolada. Com quase um ano de namoro, eu a amava, como ainda hoje amo, porém percebi e algumas pessoas próximas me alertaram que eu estava completamente diferente. Disseram que eu havia perdido meu ânimo, estava afastada, não tinha mais aquele aspecto contente e bem humorado de antes, que parecia que havia envelhecido uns 20 anos nesse último ano (obs: tenho 21). Eu já não tinha mais vontade de sair, me divertir, vivia estressada e mal humorada, ansiosa e talvez estivesse/estou com começo de depressão. Em decorrência de que? Do meu convívio com ela. Eu absolvi muito dela. Nesse período de namoro, quase todos as vezes que nos falávamos era para ouvir os problemas dela. O assunto principal que tínhamos era falar dela e de seus problemas. Se eu tinha algo, ela quase sempre não se importava. Me sentia como um consolo psicológico que ela sempre que estivesse mal (era quase o tempo todo) recorria a mim. Nosso relacionamento parecia mais uma relação 24h entre paciente e psicólogo. E eu não sou psicóloga, não tive o devido profissionalismo de ouvir, ajudar e seguir para outro paciente. Eu a ouvia, tentava ajudar e absolvia o que tinha, na maioria das vezes ficava tão mal quanto ela dizia estar. Ela vive em um poço, não tenta sair e eu a dava minha mão todos os dias, ela não a segurava, mas me puxava para dentro com ela. Já sei que não é comigo, não sou eu que posso ajudá-la por mais que queira. Me sinto culpada, covarde e egoista por terminar um namoro por causa dos problemas psicológicos que ela tem. Eu tenho que me sentir mal caráter de não querer mais namorar alguém que tenha muitos problemas nos quais estão refletindo em mim, que antes dela me considerava saudável mentalmente? Não consigo dormir sabendo que deixei ela invés de tentar ajudar mais, só que ao mesmo tempo eu seria covarde com minha saúde mental em continuar assim.

Obs: ela sabe dos problemas que tem, sabe que precisa se tratar e já está. Ao longo do tempo que fiquei com ela, não vou negar que nossa relação e ela cresceram bastante, não tanto quanto gostaria, mas em contrapartida, não tive crescimento algum, pelo contrário...

Desde já gostaria de agradecer pelos que lerem e puderem me ajudar. Abraços.

A melhor resposta 27 SET 2019

Oi Carol, satisfação estar conversando contigo. Uma pergunta: Qual a tua necessidade de ter perto uma pessoa como ela? Quais as motivações internas tuas? Já pensou em você também procurar um Psicoterapeuta para tratar esta motivação tua? Algumas coisas você se deu conta. Sim... somos energias. Voces duas são dois corpos, duas almas, e cada uma transmite para a outra aquilo que tem dentro. Bem como você constatou... ela transmite a você o que ela tem e você a ela o que você tem... Você tira da garrafa o que ela tem dentro. Se tem vinho, tira vinho. Se tem leite, tira leite, Se tem água tira água. Uma coisa importante: Não é você que vai ser a causa da felicidade ou infelicidade dela. Cada uma, cada um é responsável pela sua felicidade. Cada um encontra as respostas para si. Se vocês duas ficarem focadas nisso, de amar antes a si mesmas, o encontro de vocês duas é de felicidade, harmonia e alegria. Se uma parte com carência ao encontro da outra, as duas saem perdendo, diminuídas, frustradas e vazias internamente. Ela tem que buscar as respostas das suas carências com a terapeuta dela. E você também busca as respostas das suas carências, angústias, motivações com outra (o) terapeuta. Vocês tem que reencontrar o tesão pela vida, tem que estarem cheias de alegria, vibrando de felicidade pela vida de vocês, pelo modo como as duas vivem a vida. Ela não é a causa da baixa energia sua. Você mesma é a responsável pelo seu relapso em se deixar envolver pelos problemas dela. Tenho certeza que vocês podem ter uma ótima vida em conjunto, SE ambas encontrarem as respostas às questões internas.

5817 respostas

29 SET 2019

Olá Carol lendo o teu relato e os seus questionamentos te digo que as vezes precisamos nos afastar para depois nos aproximarmos. Com isso quero dizer que é importante para vocês duas iniciarem com a psicoterapia para que ambas se conheçam de fato, saibam seus limites e a partir da mudança e da melhora mútua quem sabe até voltarem a se relacionar. Estar com alguém que possui algum Transtorno muitas vezes se não nós cuidarmos por vezes nos adoecem. Não sinta-se culpada por algo que no momento você não conseguiu suportar no relacionamento. Busque ajuda profissional para refletir melhor, afastar as possíveis distorções da realidade e a partir daí ter um relacionamento mais saudável com você mesma e com ela, quem sabe.

Pensare Psicologia Psicólogo em Criciúma

10 respostas

27 SET 2019

Boa noite.

Primeiramente agradeço o contato.
Sobre as questões que mencionou imagino sua angústia com esses relato.
Sobre um ponto que mencionou:
Me sinto culpada, covarde e egoista por terminar um namoro por causa dos problemas psicológicos que ela tem. Eu tenho que me sentir mal caráter de não querer mais namorar alguém que tenha muitos problemas nos quais estão refletindo em mim, que antes dela me considerava saudável mentalmente?

Acredito que de forma alguma baseado nessa fala deva pensar em ser mal caráter. E como disse para que vá ajudar alguém sua saúde mental deva estar em primeiro lugar. Somente assim conseguirá ajudar alguém

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo